
Após um processo de renovação da caixa cênica, o Teatro do Sesc Santos reabre suas portas ao público no dia 20 de fevereiro de 2026. A retomada das atividades é celebrada com uma programação especial que reúne grandes nomes das artes cênicas e da música, marcando também os 40 anos de um dos principais equipamentos culturais da Baixada Santista.
A programação de reabertura começa com Fernanda Montenegro, que inaugura o novo palco com a leitura dramática Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir, nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro. Na sequência, a São Paulo Companhia de Dança apresenta três obras de coreógrafos internacionais — Odisseia, de Joëlle Bouvier; O Canto do Rouxinol, de Marco Goecke; e Gnawa, de Nacho Duato — em apresentações nos dias 26 e 27 de fevereiro.
No dia 28 de fevereiro, a música ocupa o teatro com o show BrasilEssenza, encontro inédito no país entre Fafá de Belém e André Mehmari, em formato intimista de voz e piano. Encerrando a programação especial, Zeca Baleiro apresenta o espetáculo infantil Zoró Zureta, no dia 1º de março, com canções dedicadas às crianças e suas famílias.

Uma renovação que valoriza técnica, segurança e criação artística
Inaugurado em 1986, o Teatro do Sesc Santos passou, ao longo de 2025, por uma reestruturação profunda, voltada principalmente ao palco, aos bastidores e à infraestrutura técnica. Embora muitas das mudanças não sejam imediatamente perceptíveis ao público, as melhorias colocam o espaço em um patamar técnico equivalente ao dos principais teatros do país.
Entre os avanços está a implantação de um sistema 100% motorizado de varas cênicas, que substitui a antiga operação manual por contrapesos. O teatro passa a contar com 45 varas motorizadas, operadas por sistema computadorizado, permitindo maior precisão, segurança e agilidade na montagem e operação dos espetáculos, além de possibilitar o planejamento e a repetição exata de movimentos ao longo das apresentações.
Os sistemas de iluminação também foram atualizados, com a incorporação de novos equipamentos profissionais e maior uso de tecnologia LED, ampliando a eficiência energética e as possibilidades criativas.
Outro destaque é o novo piso do palco, com cerca de 600 m² instalados, em madeira Tauari. A escolha do material considera tanto o conforto ergonômico para práticas artísticas intensivas, como dança e teatro, quanto sua estabilidade em ambientes de alta umidade, característica do clima de Santos, além da possibilidade de múltiplos ciclos de revitalização ao longo do tempo.
Com as melhorias, o teatro se prepara para receber produções contemporâneas de diferentes linguagens e níveis de complexidade técnica, reforçando o papel do Sesc Santos como referência cultural na região.
Os ingressos para a programação de reabertura estarão disponíveis a partir de 3 de fevereiro, pelo aplicativo Credencial Sesc SP, pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br e nas bilheterias das unidades do Sesc SP. Para a leitura dramática com Fernanda Montenegro, as vendas começam em 6 de fevereiro.

SERVIÇO
Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir
Leitura dramática com Fernanda Montenegro
📅 20, 21 e 22 de fevereiro
🎟️ Ingressos à venda on-line e nas bilheterias a partir de 6/2 às 15h*
*2 ingressos por pessoa
São Paulo Companhia de Dança
Com as obras Odisseia (Joëlle Bouvier), O Canto do Rouxinol (Marco Goecke) e Gnawa (Nacho Duato)
📅 26 e 27 de fevereiro de 2026
🎟️ Ingressos à venda a partir de 3/2 às 17h*
*4 ingressos por pessoa
Fafá de Belém e André Mehmari – BrasilEssenza
Show em formato intimista de voz e piano
📅 28 de fevereiro de 2026
🎟️ Ingressos à venda a partir de 3/2 às 17h*
*2 ingressos por pessoa
Zeca Baleiro – Zoró Zureta
Espetáculo musical infantil
📅 1º de março de 2026
🎟️ Ingressos à venda a partir de 3/2 às 17h*
*4 ingressos por pessoa
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.