Mostra de Teatro Negro celebra o legado de Abdias Nascimento em sua terra natal

08/11/2025

Compartilhe:

Realizada entre os dias 15 e 23 de novembro no Sesc Franca, ação evidencia a influência do criador do TEN – Teatro Experimental do Negro em série de espetáculos, oficinas, bate-papos e performances. 

De 15 a 23 de novembro, o Sesc Franca realiza a Mostra de Teatro Negro e reúne produções de artistas negros no território que carrega o simbolismo de ser a terra natal de Abdias Nascimento, criador do TEN – Teatro Experimental do Negro. A Mostra nasce do desejo de fortalecer a produção artística e cultural negra em um contexto de resistências históricas e de contínua afirmação de identidade. Inspirada na trajetória de Abdias Nascimento e no legado do Teatro Experimental do Negro (TEN, 1944–1968), o projeto propõe um espaço de criação, formação e reflexão sobre o teatro enquanto prática política, pedagógica e estética. 

“Ao reunir grupos de longa trajetória e novas vozes da cena, bem como ao propor laboratórios, performances e espaços de reflexão, a Mostra estabelece um território de resistência e invenção que tensiona narrativas hegemônicas e afirma uma memória coletiva fundada em corpos, vozes e experiências negras”, afirma Danusa de Oliveira Jeremin, curadora da mostra. E complementa: “O projeto não apenas homenageia o passado, mas também projeta futuros possíveis, ampliando os horizontes de criação e de presença do teatro negro no Brasil”. 

A programação reúne grupos como Os CresposColetivo Negro, Cia. O Bando e Cia. do Sal, que apresentam espetáculos e realizam ações formativas junto ao público. Os laboratórios — inspirados nos Laboratórios de Experimentação Cultural e Artística do TEN — serão divididos em cinco eixos: atuação; direção e criação; produção; dramaturgia; e corpo. As atividades serão conduzidas por Lucélia Sérgio, Jé Oliveira, Flávio Rodrigues, Guilherme Diniz, Adnã Ionara, Rafael Ferro e Aline Mohamad, artistas-educadores com experiências práticas e teóricas nas artes da cena e do corpo. 

A mostra também convida outros artistas de destaque na cena contemporânea, como Clayton NascimentoAna Flávia CavalcantiGabriel Cândido e Luiz Antônio Cândido, além de pesquisadores e críticos que participam de mesas e conversas após os espetáculos. Guilherme Diniz, pesquisador e crítico teatral, fará o lançamento de seu livro Teatro Experimental do Negro: histórias, críticas e outros em um bate-papo com o público e também será mediador dos encontros e da mesa de encerramento. Washington de Paula, integrante do Grupo Quadro Negro (Ribeirão Preto), participará como crítico convidado e conduzirá o lançamento do livro de Diniz. Já Ana Flávia Cavalcanti, atriz, diretora e dramaturga, apresentará o espetáculo Conforto, fará uma performance e atuará como crítica convidada da semana. 

Esses encontros se estendem até o último dia da Mostra, quando os convidados realizam um balanço em formato de bate-papo, encerrando a programação de forma coletiva e reflexiva. A Mostra de Teatro Negro no Sesc Franca reafirma a continuidade e a reinvenção de um legado iniciado com Abdias Nascimento, ampliando o horizonte de criação e presença do teatro negro no Brasil, materializando o sonho de Abdias, que resiste, apesar dos inúmeros fatores contrários à sua existência.  

Confira toda a programação aqui.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.