Para pensar sobre qualidade de vida – Conheça a programação do projeto Inspira!

14/03/2023

Compartilhe:

De 11 a 23 de abril, a sexta edição do projeto Inspira – Ações para uma vida saudável promove uma série de bate-papos, intervenções, oficinas e vivências sobre os diversos conceitos de qualidade de vida, realizando conexões com o bem-estar e o autocuidado nas relações do indivíduo com a sociedade e o trabalho. Em formato presencial e online, as atividades buscam propor reflexões e apresentar iniciativas capazes de impactar positivamente a qualidade de vida dos indivíduos.

Conheça a programação presencial e online abaixo:

Capital e Grande São Paulo

24 de Maio
Avenida Paulista
Belenzinho
Campo Limpo
Carmo
Centro de Pesquisa e Formação
Consolação
Florêncio de Abreu
Ipiranga
Interlagos
Itaquera
Mogi das Cruzes
Pompeia
Santana
Santo André
São Caetano
Santo Amaro
Vila Mariana

Interior e Litoral
Araraquara
Bauru
Bertioga
Birigui
Jundiaí
Registro
Ribeirão Preto
Rio Preto
Santos
São Carlos
São José dos Campos
Sorocaba
Taubaté


CAPITAL E GRANDE SÃO PAULO

24 de Maio

minicurso 
Voz, autoconhecimento e cultivo de saúde 
Com Mônica Jurado 
 
Exercícios e meditações focados na saúde vocal, na melhora das comunicações, na fala prolongada sem lesões e cansaço.  
 
Os encontros trabalham a respiração e presença, a autopercepção do aparelho fonador, a importância dos cuidados com a voz, a voz como instrumento de apoio para relaxamento físico e facial, o valor das palavras, os silêncios e pausas e os padrões de silenciamento e invisibilidade.  
 
Mônica Jurado é arquiteta, atriz, locutora, professora. 
 
De 12 a 26/4, quartas, das 18h às 20h30 
Não recomendado para menores de 12 anos.
 •
minicurso 
Sonhos e sono no cultivo de saúde 
Com Mônica Jurado e Erika Navarro 

Encontros que buscam a melhoria da qualidade do sono, com técnicas meditativas que combinam tambores, paisagem sonora, narrativas e visualizações criativas somadas a informações técnicas sobre como funciona o processo metabólico do sono e formas de diminuir o impacto do stress e ansiedade.  
 
Mônica Jurado é arquiteta, atriz, locutora, professora. 
 
De 14 a 28/4, sextas, das 18h às 20h30 
Não recomendado para menores de 12 anos – Autoclassificação 
 •
aula aberta 
TaKeTiNa: saúde natural pelo ritmo 
Com Gustavo Gitti e Patricia Passoni 
 
Esta vivência promove uma profunda orientação rítmica e qualidades diretamente benéficas para a saúde física e mental. A relação com o ritmo espelha a relação com a vida: cada participante reconhece e às vezes transforma padrões emocionais, atitudes e condicionamentos que traz de seu cotidiano.  
 
Gustavo Gitti é professor de TaKeTiNa e coordenador da comunidade online olugar.org, com mais de mil participantes que exploram práticas de florescimento humano em meio à vida cotidiana.  

 
Patricia Passoni é arte-educadora, empresária, musicista, atriz e produtora cultural, com formação em psicomotricidade 

16/4, domingo, das 15h às 17h30 
Não recomendado para menores de 16 anos – Autoclassificação



Avenida Paulista

bate-papo
Pausa, respira, vamos conversar!
Papo sobre esgotamento metal causado no ambiente de trabalho, perpassando fatores potencializadores, como o gênero. Com o psiquiatra Rodrigo Martins Leite e a psicóloga Elânia Francisco Lima.

Rodrigo Martins Leite é doutorando na Universidade de Medicina da USP e especialista em Psicologia Social das Organizações e Psicoterapia Dinâmica Breve.

Elânia Francisco Lima é psicóloga e mestra no Programa de Pós Graduação em Educação Sexual pela UNESP. É consultora nas temáticas de gênero, sexualidade e questões étnicorraciais.

