
Foto: Vanessa Rodrigues
Como você chegou ao tema da migração e o que te sensibiliza nele?
A migração nasce da busca por sobrevivência e melhoria econômica. O tema me atravessa de perto: meus irmãos migraram para a União Soviética nos anos 1980 e jamais voltaram – um ficou na Finlândia, o outro faleceu há um ano. Na peça, conto a história de dois rapazes de origem popular, conhecidos de um amigo cantor de ópera que morava na Alemanha nos anos 1990. Essa narrativa me toca porque poderia ter sido eu. Embora eu nunca tenha precisado partir ou querido deixar meu país, sempre me emocionei profundamente com as vivências daqueles que foram forçados a construir suas vidas no exterior.
Este tema, o da migração, é recorrente na América Latina. O que sua obra traz de particular?
Não, foi um acidente. Não tinha nenhum interesse em atrair público para o tema. A ópera, para mim, é outro gênero que adoro, mas não tenho nenhuma preocupação pedagógica de fazer com que as pessoas amem a ópera.

De que maneira o título da obra, Frágil, encontra seu fundamento na própria obra?
Todas as caixas de papelão dizem “frágil”. Então sentimos que esses eram dois rapazes viajando como se estivessem dentro de uma caixa, e são pessoas muito frágeis. Por isso, fizemos a analogia com a palavra.
Manuel Orjuela é dramaturgo e diretor. Com a companhia Colectivo Señor M., montou o espetáculo Frágil.
Morando no lugar mais remoto da Alemanha, o cantor de ópera colombiano Ángel recebe a visita de dois amigos de infância, que chegam ao local com a absurda ideia de atravessar a fronteira dos Estados Unidos pela Europa. Inspirado no conto “Los emigrantes”, de Ángel Higuita Bustamante, o texto parte da experiência do próprio autor como imigrante, para expor diferentes formas de lidar com o desenraizamento, a precariedade emocional e as expectativas associadas à migração e ao sucesso. Um dos elementos centrais da peça é o diálogo entre o teatro e a música lírica: o protagonista combina atuação e música em cena, aproximando a ópera do público, sem a tradicional solenidade a que o gênero remete.
O espetáculo Frágil foi apresentado no dia 13/09 às 19h na TESCOM Escola de Teatro, em Santos.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.