Espetáculo Big Bang – Sesc Itaquera – Circos 2023. Foto: Matheus José Maria
De 8 a 17 de agosto de 2025, o Sesc São Paulo irá realizar a 8ª edição do CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo. Desde 2013, o projeto tem trazido ao público um panorama do circo contemporâneo, com espetáculos, intervenções, oficinas, debates e publicações que mostram a potência dessa arte em constante transformação. A programação completa deste ano será divulgada em breve. Enquanto isso, vamos relembrar um pouco das edições anteriores?
A edição de 2023 foi um marco: comemorou os 10 anos do festival buscando diversidade e representatividade em cena. O público pode presenciar a pluralidade de corpos, histórias e culturas como elemento essencial para repensar o circo e a sociedade.
Atividades formativas estiveram presentes em todas as edições do festival, desde vivências para crianças até residência com grupos que são referências mundiais.
Realizado no formato online devido à pandemia de Covid-19, essa edição explorou o riso como forma de resistência. Foram realizados 11 espetáculos transmitidos ao vivo de teatros do Sesc SP para o canal de youtube e instagram, uma mostra de vídeo de circos, 11 ações formativas entre elas o lançamento de um curso de palhaçaria com a Companhia de Circo e Teatro LaMínima no modo Ensino a Distância (EAD), uma residência de palhaçaria com Tato Vilanueva e Leticia Ventrano e um encontro de programadores.
Na edição de 2019, o festival destacou a interdisciplinaridade do circo, enfatizando sua relação com teatro, dança e música. Além de provocar reflexões sobre novas estéticas e formas de criação. Em 2017, a edição abordou identidade, papel social e espaço, trazendo reflexões sobre as transformações do mundo e as interações do circo com essas mudanças.
Em 2015, o festival manteve sua expansão, ampliando as atividades formativas. O evento passou a abordar os diversos fazeres circenses e foi dividido em difusão, pesquisa e fruição de espetáculos.
Sob o conceito curatorial da [des]virtuose, em 2014, o CIRCOS trouxe à tona a desconstrução da virtuose ou outras virtuoses possíveis, por meio da ampliação a ideia de perfeição intrínseca ao imaginário sobre o circo e seus artistas, revelando bastidores do espetáculo e o cotidiano fora do picadeiro e humanizando a imagem dos circenses como figuras sobre-humanas. A curadoria passou a considerar o ineditismo dos trabalhos e a diversidade de escolas e estilos. O festival firmou parcerias com eventos como o Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro e o Polo Circo Buenos Aires, ampliando sua rede de conexões.
A primeira edição do Circos, em 2013, abordou a dramaturgia no circo, ampliando a compreensão da linguagem para além dos espetáculos de variedades. Também trouxe debates sobre ensino, produção e mercado circense no Brasil.
Série com 32 episódios em vídeos de até 5 min com trechos de espetáculos que passaram pelas edições do festival Circos. Assista a todos aqui.
A linguagem do circo está presente nas unidades do Sesc de forma permanente, veja os espetáculos e atividades em cartaz neste link.
8ª edição do CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo
De 8 a 17 de agosto de 2025
Em diversas unidades do Sesc SP.
Em breve, programação completa em: sescsp.org.br/circos
Confira as publicações que trazem textos assinados e as informações sobre os grupos que se apresentaram em cada edição do festival.
Veja abaixo o catálogo da edição de 2023. Para edições anteriores, acessa a coleção no Sesc Digital.
.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.