Mundos de brincar – outubro repleto de aventuras para as crianças no Sesc 14 Bis 

03/10/2025

Compartilhe:

O Dia das Crianças se transforma em um verdadeiro festival de imaginação, arte e movimento no Sesc 14 Bis ao longo de outubro. O projeto Mundos de brincar – pés na terra, cabeça na lua promete de experiências intergalácticas a oficinas com barro, do teatro à música corporal. A programação convida bebês, crianças e adultos a viverem dias de invenção e encantamento. 

Entre os destaques está “Viagem ao Brincaverso” (de 4 a 26/10), uma vivência intergaláctica que transforma o Espaço de Brincar em um cenário de exploração cósmica, com foguetes onde as crianças podem entrar e explorar o espaço, com alienígenas de feltro, buracos de minhoca e até uma piscina onde as bolinhas têm formato de planetas. Tudo pensado para que os pequenos astronautas — e seus cuidadores — possam soltar a imaginação e brincar sem fronteiras. 

O contato com a natureza também ganha um lugar especial em “Brinquedo Terra | Mãozinhas no barro” (11 e 12/10), onde a Pracinha na frente da unidade vira um grande ateliê vivo, forrado com um tapete de taboas, e repleto de folhas de bananeira, areia e terra para que as crianças experimentem texturas, criem formas e redescubram como é gostoso brincar com elementos naturais. 

A companhia 2 Mililitros traz o espetáculo “Pororoca” (18 e 19/10), uma fábula amazônica que explora um universo subaquático de Aruá, um molusco, suas conchas e transformações. A oficina complementar ao espetáculo “Eu e a Concha” (18 e 19/10), parte da história contada e convida as crianças a vivenciarem uma mistura de criação artística e poesia em uma experiência coletiva. Já nos dias 25 e 26/10, a viagem continua com os “Pequenos Exploradores do Universo”, oficina que combina luz, sombra e trilha musical, e com o espetáculo “Os Céus e Suas Histórias”, inspirado na trajetória da astrônoma Annie Maunder, que transporta bebês e crianças para uma viagem interespacial. 

Durante todo o mês, o Espaço de Convivência abriga os Brinquedos Naturalizados (até dezembro), instalação lúdica feita de bambu e madeira que desafia crianças a girar, pular e equilibrar-se em percursos criados por elas mesmas. Aos sábados e domingos (de 4 a 26/10, aos sábados e domingos), a experiência se amplia com a mediação de Francisco Avelaneda e Francine Falcão, que assumem o papel de “Professores de Espantos”, incentivando descobertas e experimentações. 

Outro destaque é a Estação EB14BIS – Oficinas Espaciais para Crianças (de 8 a 31/10), que convida os pequenos a criarem objetos sensoriais, gelecas extraterrestres e brinquedos-foguetes. A proposta mistura ciência, arte e ludicidade, aproximando crianças e adultos do encanto pela descoberta do espaço em um ambiente de criação coletiva. 

As reflexões sobre sustentabilidade aparecem na série “Sons da Terra” (de 9 a 12/10), oficinas com Thiago Luiz que exploram a diversidade das sementes, suas histórias e anatomias, sempre a partir de experiências práticas e observações com lupa e microscópio. 

E para celebrar em grande estilo o Dia das Crianças, o palco recebe o grupo Barbatuques com o espetáculo “Tum Pá” (11 e 12/10), totalmente dedicado ao público infantil. Referência internacional em percussão corporal, o coletivo propõe um mergulho divertido nos sons que o corpo pode produzir, unindo jogos rítmicos, canções autorais e elementos da cultura popular. 

Ainda, nos dias 25 e 30/10, os educadores populares Iara Rodrigues e Daniel de Souza conduzem a atividade Estratégias para garantir o contato das crianças com elementos vivos na cidade, para adultos cuidadores de crianças e pessoas interessadas e suas crianças, propõe uma reflexão sobre a profundidade das conexões que se estabelecem quando podemos brincar com elementos vivos e estratégias para o livre brincar na cidade.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.