Evento de lançamento do Dia do Desafio passou por Sorocaba em abril

11/05/2023

Compartilhe:

Encontro contou com as participações do urbanista mexicano Erik Cisneros e da italiana Giulia Scacchi, representante da Unesco  

Três eventos foram realizados com o intuito de marcar o lançamento de mais um Dia do Desafio. Sorocaba, São José do Rio Preto e São Paulo foram escolhidas como sedes regionais e o Sesc Sorocaba recebeu, no dia 26 de abril, o seminário que apresentou os conceitos que nortearão a 29ª edição do Dia do Desafio – que este ano acontecerá em 31 de maio, com o tema “Muito mais que um dia!”. 

Secretários de Esportes e outras autoridades do setor público e gestores esportivos de diversas instituições se reuniram no evento, que teve como objetivo sensibilizar estes agentes e instituições a desenvolverem projetos comunitários com foco em esportes, atividades físicas e mobilidade urbana a partir do conhecimento em urbanismo tático, uma metodologia global de estímulo à ocupação de espaços urbanos voltados para as pessoas. 

Após o café da manhã e das boas-vindas, o urbanista mexicano Erik Cisneros apresentou a palestra “Urbanismo Tático”; Cisneros é uma das principais referências na América Latina sobre Urbanismo Tático, estando à frente, como consultor técnico, de projetos desta categoria na Cidade do México. Para a ocasião, trouxe exemplos de projetos realizados por ele, abordando aspectos de segurança viária, da importância do espaço público adequado e de espaços contemplativos e convidativos, de forma que as pessoas não apenas ocupem essas áreas, mas que também sejam envolvidas nos processos de readequações desses locais. 

Na sequência, a italiana Giulia Scacchi apresentou o projeto Fit For Life, criado pela UNESCO para acelerar a recuperação do COVID-19, apoiar a formulação de políticas inclusivas e integradas e melhorar o bem-estar dos jovens em todo o mundo. 
 
Em comum, a fala de ambos abordou boas práticas em ressignificação de espaços, além relatar experiências em projetos sociais, cidades e instituições. 
 
No período da tarde, foram oferecidos três minicursos, que os participantes puderam escolher; foram eles: “Promoção da Saúde no Cotidiano”, “Ruas Completas: Projetos e Intervenções em Urbanismo Tático” e “Modelo Pedagógico de Ensino de Esportes no Sesc SP”

Após os eventos, os preparativos e diálogos entre as lideranças seguem, para construirmos juntos mais um #DDD. 

Foto: Mirella Ghiraldi
Foto: Mirella Ghiraldi
Foto: Mirella Ghiraldi
Foto: Mirella Ghiraldi
Foto: Mirella Ghiraldi
Foto: Mirella Ghiraldi

— 

Dia do Desafio 2023 – A campanha é uma iniciativa global da TAFISA (The Association For International Sport for All), que no Continente Americano é coordenada pelo Sesc SP e conta com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). 

Um de seus papéis fundamentais é fortalecer as relações entre cidades, instituições e pessoas, por meio de eventos gratuitos desenhados para todas as idades e níveis de prática, que possuam a capacidade de oferecer recursos (informação, materiais e humanos) para a adesão e manutenção da prática regular de atividade física como parte do estilo de vida das pessoas. 

A programação completa do Sesc SP para o especial está disponível em sescsp.org.br/diadodesafio 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.