Sesc Franca promove Feira Socioambiental com foco na produção sustentável 

22/05/2025

Compartilhe:

O Sesc Franca recebe, neste mês, a Feira Socioambiental, uma iniciativa que reúne coletivos, produtores e empreendimentos comprometidos com práticas sustentáveis e o cuidado com as pessoas e o meio ambiente. A feira acontece no dia 30, sexta-feira, das 18h às 21, na Convivência, que é aquele espaço que fica logo na entrada da unidade, quando o acesso é feito pela rua Rio Grande do Sul. 

O Sítio Santa Terra, de Patrocínio Paulista, referência em agrofloresta na região, participa da feira. Os idealizadores, Angélica Faciroli e Anderson Arcanjoleto, praticam a agricultura familiar em sistema agroflorestal e, ao cultivar alimentos em sistemas biodiversos e sustentáveis, produzem comida de verdade sem o uso de fertilizantes químicos.  

Outro destaque é o projeto Composta e Planta, que orienta moradores e empreendimentos sobre a destinação de resíduos orgânicos, contribuindo para a redução do lixo e a regeneração do solo. Já o coletivo Juventude Pelo Clima — Franca mobiliza jovens em ações de reflorestamento, limpeza de áreas verdes e campanhas de educação ambiental, reforçando a importância do protagonismo juvenil na luta por justiça climática. 

A feira também conta com a presença do Instituto Mães que Florescem, organização que apoia mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo desenvolvimento emocional e econômico.  

A Cooperativa das Agricultoras e Agricultores Familiares Orgânicos de Claraval e Região marca presença com sua produção orgânica e agroecológica, fortalecendo a agricultura familiar e a comercialização legal por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 

Completando o time de expositores, o projeto Partilha, da Rede Agroecológica da Alta Mogiana (RAAM), promove a conexão direta entre agricultores e consumidores, garantindo acesso a alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável. 

A Feira Socioambiental é um convite à reflexão sobre novos modos de viver e produzir. Ao reunir diferentes saberes e experiências, a feira estimula o consumo consciente, a valorização do trabalho local e o fortalecimento de redes que transformam a realidade a partir do cuidado com as pessoas e com a natureza. 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.