Espetáculo Itan e Tal. Grupo Baquetá ( Curitiba – PR) Foto: Miriane Figueira
O Palco Giratório é um dos maiores projetos de circulação das artes cênicas do país, promovido pelo Sesc. Nesta 27ª edição, que acontece de 5 a 29 de junho, 16 espetáculos de 15 estados do Brasil se apresentam em unidades do Sesc SP, reunindo diversas linguagens, territórios e temas em diálogo com o Brasil contemporâneo.
A grandiosidade do projeto se mostra pela diversidade regional dos artistas, das linguagens e pelo número de espetáculos que chegam ao público. Os 16 grupos apresentam humor, poesia, música, teatro, dança, performance e teatro infantil, além do universo do circo. Os espetáculos passam por temas que vão da influência dos povos ancestrais, espiritualidade, relações familiares à inclusão social.
O circo é o grande homenageado da edição 2025 por meio da Escola Pernambucana de Circo, projeto social que tem grande impacto na periferia do Recife, e de Fátima Pontes, líder da companhia há 27 anos. Fátima é referência na arte circense do país, além de atriz, pesquisadora e dramaturga. O espetáculo do grupo (Trupe Circus) desembarca em São Paulo no dia 5 de junho no Teatro do Sesc Santana. “Circo Science” é uma grande homenagem a Chico Science, ícone pernambucano da cultura pop dos anos 1990 e 2000, e ao Movimento Manguebeat, que mudaram o cenário da música brasileira.
Espetáculo Circo Science – Trupe Circus (Recife/PE). Foto: Maker Mídia
“O Palco Giratório permite essa difusão e o intercâmbio entre artistas e o público nas mais diferentes expressões criativas. A curadoria é formada por profissionais do Sesc de todo o país que acompanham o cenário teatral em suas regiões. Isso possibilita essa diversidade de apresentações e temáticas, que retratam a riqueza da produção cênica brasileira. Outro ponto relevante é o poder que esse modelo de itinerância tem de impulsionar a economia criativa, ao levar artistas para um número tão grande de cidades, movimentando a cadeia da cultura e de outros setores, como logística, comércio e hotelaria”, destaca Janaina Cunha, Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.
27 ANOS GIRANDO BRASIL ADENTRO
Lançado em 1998, o Palco Giratório é reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, que intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros. Neste período, já contou com a participação de 412 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferecendo cerca de 10.000 apresentações a um público estimado em mais de 5 milhões de espectadores.
Acesse toda a programação em sescsp.org.br/palcogiratorio
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.