Coletânea reúne artigos de pesquisadores e artistas do Brasil, França, Bélgica e Canadá sobre práticas e desafios em meio às imagens contemporâneas
Até que ponto a tecnologia transforma os limites do que conhecemos como imagem? Se antes, na era analógica, a fotografia podia ser considerada um documento da realidade, hoje, ao se tornar um arquivo digital facilmente manipulável, ela tem mais do que nunca o poder de criar uma nova realidade imaterial.
De maneira semelhante, o cinema se transforma na medida em que o filme, seu suporte físico de produção, torna-se digital. Além disso, as ferramentas para produção e exibição dessas imagens multiplicam-se e tornam-se cada vez mais acessíveis: hoje, elas estão nas telas dos computadores, tablets e celulares.
Com a proposta de fomentar a discussão a respeito dessa expansão do universo imagético, o livro Pós-fotografia, pós-cinema: novas configurações das imagens reúne artigos produzidos por pesquisadores, artistas e professores para o colóquio internacional Pós-cinema, Pós-fotografia: O Devir das Imagens Contemporâneas da Arte, realizado em 2014 na Universidade Federal do Ceará (UFC).
Organizada por Beatriz Furtado e Philippe Dubois, a coletânea apresenta perspectivas de autores brasileiros, franceses, canadenses e portugueses sobre as práticas e desafios em meio às imagens contemporâneas, abordando aspectos como a historicidade dos dispositivos de imagens, a obsolescência tecnológica, o entrecruzamento entre diferentes campos da produção artística e o uso de imagens no campo pedagógico.
Fruto do esforço conjunto de pesquisadores da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFC, a obra é publicada também na França pelas Éditions Mímesis.
SOBRE OS ORGANIZADORES
Beatriz Furtado é graduada em comunicação pela Universidade Federal do Ceará e mestre em comunicação pela Universidade Autônoma de Barcelona. É doutora em sociologia pela Universidade Federal do Ceará, com estágio na Universidade de Lisboa. É autora de Imagens eletrônicas e paisagem urbana (Relume-Dumará, 2003), Cidade anônima (Hedra, 2004) e O intensivo no cinema de Sokurov (Forense, 2013), e organizadora, junto com Daniel Lins, da coletânea Fazendo rizoma: pensamento contemporâneo (Hedra, 2008).
Philippe Dubois é professor no Departamento de Cinema e Audiovisual da Universidade de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle e pesquisador do Instituto Universitário da França. Publicou diversos livros e artigos sobre fotografia, cinema e vídeo, dentre os quais O ato fotográfico (1983), Cinema, vídeo, Godard (2004) e La question vidéo: entre cinéma etart contemporain (Exhibitions International, 2012). É organizador de coleções como Arts et cinéma, DeBoeck e Cinéthésis.
Veja também:
:: trecho do livro
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