Conhecido como um dos maiores letristas da música popular brasileira, José Carlos Capinan marcou o imaginário do público por meio de vozes como Gilberto Gil, Edu Lobo e Caetano Veloso. Nascido no interior da Bahia, o poeta ajudou a formar o movimento Tropicalista, trabalhando em parcerias com importantes nomes da MPB. Para celebrar a produção artística de Capinan, o Sesc 24 de Maio realizou em 2024 um tributo ao poeta, tendo o cantor Renato Braz à frente. O show chega agora como o álbum digital Sessões Selo Sesc #14: Cancioneiro Geral – Tributo a Capinan, nas principais plataformas de música.
Composto por 14 faixas, o tributo abre com Ponteio, canção eternizada por Edu Lobo e que foi, tanto a ele, quanto a Capinan, um marco em suas carreiras após a canção vencer o Festival da Record de 1967. Capinan faz participação especial na faixa Mais que a lei da gravidade, lançada em 1983 na voz de Paulinho da Viola. Jards Macalé, parceiro longevo de Capinan, participa do show com as canções Gotham City, Meu amor me agarra e geme e treme e chora e mata, Movimento dos barcos e Farinha do desprezo.
Para fãs de Caetano e Bethânia, Clarice e Ya Ya Massemba figuram na homenagem. João Bosco é lembrado em Papel Machê, assim como Geraldo Azevedo em Moça Bonita. Soy loco por ti América, canção emblemática cantada por Gilberto Gil, Viola fora de moda e Cirandeiro completam o tributo. Um dos pontos em comum das letras escritas por Capinan é o caráter humanista e social. Além disso, o trabalho do poeta configura-se como algo coletivo, tendo as parcerias como grande fonte de inspiração, criação e de sentido para seu trabalho.
“Minhas canções têm uma estética que colabora com parceiros, não é uma estética exatamente solitária. É uma estética de parceria, da vivência de temas contemporâneos, como nestes tempos quase modernos. Eu reflito meu tempo e minha construção de amizades, procuro contribuir com outros pensadores, sonhadores, idealistas e todos os que pensam que, com o seu trabalho, com a sua arte, podem melhorar o mundo atual. É um trabalho no sentido da paz, da distribuição da riqueza do mundo e da solidariedade com todos aqueles que lutam por uma justa compensação dos esforços para existir. Isso é o que pode ser encontrado no meu repertório”, complementa o artista.
O projeto Sessões Selo Sesc traz uma série de álbuns digitais que tem o intuito de disponibilizar registros sonoros de shows nas unidades do Sesc São Paulo. Com um cuidado especial na captação, mixagem e masterização, os álbuns reaproximam o público da experiência vivida e podem ser acessados a qualquer momento na playlist do youtube do Selo Sesc. No catálogo shows de Carne Doce, Metá Metá, João Donato + Projeto Coisa Fina, Rashid, Bixiga 70, Rakta + Deafkids, Siba e a Fuloresta, Orquestra Mundana Refugi, Toada Improvisada, Orquestra Sinfônica de Santo André + Hamilton de Holanda, And You Will Know Us By The Trail of Dead, Devotos e Paul Nilssen Love.
FICHA TÉCNICA
Alexandre Rodrigues de Lima – Flauta
Beatriz Id – coro / voz
Bré Rosário – percussão
Capinan – coro / voz
Carla Ponsi – coro / voz
Jards Macalé – coro / voz e violão
Karine Telles – coro / voz
Renato Braz – coro / voz e violão
Sizão Machado – baixo
Produção: Guto Ruocco (Circus Produções)
Supervisão artística: Claudio Leal
Gravado no Sesc 24 de Maio em 26/5/2024
Ouça o álbum Sessões Selo Sesc #14: Cancioneiro Geral – Tributo a Capinan nas plataformas de áudio.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.