Ao longo do final de semana, dias 24 e 25/5, o público é convidado a vivenciar uma série de experiências afetivas e bem-humoradas que conectam corpo, tela e memória coletiva.
Algumas atividades têm retirada antecipada de ingressos no dia 24/5: online, às 12h, e presencialmente, nas bilheterias do Sesc, às 16h
Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o Sesc Consolação integra a programação oficial da Virada Cultural 2025 com uma série de atividades gratuitas que celebram os 20 anos da iniciativa. Nos dias 24 e 25 de maio, a unidade mergulha no imaginário afetivo brasileiro com atividades inspiradas em três paixões nacionais: telenovelas, cinema e memes. Em clima festivo, o público poderá se divertir com cine concerto, bailes, performances e ações interativas que celebram a cultura popular compartilhadas nas telas e nas pistas de dança.
Para abrir o sábado, a partir das 18h, a Fanfarra Explode Coração invade o Sesc Consolação com seu cortejo itinerante, em homenagem a Maria Bethâniae aoCarnaval de rua paulistano com uma sonoridade vibrante e inteiramente feminina. Sopros, percussão e alegria para todo mundo se jogar na festa!
Às 19h, na Convivência, o solo Na Medida do Possível | Sotaques do Corpo Popular: Só sei que danço assim…, sob o comando do bailarino Alisson Lima, convida as pessoas a entrarem na dança improvisada com ritmos nordestinos, como forró, coco e xaxado, inspirada no filme O Auto da Compadecida (2000). Às 20h, é a vez do Jamzz Trilhas Sonoras de Novelas, um baile performático, com Cristian Duarte em Companhia, que une jazz dance, trilhas de novelas e figurinos vintage, incentivando o público a dançar e se fantasiar.
Às 21h, o clima segue animado com o Baile Adeus Bené, do coletivo Sampa Charme, que presta homenagem ao personagem Bené do filme Cidade de Deus (2002) e à cultura das favelas. Também, às 21h, o Espaço CPT recebe o espetáculo Cabaré das Vilãs, um show teatral irreverente protagonizado por drag queens que dão vida a vilãs inesquecíveis da teledramaturgia brasileira. E, às 22h, a cantora Ná Ozzetti sobe ao palco do Teatro Anchieta para homenagear duas figuras revolucionárias da música brasileira: Carmen Miranda e Rita Lee.
No domingo, pela manhã, às 11h e às 12h30, a DJ Carlu comanda A Magia dos Discos de Vinil Para Crianças, uma vivência musical de toca-discos sobre o universo do vinil. Das 11h às 16h, a oficina Da TV para o Pano de Prato: Estamparia em Estêncil propõe estampar cenas das novelas brasileiras em tecidos com a turma do JAMAC.
Às 13h, no Foyer, e 16h30, na Convivência, a Cia Pé no Chão apresenta Cine e TV Brasil – Nossa Dramaturgia em Cordel, espetáculo que transforma a história da teledramaturgia brasileira em versos de cordel, com música ao vivo. Às 14h, o riso e a memória afetiva ganham corpo com a Lambada da Sucata, vivência conduzida por Adriana Angelelli e Wilson Ciavarelli, que brinca com o universo dos memes dançantes, do kitsch e da lambada, misturando referências da internet, da cultura de salão e da estética popular brasileira.
Às 15h, o Espaço Provisório vira pista de dança com o Baile da Saudade – Samba de Gafieira, inspirado no filme Chega de Saudade (2007), e conduzido por Danilo Sucesso, que propõe um mergulho nostálgico e sensível no universo dos salões. No mesmo horário, a DJ Carlu retorna com a intervenção Disco é Brinquedo, uma discotecagem em vinil com músicas infantis que atravessam gerações, criando um ambiente de descoberta e diversão para toda a família.
Encerrando a programação, às 18h, no Teatro Anchieta, a programação se encerra com o Cine Concerto: Lisbela e o Prisioneiro (2003). O filme de Guel Arraes ganha nova vida com trilha sonora executada ao vivo pela Cine Mancini Orchestra, em um espetáculo que une cinema, música e emoção.
SÁBADO, 24/5
18h às 19h
FANFARRA EXPLODE CORAÇÃO
Música | Show A fanfarra, formada por mulheres, homenageia a cantora Maria Bethânia em arranjos instrumentais cheios de energia. Com sopros e percussão, celebra o carnaval, o tropicalismo e a diversidade cultural do Brasil.
Local: Itinerante. Livre.
19h às 20h
NA MEDIDA DO POSSÍVEL | SOTAQUES DE CORPO POPULAR: SÓ SEI QUE DANÇO ASSIM…
Dança | Intervenção Laboratório de movimentos de dança inspirado na trilha sonora do filme “O Auto da Compadecida” (2000), onde os participantes são convidados a explorar a relação entre cinema e corpo, guiados por ritmos nordestinos como forró, xaxado e coco. Com Alisson Lima.
Local: Convivência. Livre
20h às 21h
JAMZZ: TRILHAS SONORAS DE NOVELAS
Dança | Apresentação Experiência interativa, estética e performativa vintage com participação do público, inspiradas no Jazz Dance e embalada por hits musicais de diversas trilhas sonoras de novelas. Com Cristian Duarte em Companhia.
