Zahy Tentehar fala no Sesc Ipiranga sobre arte, ancestralidade e sua obra

01/04/2024

Compartilhe:

Nascida na reserva indígena Cana Brava, no Maranhão, Zahy Tentehar é atriz, roteirista, diretora e ativista brasileira, além de desenvolver trabalhos que entrelaçam as linguagens plásticas, estéticas e audiovisuais.

Primeira mulher indígena a ser indicada e ganhar o Prêmio Shell na categoria de “Melhor Atriz”, a artista acaba de encerrar no Sesc Ipiranga a temporada de “Azira’i” — espetáculo autobiográfico que aborda a relação com sua mãe, a primeira mulher Pajé da reserva de Cana Brava (MA), que ocupou a categoria dos Pajés Supremos dos povos Tentehar.

Zahy compartilhou conosco seus pensamentos acerca da importância da arte indígena na contemporaneidade, a urgência acerca do aprendizado de línguas originárias e outras reflexões que combinam o momento histórico com a própria vida e obra da atriz. Confira o resultado dessa conversa abaixo:


Sesc Ipiranga – R. Bom Pastor, 822 – Ipiranga | Acompanhe nossa programação completa no Portal Sesc | Nos siga no Instagram | Facebook | Twitter

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.