Grupo Clariô celebra 20 anos com Casa do Norte no Teatro Anchieta

16/09/2026

Compartilhe:

Novo espetáculo do Grupo Clariô de Teatro, Casa do Norte, fica em cartaz no Sesc Consolação de 25 de setembro a 1º de novembro

Uma mercearia durante o dia. À noite, um botequim cultural conhecido como Fecha Nunca. Entre produtos, encontros e conversas, a Casa do Norte também abriga a caixa de correio comunitária utilizada por moradores da região que não possuem endereço regular. Até que, certo dia, a caixa desaparece (e, com ela, correspondências importantes).

É a partir desse mistério que se desenrola Casa do Norte, novo espetáculo do Grupo Clariô de Teatro, com dramaturgia de Jhonny Salaberg, direção de Naruna Costa e direção musical de Naloana Lima. A montagem chega ao Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, de 25 de setembro a 1º de novembro, como parte da Extensão MIRADA, após apresentações no MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, em Santos.

Com todos sob suspeita, um inusitado inquérito começa a revelar os segredos guardados naquele espaço. Aos poucos, as histórias de quem frequenta a Casa do Norte vêm à tona e mostram que, para aquelas pessoas, o lugar é muito mais do que um comércio. É ali que se encontram, compartilham lembranças e mantêm vivos os vínculos com suas origens.

Entre saudades de casa e o direito de permanecer

As tradicionais Casas do Norte são o ponto de partida do espetáculo. Criados principalmente por migrantes nordestinos, esses estabelecimentos ajudam a manter vivos os vínculos com os lugares de origem por meio da comida, dos costumes e das relações construídas em torno deles.

O tema acompanha o Grupo Clariô desde 2007, quando a companhia iniciou essa investigação durante a criação de Hospital da Gente. Em Casa do Norte, a pesquisa ganha novos caminhos e se aproxima da própria trajetória do grupo, ao tratar também da luta de espaços culturais independentes para permanecerem em seus territórios.

Tudo isso chega à cena em forma de comédia, misturando melodrama e referências ao universo brega e aos folhetins brasileiros.

FICHA TÉCNICA 

Texto: Jhonny Salaberg 
Direção: Naruna Costa  
Elenco: Alexandre Souza (o Juão), Cleydson Catarina, Martinha Soares, Naloana Lima, Naruna Costa, Rager Luan e Washington Gabriel  
Direção musical: Naloana Lima  
Músicas Originais: Grupo Clariô de Teatro 
Cenógrafo: Rager Luan 
Figurino: Martinha Soares
Criação e operação de luz: Zerlô  
Direção de movimento: Castilho  
Preparação vocal: Rani Guerra  
Assistência de direção: Ailton Barros  
Arenga cênica: Cleydson Catarina  
Sonoplastia e Trilha Sonora: Eddu Ferreira  
Visagismo: Martinha Soares e Thayame Costa 
Técnico de som: Tomé de Souza 
Cenotécnicos: Rager Luan, Davi Damasceno, Fábio Luís, Silmar, Nayú Araú e José Achilles 
Costureiros: Thayame Costa e Felipe Árabe 
Assistente de Figurino: Thayame Costa 
Assistência técnica de iluminação: Diego França 
Técnico de palco: Davi Damasceno 
Montadores : Rager Luan, Davi Damasceno e Alexandre Souza (o Juão) 
Coordenadora de Comunicação: Ju Dias – Bora Lá Produção 
Identidade Visual: Lais Oliveira 
Mídias Sociais: FEFÉL PRÓD 
Fotos: Laio Rocha 
Produção Geral: Washington Gabriel e Ju Dias – Bora Lá Produção 
Realização: Grupo Clariô de Teatro 
Classificação indicativa: 16 anos 
Duração: 130 min 

Casa do Norte
25/9 a 1/11. Quintas a Sábados, 20h. Domingos, 18h.
Não haverá sessões nos dias 1, 4 e 25/10.
Dias 9 e 23/10, sessões às 15h e às 20h.
Sessão com acessibilidade em Libras: 23/10.
Teatro Anchieta
A partir de 14 anos

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.