Local: Convivência. Livre
21h às 22h
BAILE ADEUS BENÉ
Dança | Vivência Baile inspirado no filme “Cidade de Deus” (2002) ao som dos beats do funk e da música black, mistura dança, festa e reflexão pela dignidade da favela. Com Sampa Charme. Local: Convivência. Livre
21h às 22h
CABARÉ DAS VILÃS
Teatro | Espetáculo Versão drag das vilãs mais famosas das telenovelas brasileiras em um espetáculo cômico e teatral, com humor, intrigas e glamour, celebrando a teledramaturgia nacional. Com Alexia Twister, Antonia Pethit, Flora Bueno, Ginger Moon, Jade Odara, Mahina Starlight, Mercedez Vulcão, Thelores, Vera Ronzella e Xaniqua Laquisha.
Local: Espaço CPT. 14 anos. Com retirada de ingressos.
22h às 23h30
NÁ OZZETTI CANTA CARMEN MIRANDA E RITA LEE
Música | Show Cantora homenageia Carmen Miranda e Rita Lee, ícones da música brasileira que são suas referências e estiveram presentes no repertório dos seus discos Love Lee Tira (1996) e Balangandãs (2009).
Local: Teatro Anchieta. 12 anos. Com retirada de ingresso.
DOMINGO, 25/5
11h às 12h e 12h30 às 13h30
A MAGIA DOS DISCOS DE VINIL PARA CRIANÇAS
Música | Oficina DJ Carlu apresenta para as crianças o universo do vinil, o funcionamento dos toca-discos e a rica cultura que os envolve. 60 min.
Local: Convivência. 5 a 12 anos. Senhas 30 min antes.
11h às 16h
DA TV PARA O PANO DE PRATO: ESTAMPARIA EM ESTÊNCIL
Tecnologias e Artes | Oficina Criação de estampas inspiradas em cenas e personagens de novelas e filmes brasileiros icônicos. Com JAMAC (Jardim Miriam Arte Clube).
Local: Espaço de Tecnologias e Artes (ETA). Todas as idades. Senhas 30 min antes.
13h às 14h e 16h30 às 17h30
CINE E TV BRASIL – NOSSA DRAMATURGIA EM CORDEL
Literatura | Intervenção Um mergulho na construção da identidade brasileira por meio do cordel e de canções marcantes, tendo como fio condutor a dramaturgia, desde a era das Chanchadas, passando pelo Cinema Novo, a chegada da televisão, os clássicos da teledramaturgia até o ápice como filme Ainda estou aqui (2024).
13h. Local: Foyer do Teatro. Livre
16h30. Local: Convivência. Livre
14h às 15h
LAMBADA DA SUCATA
Dança | Vivência Imersão na dança brasileira que nasceu da fusão de ritmos como o forró e o carimbó, misturados com influências de ritmos latino-americanos, como o merengue e a cumbia. Além disso, faz uma conexão com a novela Rainha da Sucata, que marcou a década de 1990 e revelou a lambada como um dos maiores fenômenos culturais da época. Com Adriana Angelelli e Wilson Ciavarelli.
Local: Espaço Provisório. Livre
15h às 16h
BAILE DA SAUDADE – SAMBA DA GAFIEIRA
Dança | Vivência Aula de samba de gafieira que convida o público a mergulhar no universo encantador do filme Chega de Saudade (2008), misturando música, dança e encontros. Com Danilo Sucesso.
Local: Espaço Provisório. Livre
15h às 16h
DISCO É BRINQUEDO
Música | Intervenção A discotecagem especial da DJ Carlu traz para a pista uma viagem no tempo por meio de músicas infantis de todas as épocas executadas em vinil.
Local: Convivência. Livre
18h às 19h30
CINE CONCERTO: “LISBELA E O PRISIONEIRO” COM MANCINI ORCHESTRA
Dir. Guel Arraes, Brasil, 2003, 106 min.
Cinema | Exibição Cine Concerto dá nova vida à comédia romântica nordestina “Lisbela e o Prisioneiro”, com trilha sonora tocada ao vivo pelo Cine Mancini Orchestra em uma atmosfera sonora única e imersiva.
Local: Teatro Anchieta. Livre. Com retirada de ingresso.
Serviço:
Sesc na Virada Cultural – Sesc Consolação
Dias 24 e 25 de maio de 2025.
Sábado, A partir das 18h até 23h30
Domingo, A partir das 10h até às 18h
Classificação: Livre.
GRÁTIS
Como funciona a retirada de ingressos?
A retirada antecipada de ingressos é necessária para as ações que ocorrem em espaços fechados ou delimitados no Sesc, respeitando as capacidades de cada local.
Retirada Online: a partir de sábado, 24/5, às 12h, em sescsp.org.br/sescnavirada ou app Credencial Sesc SP
Retirada Presencial: a partir de sábado, 24/5, às 16h, nas bilheterias das unidades do Sesc
O limite de dois ingressos por apresentação adulta, para até três apresentações; e quatro ingressos por apresentação, para até três apresentações de espetáculos infantis.
As exibições do CineSesc têm retirada de ingressos somente de forma presencial, na bilheteria da unidade, uma hora antes da respectiva sessão.
Programação completa no Sesc São Paulo: sescsp.org.br/sescnavirada
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.