Espetáculo infantojuvenil Karaíba une mitologia indígena e aventura

30/12/2023

Compartilhe:

Baseado em obra de Daniel Munduruku, espetáculo infantojuvenil Karaíba une mitologia indígena e aventura para reforçar que a nossa história não começa em 1500

Leia a edição de JANEIRO/24 da Revista E na íntegra

Imaginar é o que permite aos seres humanos conceber outras realidades e histórias. Adaptação do livro O Karaíba – Uma história do pré-Brasil (Melhoramentos, 2010), do escritor e professor indígena Daniel Munduruku, Karaíba é um espetáculo teatral que faz um convite para imaginar o Brasil antes da chegada dos portugueses, quando o território era conhecido como Pindorama. Sua estreia está marcada para o dia 23/1, no Sesc Pompeia.

A peça mescla mitologia indígena e aventura, com o intuito de repensar algumas lacunas na pré-história brasileira, reforçando que o encontro com os europeus foi apenas uma passagem, e não o início de tudo. Idealizada e produzida por Juliana Gonçalves, e com direção de Rafael Bacelar, a produção teatral propõe um exercício de imaginação sobre como seriam os povos [como os Tupinikin, Turyaçu e Anhangá, retratados no livro] e a vida nessas terras, seus conflitos e modos de ver o mundo. 

“Karaíba é uma forma bonita, forte e potente de aproximar crianças e jovens das pautas indígenas e do movimento decolonial”, explica Juliana Gonçalves. O projeto teve como meta principal o compromisso ético de uma equipe majoritariamente composta por artistas indígenas não só no elenco, protagonizado pelos atores Danilo Canindé, Jéssica Meireles, Ludimila D’Angelis e Yumo Apurinã, como também em funções técnicas, nas áreas de iluminação, visagismo, fotografia, design, arte gráfica, assessoria de comunicação, figurino etc. “Estamos construindo uma nova e linda trajetória com esse projeto, carregando um ineditismo em diversos âmbitos”, destaca a idealizadora.

O espetáculo, que segue em temporada até dia 17/2, é uma ferramenta para o desenvolvimento de uma geração mais consciente da diversidade étnico-cultural brasileira, segundo a perspectiva de seus realizadores. Além disso, busca democratizar o acesso à literatura e expandir debates sobre pautas atuais pela ótica indígena. Saiba mais sobre o espetáculo em sescsp.org.br/pompeia

Karaíba é uma forma bonita, forte e potente de aproximar crianças e jovens das pautas indígenas e do movimento decolonial

Juliana Gonçalves, idealizadora e produtora do espetáculo

A EDIÇÃO DE JANEIRO/24 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de JANEIRO/24 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.