7 motivos para curtir a Orquestra Sinfônica Heliópolis no Sesc Itaquera

02/04/2025

Compartilhe:

Já pensou em assistir a um concerto gratuito e ao ar livre? No próximo sábado, 5 de abril, às 15h, a Orquestra Sinfônica Heliópolis se apresenta no palco da Orquestra Mágica, no Sesc Itaquera. 

A apresentação é uma oportunidade de apreciar um repertório clássico cercado por 350 mil m² de área verde, em um espaço que valoriza a cultura e o lazer na Zona Leste de São Paulo. Confira sete motivos para não perder este concerto:

1 – Uma orquestra com uma história única

A Orquestra Sinfônica Heliópolis é a primeira do mundo formada em uma favela. Criada na comunidade de Heliópolis, em São Paulo, ela é um exemplo de como a música pode transformar vidas e abrir caminhos.

2 – Formação musical e impacto social

Mais do que uma orquestra, essa iniciativa do Instituto Baccarelli oferece formação musical de alto nível para jovens em situação de vulnerabilidade social, criando novas oportunidades e fortalecendo talentos.

3 – Um repertório clássico e vibrante

A apresentação traz obras marcantes de compositores como Glinka, Grieg, Brahms, Tchaikovsky, Strauss II, Sibelius, Bizet e Ravel. Um programa que passeia por diferentes estilos e épocas da música clássica. Confira ele na íntegra:

Mikhail Glinka (1804 – 1857)
Ruslan e Ludmila: Abertura (5′)

Edvard Grieg (1843-1907)
Peer Gynt: Suite nº.1, op.46
– Manhã (4’)

Johannes Brahms (1833-1897)
Dança Húngara nº 5 em sol menor (3’)
(Arranjo: A. Parlow)

Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893)
O Quebra-Nozes: Suíte nº 1, op. 71A
– Valsa das Flores (7’)

Johann Strauss II (1825-1899)
O Danúbio Azul, op.314 (9’)

Jean Sibelius (1865 – 1957)
Finlândia, op. 26 (8’)

Georges Bizet (1838-1875)
Carmen Suíte nº 1 (12’)
– Prélude & Aragonaise (2’)
– Intermezzo (4’)
– Seguedille (2’)
– Les Dragons d’Alcala (2’)
– Les Toréadors (2’)

Maurice Ravel (1875 – 1937)
Bolero (13’)

4 – Regência de Paulo Galvão

O concerto será conduzido pelo maestro Paulo Galvão, que já se apresentou em palcos nacionais e internacionais. Sua experiência garante uma interpretação envolvente e de alta qualidade.

5 – Entrada gratuita

O evento reforça a proposta do Sesc de democratizar o acesso à cultura e levar a música clássica a novos públicos. Desse forma, como todas as atividades culturais do Sesc Itaquera, a apresentação é gratuita. É só chegar para participar!

6 – Música ao ar livre, cercada por natureza

7 – Fácil acesso e estacionamento

O Sesc Itaquera funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h, e oferece diversas opções de transporte público para chegar até lá. Confira:

  • Da estação Corinthians-Itaquera: embarque no micro-ônibus 3796-10 – Gleba do Pêssego (aprox. 30 min).
  • Do Terminal São Mateus: pegue a linha 253F-10 – Term. A. E. Carvalho (via Av. Imperador/Pq. Guarani/Sesc Itaquera).
  • Acesso pela Av. Aricanduva, 8240: diversas linhas de ônibus atendem a região.

Para quem vai de carro ou moto, há estacionamento disponível, com vagas limitadas e prioritárias para pessoas com deficiência, gestantes e idosos. Saiba mais sobre o estacionamento aqui!


Sesc Itaquera – Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Horário de funcionamento: quarta a domingos e feriados, das 9h às 17h – Acompanhe também no Instagram

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.