SESC VERÃO 2023 – “Pratique onde estiver! Como quiser!”

18/01/2023

Compartilhe:

A 28ª edição do tradicional evento acontece de 07 de janeiro à 12 de fevereiro, com mais de 1300 atividades gratuitas, realizadas em todas as unidades do Sesc.

Em Catanduva, o público pode vivenciar diversas atividades, reforçando a necessidade da reocupação, apropriação e reconhecimento de espaços que possibilitaram a prática, mantendo o olhar cuidadoso para a diversidade, acessibilidade e acolhimento da população.


O Sesc Verão, uma das mais tradicionais campanhas do Sesc São Paulo, busca incentivar e promover a adoção de um estilo de vida mais ativo por meio da prática regular de atividades físicas. Em 2023, a 28ª edição teve como tema: “Pratique Onde Estiver! Como Quiser!”.

A proposta convidou o público (de todas as faixas etárias) a participar da diversificada programação de atividades físico-esportivas oferecidas gratuitamente em todas as unidades do Sesc no Estado de São Paulo e, a partir desta experiência, criar uma rotina de movimento que traga impactos positivos para o bem-estar geral e qualidade de vida.

“A convivência sempre foi característica fundamental das ações oferecidas pelo Sesc em mais de 76 anos de atuação. Após longo período de restrições devido às políticas de distanciamento social e cuidados sanitários por conta da pandemia, retomar o convívio presencial, partilhando momentos e vivências comuns, nos trouxe grande satisfação”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc SP

Destaques – Sesc Verão Catanduva

Foto: Henrique Carlessi

Bate-papo – Encontro com Felipe Camargo, atleta de escalada Boulder

Data: 8 de janeiro, domingo, às 14h. 

O atleta de São José do Rio Preto é referência na modalidade. Seu extenso currículo de conquistas inclui cinco títulos brasileiros e um sul-americano na categoria “Boulder”, além de uma participação vitoriosa no programa “The Ultimate Beast Master”.

Felipe Camargo é, sem dúvida, um dos atletas de mais alto da escalada brasileira. Foi uma excelente oportunidade para que os fãs do esporte pudessem trocar experiências com um grande nome da modalidade.

Bate-papo – Encontro com Carol Gattaz, jogadora de vôlei da Seleção Brasileira de Vôlei e do Minas Tênis Clube

Data: 28 de janeiro, sábado, às 15h. 

Jogadora da seleção brasileira de vôlei e do Minas Tênis Clube, Carol Gattaz é atual vice-campeã olímpica. Durante o bate-papo, falou um pouco sobre a sua trajetória, desafios e perspectivas.

Em seguida, o público teve a oportunidade de participar de um treino de vôlei aberto, ministrado por educadores do Sesc Catanduva e Carol Gattaz.

Bate-papo – Encontro com Flávia Saraiva, ginasta da Seleção Brasileira de Ginástica Artística

Data: 11 de fevereiro, sábado, às 14h. 

Aos 17 anos, Flávia Saraiva conquistou uma medalha de bronze por equipes e o bronze individual geral no Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, no Canadá. Em sua primeira Olimpíada, no Rio de Janeiro, ela terminou em quinto lugar na trave, com a nota 14.533.

Sensação da seleção brasileira de ginástica artística, a ginasta participou de um bate-papo para contar detalhes da sua trajetória e de uma vivência da modalidade, dando dicas e realizando alguns movimentos.

Esportes – Acqua Float

Data: 7 de janeiro, sábado, das 10h às 12h e das 15h às 17h e 8 de janeiro, domingo, das 10h às 12h e das 15h às 17h.

O acqua float é uma atividade física realizada na piscina, com uma espécie de prancha. Em cima da prancha, o participante, com a ajuda de um monitor, realiza diversos exercícios focados no desenvolvimento da coordenação motora e do equilíbrio.

Esportes – Tobogã com escalada

Data: 7 de janeiro, sábado, das 10h às 12h e das 15h às 17h e 8 de janeiro, domingo, das 10h às 12h e das 15h às 17h.