13/4, quinta, 19h30 às 21h

aula aberta 
Respira! Automassagem 
Com Andreia Beltrão Cavalcanti 
 
Práticas para o corpo e a mente que convidam o praticante ao resgate do autocuidado através do toque terapêutico por meio de elementos presentes na Medicina Tradicional Chinesa e na Reeducação do Movimento. 
 
14 e 19/4, sexta e quarta, das 12h às 13h 
 •
vivência 
RelaxaMente 
Com Plenitude bem-estar 
 
Descompressão e relaxamento a partir de micro-experiência utilizando a Técnica Mente-Corpo: Respiração Consciente. Com fone de ouvido e tapa-olho o participante recebe uma

18 e 20/4, terça e quinta, das 12h às 14h e das 18h às 20h 


Belenzinho

intervenção
Pausa para Respirar
A Cia OPOVOEMPÉ propõe uma pequena pausa no cotidiano e a possibilidade de escutar as batidas de seu próprio coração enquanto os pés repousam num pequeno pedaço de gramado.

14/4, sexta, das 12h às 14h

palestra
Gestão do Tempo e Qualidade de Vida
A gestão do tempo influencia diretamente a nossa saúde mental. Nesse encontro, Miryam da Silva reflete sobre o aumento do estresse e da ansiedade no nosso cotidiano, sobre cobranças reais e imaginárias, e apresenta ferramentas que podem ser usados para reestruturar o seu tempo e em busca de maior bem-estar. 

Miryam Cristina Mazieiro Vergueiro da Silva é mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP e psicóloga do Trabalho no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas.

18/4, terça, das 11h às 12h30 e das 14h30 às 16h
A partir de 16 anos


Campo Limpo

bate-papo
Ciência e pseudociência na Psicologia
Neste encontro serão abordados os conceitos de ciência e pseudociência, os perigos e a “sedução” das práticas pseudocientíficas, a importância de uma prática baseada em evidências e os desafios na formação científica dos profissionais da Psicologia.

Daniel Gontijo é psicólogo, Dr. em Neurociências (UFMG), fundador do Instituto Ponto Azul (IPA), professor de Psicologia do IPA e divulgador científico.

Jan Leonardi é psicólogo, Dr. em Psicologia Clínica (USP), presidente da Associação Brasileira de Psicologia Baseada em Evidências (ABPBE), diretor do Instituto de Psicologia Baseada em Evidências e docente do mestrado em Análise do Comportamento Aplicada do Núcleo Paradigma.

14/4, sexta, das 16h às 18h
Sem retirada de ingressos
A partir de 16 anos


Carmo

palestra
Quintal das Ervas: Saberes e Práticas Populares nos Cuidados em Saúde

Espaço virtual de escuta e partilha entre os participantes e as histórias de uma família contando suas relações com a feitura de chás e banhos, plantio de ervas e rezas repassados entre gerações, de modo a mostrar a importância das plantas e ervas como potente recurso de cuidados com a saúde.

Maria Eni é raizeira, mãe de santo, 87 anos e  que repassa agora para a 4ª geração seus conhecimentos ancestrais.
Zélia Santana é filha de dona Maria, adoradora das plantas e paisagista.
Tatiana Sansi é arte educadora, especialista em direitos humanos, bordadeira e a terceira geração da família Santana, com conhecimentos e riquezas ancestrais.

6/4, quinta, das 18h30 às 20h.
A partir de 16 anos.
Inscrições em centralrelacionamento.sescsp.org.br

instalação
Clareira
Espaço de refúgio em meio a região central de São Paulo que busca conectar o individuo à natureza. Água, vegetação, cores e elementos como madeira e pedra possibilitam reconexões que colaboram para restabelecimento do autocuidado e equilíbrio, por meio das sensações que os elementos da natureza proporcionam.

10/4 a 1/6, segundas a sextas, das 10h às 19h

encontro
As medicinas Tupi-Guarani: das ervas ao canto
Com Luã Apyká
Ciclo de encontros que promove a partilha da medicina indígena por meio de diferentes elementos da cosmovisão tupi-guarani. Os encontros têm por objetivo partilhar como o povo tupi-guarani promove a cura através de diferentes elementos: as ervas medicinais, as defumações, a meditação com o território corpo e o canto sagrado.

