Educar Hoje – Educação Integral e Cidades Educadoras

17/08/2017

Compartilhe:

“ Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo. ” Paulo Freire

Programa Curumim completa 30 anos em 2017 e dentre as atividades comemorativas está o Ciclo Educar Hoje – Educação Integral e Cidades Educadoras, promovido pelo Sesc São Paulo, que teve a sua primeira versão no primeiro semestre deste ano e agora acontece de 22 de agosto a 20 de setembro em 10 unidades entre a capital, interior e litoral, trazendo inspiradoras rodas de conversa com educadores.

Focada na formação de sujeitos autônomos a Educação Integral compreende os indivíduos nas suas múltiplas dimensões: física, intelectual, social, emocional e cultural. Respeitando a singularidade de cada pessoa promove, ainda, a equidade ao reconhecer que todos e todas devem ter oportunidades educativas diferenciadas e diversificadas, condição fundamental para o enfrentamento das desigualdades.

A Cidade Educadora é aquela que, para além de suas funções tradicionais, reconhece, promove e exerce um papel educador na vida dos sujeitos, assumindo como desafio permanente a formação integral de seus habitantes.

Em busca do desenvolvimento integral da criança por meio da educação não formal, o Programa Curumim reafirma seus princípios de ludicidade e autonomia e com base na Educação Integral apoia suas diretrizes e práticas. Além disso, o Sesc com suas equipes, programas e espaços, coloca-se como um dos agentes na construção de uma Cidade Educadora.

Com histórias bem sucedidas e embasados nestes conceitos, os educadores José Pacheco e Tião Rocha, Associação Cidade Escola Aprendiz e o CENPEC alternadamente, se reúnem com educadores e atores sociais convidados das localidades, em uma série de rodas de conversa, para compartilharem experiências, a fim de irradiar ideias e ampliar o alcance das ações já realizadas.

22/8 – Sesc Campinas
23/08 – Sesc São Caetano
30/08 – Sesc Bom Retiro
31/08 – Sesc Taubaté
05/09 – Sesc Registro
13/09 – Sesc Itaquera
14/09 – Sesc Ribeirão Preto
18/09 – CPF
19/09 – Sesc Santos
20/09 – Sesc Jundiaí

Indicado para educadores, pais, estudantes e demais interessados.
Veja a programação completa abaixo.

O Curumim é um programa permanente de educação não formal que visa o desenvolvimento integral de crianças de 7 a 12 anos por meio da realização de atividades artísticas, corporais, socioambientais, de promoção da saúde, cidadania e sociabilização.

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa Curumim.

Veja outras matérias relacionadas:

É um imenso prazer falar do Programa Curumim

15 fatos que os ex Curumins não esquecem

15 coisas que os Curumins querem falar sobre o Programa

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.