Duas sensações em uma única atividade. Por um lado, os participantes escalavam uma parede com pontos de fixação até o topo. Do outro lado, desciam escorregando por uma rampa inclinada.

Esportes – Escalada Boulder

Data: 10 (terça-feira) a 13 (sexta-feira) de janeiro, das 14h às 20h. 

O Sesc trouxe para Catanduva, como parte integrante da programação do Sesc Verão, a escalada indoor “boulder”.

Diferente da escalada feita nas “rochas”, a escalada indoor é praticada em locais fechados, como ginásios e academias. A principal vantagem é a segurança e o ambiente controlado, diferente de quando se pratica em locais abertos (como a montanha), onde o esportista está sujeito a encontrar animais peçonhentos, sofrer com as alterações climáticas e se expor a quedas maiores.

Boulder é uma das três modalidades de escalada indoor (lead, boulder e speed).

Com a ajuda de monitores especializados, durante todo o período, os visitantes puderam vivenciar este esporte que vem ganhando muita visibilidade, principalmente depois de se tornar uma modalidade olímpica (Olimpíadas de Tóquio).

Fotos: Henrique Carlessi

Yoga – Ciclo circadiano

Data: Terça-feira (10), das 19h às 20h. 

Ciclo circadiano é um relógio biológico que orienta o funcionamento do nosso organismo entre o dia e a noite. É responsável por regular as atividades físicas, mentais e comportamentais do corpo. Comandado pela mudança de luminosidade, desde a escuridão da noite até a claridade do dia, o ciclo circadiano trabalha constantemente para que nosso corpo consiga acordar, sentir fome, estar ativo, ficar com sono e assim por diante.

O ciclo tem influência direta sobre nosso metabolismo e como nos comportamos durante os períodos do dia, interferindo no nosso humor, energia e produtividade. Daí, a importância de conhecermos e entendermos como funciona o ritmo do nosso corpo.

Yoga – Respiração consciente – o poder dos Pranayamas

Data: Quinta-feira (12), das 19h às 20h. 

Nessa aula os participantes aprenderam técnicas respiratórias simples para utilizar no seu dia a dia.

Dominar a respiração, também chamada de respiração consciente, nos ajuda a diminuir os níveis de estresse e a melhorar nossa saúde física, emocional e o humor. No Yoga existem técnicas respiratórias, os pranayamas, que trazem o controle da mente, reduzem o stress e revitalizam, com benefícios comprovados cientificamente.

Esportes – Futebol de amputados

Data: 14 (sábado) e 15 (domingo) de janeiro, às 10h. 

Foi realizado um jogo exibição e vivência com os integrantes do projeto: “Futebol de Amputados”. O projeto foi criado em 2009 pelo atleta e hoje gestor, Rogerinho R9, o maior atleta da modalidade e destaque nacional, com a marca histórica de mais de 600 gols na carreira.

Esportes – Ayurveda e os doshas

Data: 17 de janeiro (terça-feira), às 19h.

Ayurveda, a ciência da vida, é desenvolvida pelos indianos há mais de oito mil anos. A medicina ayurvédica auxilia no desenvolvimento da consciência suprema, introduzindo o conceito dos três doshas (os pilares do equilíbrio): Vata, Pitta e Kapha. Conhecer os princípios básicos do ayurveda ajuda o ser humano a compreender e ouvir o seu corpo.

Esportes – Patinação

Data: de 18 a 20 (quarta a sexta-feira), das 14h às 18h; 21 e 22 de janeiro (sábado e domingo), das 10h às 15h.

Este ano os patins também ganharam espaço no Sesc Verão. Os iniciantes recebem dicas de movimentos para a prática desta modalidade, com empréstimos de patins e equipamentos de segurança.

Esportes – Floorball

Data: 18 a 22 de janeiro (quarta-feira a domingo), das 15h às 18h.

O floorball é um esporte inspirado do hockey sobre o gelo, adaptado para jogar em diferentes pisos. É jogado com sticks (tacos de plástico) e uma bola plástica, oca, repleta de orifícios.

