Ideias e Ações para um Novo Tempo 2018

25/05/2018

Compartilhe:

Sesc Interlagos
Foto: Lúcio Érico

As crianças de hoje já pegaram fruta do pé? Ou brincaram na terra? Sabem da onde vem uma couve? Ou que o Cambuci é uma fruta, assim como o morango? Que o quiabo tem flor? Quantas vezes você viu uma criança subir em uma árvore, e que memórias elas terão do brincar ao ar livre? 

As consequências mais imediatas dessa frágil conexão com a natureza são problemas de saúde, por vezes graves, a diminuição da qualidade de vida e o rompimento com a noção de biofilia – ligação emocional e inata com as outras formas de vida e os elementos que compõem o ambiente – uma dimensão tão cara, que amplia relações, repertórios e a imaginação. 

Atividade de educação ambiental com crianças e adultos no Sesc Interlagos – Foto: Lúcio Érico

O processo de urbanização no Brasil, cada vez mais intenso, trouxe várias mudanças na relação das pessoas com respeito à natureza. Vivemos em um cenário em que a cidade mais populosa do Brasil, a capital paulista, possui cerca de 12 milhões de habitantes (IBGE, 2017). Para este total de pessoas, há aproximadamente 8 milhões e meio de veículos (DETRAN JAN/2018). Em contrapartida, o Laboratório Senseable City do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) calculou que a cobertura de área verde de São Paulo chega a 11,7% da área total, ficando na terceira pior posição do ranking total das 23 cidades pesquisadas, distribuídos de forma desigual pelo território do município. 


Atividade de educação ambiental com crianças e adultos no Sesc Av.Paulista – Foto: Lúcio Érico

Assim, religar-se à esta essência é, portanto, fundamental. Associá-la ao cotidiano das comunidades abre novas perspectivas de viver o urbano, em que o cuidado com o outro e com o ambiente é capaz de reconectar o sentido de solidariedade e de respeito à diversidade. Dessa forma, conceber espaços mais acolhedores para as crianças e para as pessoas, com a presença de áreas conservadas e de uso comum – ruas mais arborizadas, praças, parques e bosques – são elementos de uma sociedade em constante construção. 

projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo, realizado pelo Sesc SP, firma-se nesses princípios, trazendo ao público o tema Criança e Natureza, com o desafio de identificar reflexões e práticas socioambientais, que possam ser referências para o debate e a mobilização das pessoas, promovendo encontros para a troca de conhecimentos e saberes. 

No mês de junho, você está convidado a participar desta programação realizada nas Unidades do Sesc São Paulo, localizadas na capital, interior e litoral do Sesc SP. 

Saiba mais em www.sescsp.org.br/ideiaseacoes

https://e.issuu.com/embed.html#1483811/61796524

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.