Wilma Peres Costa

02/01/2019

Compartilhe:

É historiadora, especialista no Século XIX. Doutorou-se em Sociologia pela Universidade de São Paulo e obteve os títulos de Livre-Docente e Titular em História Econômica pela Universidade Estadual de Campinas, onde lecionou e pesquisou entre 1976 e 2006. Foi professora de História do Brasil Império na Universidade Federal de São Paulo entre 2006 e 2024, mantendo-se atualmente como professora plena do Programa de Pós-graduação. Realizou estudos pós-graduados no University College London e fez o pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris).  Foi presidente da Sociedade Brasileira para o estudo do Oitocentos e editora do periódico Almanack. Seus interesses de pesquisa têm-se concentrado nas décadas finais do período imperial e na transição para a República, com particular ênfase nas reverberações da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai na crise do regime monárquico no Brasil. 

É autora de A Espada de Dâmocles, o exército, a guerra do Paraguai e a crise do Império (Ed. Unicamp /Hucitec, 1996); Cidadãos e Contribuintes. Estudos de história fiscal. (Alameda, 2020), que recebeu o prêmio Sérgio Buarque de Holanda da Biblioteca Nacional em 2021; com Carlos Lima Jr, Viagem como Missão. Sobre o Caderno de Viagem de Affonso Taunay à Europa em 1909 (Ed. Unicamp, 2023); com Télio Anísio Cravo, Independência, Memória e Historiografia (Edições Sesc, 2023), entre outros. Publicou também inúmeros capítulos e artigos em periódicos sobre a construção do estado nacional brasileiro, fiscalidade, escravidão, Guerra do Paraguai, narrativas de guerra e escrita da história e historiografia.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.