O jogo ocorre em quadras, entre dois times com 5 jogadores (na linha) e um goleiro. A partida dura 20 minutos, dividida em três tempos.

Esportes – O som e o silêncio

Data: 19 de janeiro (quinta-feira), às 19h

O ser humano possui, em seu corpo, vários instrumentos musicais com ritmos e sons (internos e externos), tais como: batimentos do coração, o ato de respirar (inspiração e expiração), o choro, o ronco, os movimentos produzidos dentro e fora da boca (língua, lábios e dentes) e os sons da barriga.

Até mesmo a água e os alimentos que ingerimos produzem suas próprias sonoridades.

Com o ritmo intenso da vida diária, deixamos de acessar e sentir nossos próprios sons. Nessa vivência, os participantes realizaram diversas técnicas de relaxamento e profundo silêncio, com o intuito de acessar seu interior.

Esportes – Meditação com flauta japonesa

Data: 20 de janeiro (sexta-feira), às 19h.

O objetivo desta vivência foi proporcionar às pessoas um momento oportuno de saúde, cultura, música e serenidade através do Shakuhachi.

Neste clima de imersão na cultura oriental, foram abordados temas como o Zen e seus conceitos, contos e lendas, dando espaço, também, para a prática guiada da meditação.

Marcio Valério é terapeuta e músico que estuda e pratica o Shakuhachi e a meditação há 32 anos. Foi aluno de Sagara Sensei, Grão Mestre de Shakuhachi e outras artes japonesas.

Esportes – Meditação e imaginação ativa para atletas

Data: 21 de janeiro (sábado), às 15h.

Os participantes puderam conhecer os benefícios da meditação para atletas/corredores; exemplos e exercícios de imaginação ativa; manutenção da energia vital; os desafios para uma corrida de longa distância (um triatlo, por exemplo) e como o preparo interior pode auxiliar.

A vivência abordou, ainda, diversos outros temas focados no aumento do rendimento e concentração de atletas.

Esportes – Yoga com música ao vivo

Data: 22 de janeiro (domingo), às 10h.

Vivência com base musical propícia, que favorece o clima de paz, harmonia e saúde para o qual a Yoga nos convida.

Sobre esta base, música ao vivo com o Shakuhachi, uma flauta rara da música tradicional japonesa, que fortalece a concentração, a introspecção, a profundidade e a beleza, fazendo com que os participantes experimentassem um momento único e especial.

Esportes – Futebol de rua

Data: de 25 a 27 de janeiro (quarta à sexta-feira), às 16h; 28 (sábado) e 29 (domingo), às 15h.

O projeto “Futebol de Rua pela Educação” busca inserir uma proposta educativa com base no conceito de esporte para o desenvolvimento humano, utilizando a metodologia exclusiva FdR, que contempla: práticas esportivas e pedagógicas e atividades lúdicas e culturais para a formação de valores cidadãos na quadra, na escola, na rua e na vida.

Ambiente participativo: em cada encontro há um espaço de fala para os participantes, para que eles compreendam e usem o diálogo como mecanismo de interação e solução de diferenças.

O desenvolvimento das habilidades é feito focado nas realidades sociais que permeiam os participantes.

Esportes – Triatlon

Data: 12 de fevereiro (domingo), das 9h às 12h.

O Triatlon Indoor Sesc Verão 2023 teve como objetivo difundir a modalidade esportiva por meio de vivência da prova indoor com cunho educativo, cultural e inclusivo. Foi realizado na categoria Individual masculino e feminino nas seguintes distâncias: iniciante – 200m Natação, 5km Bicicleta e 3km Corrida; praticante – 400m Natação, 10km Bicicleta e 6km Corrida.

Gostou? A programação do Sesc Verão continua para todas as pessoas de forma gratuita em diversas atividade até fevereiro. Confira a programação em sescsp.org.br/catanduva

Sesc Verão 2023 – “Pratique onde estiver! Como quiser!”

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.