Histórias em movimento

19/10/2023

Compartilhe:

Organizado por Laura Loguercio Cánepa e Sérgio Alpendre, o livro Inácio Araujo: olhos livres para ver reúne escritos do crítico e de pessoas que o cineasta conheceu entre estúdios, redações e diversos ambientes ligados ao cinema brasileiro

Escritor de ficção, montador de filmes, roteirista, diretor e professor de um dos mais antigos cursos livres de cinema no Brasil, Inácio Araujo une em sua vasta vida cinematográfica um número expressivo de textos entre roteiros, críticas diárias em jornais, postagens em blogs, livros e capítulos de livros, produzidos ao longo de cinco décadas. Na obra Inácio Araujo: olhos livres para ver, os organizadores apresentam artigos escritos por pesquisadores, professores, cineastas e jornalistas que refletem sobre o percurso de Inácio no cinema, na literatura e no jornalismo cultural. Além disso, exibem uma seleção de críticas publicadas na Folha de S. Paulo e em outros veículos, algumas inéditas e também textos literários do Inácio-escritor. De acordo com o texto da quarta capa, escrito pelo professor Rubens Machado Jr., Inácio Araujo, com sua análise elegante, sintética e “sem preconceitos, com olhos livres para ver”, é estudado minuciosamente nos oito capítulos que compõem o volume.

A primeira parte da obra adentra na biografia do cineasta, perfilando o homenageado através de artigos e de uma entrevista detalhada que ele concedeu aos organizadores da publicação. O segundo capítulo relembra a atuação de Araujo no cinema paulista, trabalhando ao lado de nomes como Ozualdo Candeias, um dos pioneiros do cinema marginal nacional, e traz uma compilação de reflexões dele sobre o cinema brasileiro. Já a terceira parte examina a contribuição crítica do roteirista e sua experiência no jornalismo de grandes redações. O quarto capítulo aborda a contribuição de Inácio para uma nova geração de críticos, que surgiram com o advento da internet.

Já o assunto do quinto capítulo é a coluna “Filmes na TV”, que foi publicada por muitos anos na Folha de S. Paulo, enquanto os dois capítulos seguintes analisam a trajetória de Inácio como professor e mentor. Já o último traz à tona sua faceta menos conhecida, de escritor talentoso, apresentando alguns de seus contos e poemas. A obra Inácio Araujo: olhos livres para ver, entrega um robusto panorama da carreira do cineasta e crítico e serve como valiosa ferramenta para estudantes de jornalismo e cinema.

:: Trecho do livro

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.