Thiago Gil de Oliveira Virava

05/03/2019

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É pós-doutorando no Programa de Ciências da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Postdoctoral Research Fellow na Bibliotheca Hertziana-Max Planck Institut für Kunstgeschichte, em Roma, investigando o livro de viagens Os ossos do mundo (1936), do artista brasileiro Flávio de Carvalho, com interesse nas meditações antropofágicas do artista sobre a arte renascentista italiana e na rede transnacional de colaboradores que ele construiu durante sua viagem. 

Sua carreira acadêmica tem se concentrado principalmente na história do modernismo e do pensamento sobre arte no Brasil durante a primeira metade do século 20. Tem trabalhado em tópicos como a recepção do movimento surrealista no Brasil, os escritos sobre arte de Oswald de Andrade, o Monumento às Bandeiras de Victor Brecheret no Parque Ibirapuera e a história das Bienais de São Paulo. É mestre e doutor em artes visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2012 e 2018). Entre 2013 e 2024, trabalhou como pesquisador e gerente do departamento de educação da Fundação Bienal de São Paulo. É autor de artigos e capítulos de livros sobre o modernismo brasileiro para obras acadêmicas e não acadêmicas publicadas no Brasil e no exterior, além dos livros Uma Brecha para o Surrealismo: percepções do movimento surrealista no Brasil (Alameda, 2015) e Um boxeur na arena: Oswald de Andrade e as artes visuais no Brasil (Edições Sesc/Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, 2024), este último contemplado com o Prêmio 3×22 de Teses e Dissertações e semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024.

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