Iluminação cênica é tema de novo curso online disponível na plataforma Sesc Digital

01/09/2022

Compartilhe:

Marisa Bentivegna, idealizadorado do novo curso do EAD Sesc Digital. Foto: Ricardo Ferreira

Desenvolvido pela iluminadora Marisa Bentivegna, Iluminação Cênica, o novo curso do EAD Sesc Digital, dirige-se aos interessados pelo tema, em especial aqueles que pretendem ingressar na área ou que já atuam profissionalmente. Com formato livre, gratuito e autoguiado, é composto por uma série de seis videoaulas com 15 minutos cada e será oferecido na plataforma Sesc Digital. Indicado para iniciantes e para diretores, cenógrafos, figurinistas, produtores, músicos, bailarinos e intérpretes, e também aos que pretendem buscar novas informações e abordagens em seu ofício.

As aulas têm formato dinâmico e trazem entrevistas com renomados profissionais da cena artística, como Chico César, Nelson Baskerville, Marcelo Romagnoli e Cristiane Paoli Quito, falando sobre iluminação para as áreas de música, teatro, teatro para crianças e dança, mescladas com informações técnicas sobre refletores e equipamentos encontrados em palcos e estúdios do Brasil e do mundo, assim como acessórios indispensáveis à iluminação cênica, como gelatinas, difusores, gobos, facas, íris, barndoors e lentes.

Didaticamente, o curso se propõe a facilitar a familiarização com o vocabulário comum a profissionais da área, por meio de material de leitura e apostila especialmente elaborados. Para contextualizar e ilustrar as aulas, está previsto um breve passeio pelas histórias do teatro e da iluminação. Os refletores serão apresentados pelas características que os aproximam; mostrando os detalhes dos PCs, fresnéis, lâmpadas PAR, refletores eletrônicos (como LED e Moving Lights) e, em especial, o Elipsoidal, refletor com sistema óptico mais complexo.

Ao final da série de videoaulas, com as informações técnicas e artísticas apreendidas, será possível que os alunos criem um mapa de iluminação.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER
• Aula 1: Introdução e História da Iluminação
• Aula 2: Luz para teatro: PCs, Fresnéis e seus acessórios
• Aula 3: Luz em teatro para crianças e jovens: Elipsoidal e acessórios
• Aula 4: Luz para dança: Lâmpadas PAR e acessórios
• Aula 5: Luz para shows: LEDs e Movings
• Aula 6: Projetos, plantas de teatro, ensaios e feitura de plantas de luz

CONFIRA O TEASER E SAIBA MAIS SOBRE O CURSO:


CONHEÇA A INSTRUTORA

Foto: Ricardo Ferreira

MARISA BENTIVEGNA
Iluminadora Cênica desde 1992, quando cursou as aulas de Iluminação do CPT (Centro de Pesquisa Teatral do Sesc). No mesmo ano, assinou seu primeiro desenho de luz teatral para o espetáculo O Paraíso Perdido, do Teatro da Vertigem, em parceria com Guilherme Bonfanti, ganhando com este projeto seu primeiro Prêmio Shell. Formada na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em Publicidade e Propaganda e na Escola de Belas Artes de São Paulo no curso de Desenho Industrial, Marisa iniciou sua carreira artística como bailarina e atualmente é cenógrafa, além de iluminadora.

É integrante da Companhia Hiato, dirigida por Leonardo Moreira, e em 2015 teve um cenário criado para esta companhia, para o espetáculo O Jardim, selecionado para representar o Brasil na Quadrienal de Praga na República Tcheca. Em 2019, foi novamente uma das dez artistas a representar o Brasil na Quadrienal de Praga com o cenário do espetáculo Enquanto Ela Dormia. Também é integrante da Banda Mirim como diretora técnica, cenógrafa e iluminadora desde 2004, coletivo premiado em 2015 com o Prêmio Governador do Estado na categoria Arte para Crianças.

Tem ainda como parceiros de criação os diretores Cristiane Paoli Quito, Nelson Baskerville, Marcelo Romagnoli e Kiko Marques, entre outros. Atua em teatro, dança, ópera, exposições e shows musicais, tendo trabalhado em mais de 20 países nas últimas décadas.

MATRICULE-SE GRATUITAMENTE AQUI


“Iluminação Cênica” chega à plataforma EAD Sesc Digital para somar aos cursos gratuitos já disponíveis que tratam de temas tão diversos quanto sustentabilidade, comida do bebê, palhaçaria e técnicas de áudio e gravação. Visite ead.sesc.digital para conhecer todas as aulas e acompanhar os lançamentos futuros!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.