Festival Pop Rua ocupa Sesc Bom Retiro e Museu da Língua Portuguesa de 28 a 30 de agosto

21/08/2025

Compartilhe:

O acesso à cultura é um dos direitos fundamentais para a garantia da dignidade humana. É nele que se estabelece a possibilidade de expressão e de conexão coletiva. 

Com o objetivo de estreitar essas conexões e estabelecer o diálogo e a convivência, Museu da Língua Portuguesa e Sesc São Paulo realizam a segunda edição do Festival Pop Rua – População em Situação de Rua e o Direito à Cultura, que acontece de 28 a 30 de agosto. 

Construído em cocriação com movimentos sociais, instituições culturais, coletivos, artistas e agentes que atuam na região central de São Paulo, o Festival terá uma programação diversificada de apresentações artísticas, cortejos, cinema, oficinas, vivências e rodas de conversa e assim como foi na primeira edição ( 2023), a maior parte dos artistas e pessoas que se apresentam têm atuação no território e estão ou estiveram em situação de rua.

“O acesso democratizado aos espaços coletivos integra uma das experiências de cidadania das mais estruturantes, por envolver relações territoriais, simbólicas e afetivas, ressaltando duas dimensões dos direitos humanos: o pertencimento às cidades e a partilha da cultura. Nas simetrias e assimetrias da cidade, desnaturalizar as origens das desigualdades, para atuar sobre elas de forma crítica e propositiva, precisa ser um princípio mobilizador. Nesse contexto, o Sesc afirma o valor da convivência comunitária, a dignidade do trabalho coletivo e criativo, e o respeito à vida como potências do humano”, afirma Luiz Galina, Diretor do Sesc São Paulo. 

Imagem do Festival Pop Rua 2023 – Foto: Ciete Silverio

O Festival Pop Rua acontece em parceria criativa com Festival C’est pas du luxe, que realiza evento similar na cidade francesa de Avignon, e integra programação da Temporada França-Brasil 2025. 

Esta edição tem apoio da Prefeitura de São Paulo e a participação de diversas instituições culturais, como EMESP Tom Jobim, Pinacoteca de São Paulo, Memorial da Resistência, Museu do Futebol, Biblioteca Mário de Andrade, Instituto Moreira Salles, Arquivo Histórico Municipal e Instituto Çarê, Cine Fluxo e o Motor Humano, entre outras.

“O Festival Pop Rua é uma ação construída coletivamente, a partir dos vínculos criados pelo Museu da Língua Portuguesa e pelo Sesc Bom Retiro no território central da cidade. É um movimento que transcende os muros institucionais, buscando democratizar o acesso à cultura e ressaltar a dignidade da população em situação de rua e, principalmente, um convite para a convivência e à reflexão”, explica Renata Motta, diretora executiva do Museu da Língua Portuguesa.

Ação do Festival Pop Rua 2023 – Foto Laura Rosenthal

A programação tem início no dia 28 de agosto no Sesc Bom Retiro com o encontro formativo Tecendo Redes: Rua, Cultura e Cidadania, voltado a profissionais de cultura e agentes sociais no Sesc Bom Retiro (com participação mediante inscrição prévia NESTE LINK). 

Nos dias 29 e 30 as atividades ocorrem em vários espaços do Museu da Língua Portuguesa e no Jardim Parque da Luz, que serão transformados em espaços de convivência, escuta e partilha entre instituições culturais e coletivos artísticos que desenvolvem ações com a população em situação de rua. Haverá rodas de conversa, sarau com microfone aberto e intervenções artísticas. 

A programação completa está disponível no site

sescsp.org.br/festivalpoprua

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.