Projeto ‘Prato (Per)Feito’ propõe reflexões acerca da promoção da saúde por meio da alimentação 

13/06/2025

Compartilhe:

De junho a setembro o Sesc Mesa Brasil de São José dos Campos promove uma série de atividades para compor o projeto Prato (Per)Feito, um convite para debater a promoção da saúde por meio da alimentação e apresentar o Guia Alimentar para a População Brasileira, documento que incentiva as práticas alimentares saudáveis nos âmbitos individual e coletivo. 

A programação integra, ao longo desses quatro meses, bate-papo, oficinas, contação de histórias, vivência, intervenção e contempla diferentes públicos. A ideia é conectar a importância do contexto social e cultural da alimentação com os princípios e recomendações do Guia, que reforça a informação de que uma dieta mais saudável contribui para o bem-estar e a qualidade de vida.  

Segundo a Nutricionista do Mesa Brasil do Sesc São José dos Campos e idealizadora do projeto, Michelly Fortunato, “a proposta do nome Prato (Per)Feito é amparada no nosso famoso prato feito – PF, que tem como protagonistas o arroz e o feijão, e que combinados com diferentes tipos de alimentos, torna-se uma refeição completa”

Confira a programação do mês de junho: 

Bate-papo 
Guia Alimentar: Caminhos para Escolhas Alimentares Mais Conscientes 
Com José Carlos, O Nutri Favelado
Dia 17, terça, às 19h 

Conversa que apresenta o Guia Alimentar para a População Brasileira, destaca sua importância na promoção da saúde e explora o contexto geral de como ele se insere em nosso dia a dia. Os participantes serão convidados a fazer uma reflexão sobre suas percepções e desafios em relação à alimentação, conectando os princípios e recomendações com as realidades locais. A ideia é enfatizar a importância do contexto social e cultural da alimentação. 

Auditório. Grátis. Vagas limitadas. 16 anos 

Contação de história 
Tenta, experimenta, você é o que te alimenta 
Com Cia Clara Rosa 
Dia 28, sábado, às 15h 

Baseado nos princípios do Guia Alimentar, a narrativa traz a tônica do cultivo de bons hábitos alimentares. A história aborda importantes práticas do comer bem, como o valor de cultivo do alimento, o prazer do cozinhar, sentar-se à mesa em boa companhia e criar memórias afetivas sobre alimentação. 

Espaço de leitura. Grátis. Vagas limitadas. Livre. 

Sobre o Sesc Mesa Brasil  

Criado em São Paulo em 1994 e, desde 2003, presente em todo o país, o programa funciona como uma rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, baseado na parceria entre a sociedade civil, o empresariado e as instituições sociais. Por meio da coleta e da distribuição urbana, a iniciativa doa alimentos que seriam descartados para localidades onde fazem a diferença. 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.