INÉDITOS | Poemas de Ricardo Aleixo

01/07/2022

Compartilhe:
 Leia a edição de julho/22 da Revista E na íntegra
Ilustrações: Luyse Costa

LEIA QUATRO POESIAS INÉDITAS DO ARTISTA RICARDO ALEIXO: O QUE IMPORTA, ORIKI DE OGUM À BEIRA-MAR, NÃO TEM FIM E FLORILÉGIO.

Ricardo Aleixo ocupa o Inéditos com quatro poesias. Ilustração: Luyse Costa.

O QUE IMPORTA

Digo
“meu poema”

como quem 
diz “meu gato”.

Não é
o pronome 

que
importa.

Nem é o poema
em si.

Nem o gato
em si.

O que importa é
haver em mim

algo do poema,
um quê

do gato e, talvez, 
no poema

e
no gato,

um mínimo
do meu mim 

mesmo
(meu tanto

de poema, 
meu querer 

ser 
gato).

Nunca tive
um poema.

Não tenho
um gato.

Ricardo Aleixo ocupa a seção Inéditos com quatro poesias. Ilustração: Luyse Costa.

ORIKI DE OGUM À BEIRA-MAR

Pai 

meu pai inumerável 

meu inumerável 

pai

que eu não

seja insensível

a nenhuma 

beleza

& que nunca 

me baste

nem toda a 

beleza 

que existe 

no mundo

enquanto houver

mundo

Ricardo Aleixo ocupa a seção Inéditos com quatro poesias. Ilustração: Luyse Costa.

NÃO TEM FIM

As tais 
três raças tristes
são duas:

1) a que inventa 
(e depois desinventa)
o “conceito de raça”;

2) as que ainda não 
entraram direito 
na história.

FLORILÉGIO

Sou uma pessoa 
muito simples. 

Meu único luxo 
é ler Cruz e Sousa 

e Murilo Mendes 
no original.

RICARDO ALEIXO é artista e pesquisador de literaturas, artes e mídias, autor de Festim – Um desconcerto de música plástica (Oriki, 1992), Modelos vivos (Crisálida, 2010) e o mais recente, Extraquadro (Impressões de Minas/LIRA, 2021). Suas obras mesclam poesia, prosa ficcional, artes visuais, dança e outras linguagens. Aleixo também tem obras expostas nas mostras Praça da Língua e Falares no Museu da Língua Portuguesa de São Paulo.

A EDIÇÃO DE JULHO/22 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Neste mês, quando o Sesc São Paulo promove mais uma edição do FestA! – Festival de Aprender, celebramos a ludicidade dos jogos analógicos e revelamos que, apesar do surgimento de novas tecnologias, eles atravessam gerações, atualizando-se em temas e formatos, incorporando narrativas inovadoras e estimulando o aprendizado. Nossa reportagem principal prova que o jogar, ato que perpassa todas as fases da vida, compõe uma importante parte da existência humana e contribui para o exercício da socialização e o amadurecimento de nossa criatividade.

Além dessa reportagem, a Revista E de julho traz outros conteúdos: um texto que convida o leitor a uma imersão na Trilha do Sentir, passeio sensorial e acessível em meio à restinga, na Reserva Natural Sesc Bertioga; uma entrevista com o professor e pesquisador Fernando José de Almeida sobre caminhos para a educação na era digital; um depoimento do diretor mineiro Gabriel Villela sobre dramaturgia, direção e seus 30 anos de casamento com o teatro; um passeio fotográfico pelas obras da exposição, em cartaz no Sesc Bom Retiro, que celebra as experimentações do artista Penna Prearo; um perfil de Yara Bernette (1920-2002), um dos grandes nomes brasileiros do piano no século XX; um encontro com Issaaf Karhawi, pesquisadora em comunicação digital que defende não haver mais divisão entre vida on e offline; um roteiro por 5 passeios divertidos e educativos nas unidades do Sesc SP para fazer com a criançada no mês das férias; quatro poesias inéditas assinadas assinadas pelo artista Ricardo Aleixo; e dois artigos, assinados por Sueli Angelo Furlan e Thaise Costa Guzzatti, que refletem sobre o Turismo de Base Comunitária.

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de JULHO na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.