Férias musicais! Centros de Música do Sesc abertos para todas as pessoas

20/12/2023

Compartilhe:

Em janeiro e fevereiro, os Centros de Música do Sesc nas unidades Consolação, Vila Mariana e Guarulhos abrem suas portas para uma programação especial de férias! São atividades em grupo, cursos de curta duração, oficinas, vivências musicais e espetáculos para todas as idades. Escolha a unidade mais próxima e participe!

Acesse a programação completa aqui.

A seguir alguns destaques da programação:

Para Crianças

Sesc Consolação – Gumboot para crianças
De 13 a 27/1, Sábados, às 15h

Foto: Luisa Ritter
Gumboot para Crianças.

Nesta atividade experimentaremos a palavra junto com a música e a dança para a gente se comunicar. O convite é para a criação e a brincadeira, preservando a roda como espaço de encontro e ludicidade.
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Livre.

Sesc Guarulhos – A água como primeiro brinquedo sonoro
De 13 a 28/1, Sábados e domingos, das 11h às 12h

Foto: Reprodução
A água como primeiro brinquedo sonoro


A água é um dos primeiros brinquedos da nossa existência, nas danças dentro da barriga antes do nascimento ou na cantoria no banho. Neste encontro, será realizada uma imersão no universo sonoro das águas a partir de instrumentos percussivos, sementes, udus, aquários, cabaças e objetos com água, em jogos e brincadeiras que investiguem as possibilidades sonoras desse elemento. Para crianças de 2 a 6 anos, acompanhadas por um responsável. Com a Cia. Menina Fulô.

Sesc Vila Mariana – BrincaMúsica
De 6 a 8/2. Terça e quinta, 15h

BrincaMúsica

Utilizando xilofones e pequenos instrumentos de percussão, criaremos juntos brincadeiras onde o som será o nosso mestre. Com Valdir Maia. De 7 a 10 anos. Entrega de senhas no local, com 30 minutos de antecedência. 

Sesc Consolação

Imersão Samba Lenço de Mauá

Samba Lenço de Mauá


O Samba Lenço é uma importante expressão de resistência cultural no município, tendo sua história ligada à ocupação urbana do Jardim Zaíra, uma das maiores e mais populosas regiões de Mauá, região da Grande São Paulo.

Sábado, 13/1
10h30 – Palestra: História, Toques e Cantos – Miniauditório
14h – Bate-Papo com grupo Samba Lenço de Mauá – Convivência
16h – Vivência e Apresentação com grupo Samba Lenço de Mauá
Vivência de canto e dança com o grupo, único desse estilo em atuação no Brasil atualmente.
Convivência

Paulo Padilha, Nailor Proveta e Daniela Spielmann
Paulo Padilha, Nailor Proveta e Daniela Spielmann

Masterclass com Daniela Spielmann
Quarta, 10/1, às 19h
A saxofonista aborda técnica e musicalidade, com destaque para o choro. Faixa Etária: a partir de 12 anos. Sem retirada de ingressos. Local: Miniauditório

Curso: A Inutilidade é Essencial
com Paulo Padilha e Solange Assumpção
Quarta, quinta e sexta, 31/1, 1 e 2/2, às 19h30
A atividade parte da canção carnavalesca de Paulo Padilha, em que será realizado um trabalho de canto, percussão e criação. Encontros sequenciais. A partir de 12 anos. Aberto ao público. Miniauditório

Esquenta De Carnaval – Baile do Padilha
Sábado, 3/2 às 16h
Local: Convivência.

Masterclass com Nailor Proveta
Quarta, 7/2, às 20h
Clarinetista, saxofonista, compositor, arranjador e líder da Banda Mantiqueira, Nailor Proveta realiza masterclass abordando técnicas de sopros, repertório e improvisação na música popular brasileira. A Banda Mantiqueira apresenta-se no Instrumental Sesc Brasil dia 6/2.

Sesc Guarulhos

Couple of Things (Videoclipe de Guerrilha), Afonsinho Menino e Master San (Vamos Fazer Beats!)

Vamos Fazer Beats! / Com O Coletivo Sp Beat Essentials
De 14/1 a 4/2, domingos, das 14h às 18h
Atividade em que o público irá interagir diretamente com as icônicas MPCs e conhecer os principais fundamentos para produzir um BEAT seja qual for o estilo. Direção: Master San.
A partir de 7 anos. Aberto ao público. Área externa.

Videoclipe De Guerrilha / Com Couple Of Things
Domingo, 21/1, das 14h às 17h
Minicurso voltado para quem tem interesse na produção independente de videoclipes e material audiovisual relacionado à música. Com o duo Couple of Things, autores da série “A Volta Ao Mundo em 80 Videoclipes”. Gratuito. Local: Sala 4 – Auditório

Oficinas com Afonsinho Menino

Afonsinho Menino é músico, compositor, luthier, educador e pesquisador, com mais de 30 anos de carreira. Irá ministrar uma série de oficinas nas férias. Retirada de convites com 1h de antecedência. A partir de 7 anos.

Sexta, 19/1
14h – Workshow Ylu Afro-Brasil – Ritmos E Tambores Afrobrasileiros
16h – Confecção De Agogô De Ouriço De Castanha Do Pará

Sexta, 26/1
16h – Confecção De Xequerê

Sexta, 2/2
16h – Confecção De Reco-Reco De Bambu

Sexta, 9/2
16h – Confecção De Tambor Com Cano De PVC

Sesc Vila Mariana

Orquestra Vermelha

A Orquestra Vermelha é, ao mesmo tempo, uma banda e um projeto multimídia. Tanto a música quanto a visualidade têm a mesma importância e trabalham juntas. É também um show que reflete sobre si mesmo: o que é um show?

Orquestra Vermelha

Sexta, 12/1 – Local: Teatro Antunes Filho.
17h – Bate Papo com Orquestra Vermelha. Gratuito Retirada de ingressos online e presencialmente a partir da semana anterior ao evento.
21h – Show Orquestra Vermelha. Ingressos à venda.

Grupo Ofá

Grupo Ofá é um grupo musical formado por integrantes da comunidade do Terreiro do Gantois que querem preservar a memória da música sacra afro-brasileira, repassando este legado cultural para as próximas gerações. O show apresenta o repertório do álbum Obatalá e contará com participações de Xenia França e Lazzo Matumbi.

Grupo Ofá

Sábado, 13/1, 21h – Show Grupo Ofá – Ingressos à venda.
Domingo, 14/1, 18h – Show Grupo Ofá – Ingressos à venda.

Domingo, 14/1, 15h – Ritmos de Candomblé com integrantes do Grupo Ofá
A partir de 12 anos. Gratuito – Retirada de ingressos online e presencialmente a partir da semana anterior ao evento. Local: Corpo & Artes (torre B / 6° andar).

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.