Luã Apyká é um ser da floresta. Um ser curioso à vida e aos ensinamentos dos anciões do seu povo. É professor indígena tupi-guarani, membro da comunidade Tabaçu Rekó Ypy, no município de Peruíbe/SP. É artista, escritor, ativista, contador de histórias e dialoga com os espíritos dos sons para transformar a realidade através da arte do bem falar.

De 10 a 13/4, segunda a quinta, das 18h30 às 20h30
A partir de 16 anos
Inscrições em centralrelacionamento.sescsp.org.br

aula aberta
Momento Reconexão
Momentos de reconexão são aulas rápidas que possibilitam a introspecção e autoconhecimento por meio de práticas corporais e meditativas diversas.
De 11 a 20/4, terças e quintas, das 12h às 14h

espetáculo
Lavagem com Flores e Perfumes

Sob a condução da sambista Nega Duda, referência do samba de roda do Recôncavo Baiano, esse cortejo ao ar livre abre caminhos por meio do canto e da lavagem do local com água de flores

Nega Duda é reconhecida nacional e internacionalmente como uma das principais representantes da cultura do samba de roda e outras manifestações populares da região. Hoje, seus shows e apresentações artísticas celebram e cultuam orixás e caboclos, a capoeira, a culinária e outros elementos da tradição popular do Samba do Recôncavo, importante patrimônio histórico e cultural do Brasil.

17/4, segunda, das 14h às 15h
Praça da Liberdade

vivência
Bordando em folhas secas

A vivência é um convite para um respiro na correria do dia a dia, bordando e trocando experiências no tempo que cada um tem disponível. Ao longo da duração da ação, o espaço estará aberto para praticar e experimentar o bordado em folhas secas.

18 e 20/4, terça e quinta, das 10h às 12h
A partir de 14 anos
Inscrições em inscricoes.sescsp.org.br

intervenção
Cartografia dos Saberes: Memórias, Plantas e Afetos

Elaboração de uma cartografia cujo tema são as pessoas, seus saberes e memórias ligados às plantas e lugares de origem. Esta ação compreende o encontro e a escuta como acontecimentos, e o desenho e a fotografia como caminho de representação e desdobramento da memória narrada.

19 e 20/4, quarta e quinta, das 11h às 13h

oficina
Escalda-pés: Sono, Noite e Relaxamento
Confecção de sais para escalda pés e óleo de massagem para noites de sono relaxantes.

Suzana da Costa Longo é artesã formada em Artes (USP), aromaterapeuta e pequena produtora de cosméticos naturais há 6 anos.

24/4, segunda, das 15h às 16h30
A partir de 16 anos

oficina
Escalda-pés: Dia, Energia e Disposição
Confecção de sais para escalda pés e perfume aromaterapêutico para despertar.

Suzana da Costa Longo é artesã formada em Artes (USP), aromaterapeuta e pequena produtora de cosméticos naturais há 6 anos.
26/4, quarta, das 15h às 16h30
A partir de 16 anos

oficina
Como Desenhar o Futuro: Diálogos entre Arte e Saúde
Com Daniele Machado e Elisa Castro.

Com um caráter misto, teórico e prático, o curso tem como objetivo dar visibilidade às interlocuções entre arte e saúde, a partir da temática da biofilia, com foco na importância de construção consciente de imaginários como estratégia para um futuro sustentável. Serão apresentadas obras de seis artistas – Denilson Baniwa, Jaider Esbell, João Onofre, Lygia Pape, Maria Martins e Uyrá Sodoma – e desenvolvidas três atividades práticas que desdobram a linguagem pictórica.

Elisa Castro é mestra em Processos Artísticos Contemporâneos (UERJ) e Pós-graduada em Teoria Psicanalítica (Universidade Santa Úrsula). Atua como artista, educadora e psicanalista, tendo como eixo principal de sua prática a arte clínica.

Daniele Machado é historiadora da arte (UFRJ), mestra em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF) e doutoranda em História da Arte (UERJ). Pesquisa processos coletivos de luto a partir de grandes destruições como incêndios, desastres naturais e projetos de Estado.

27 e 28/4, quinta e sexta, das 18h às 20h
A partir de 14 anos
Inscrições de 10 a 24/4 em centralrelacionamento.sescsp.org.br


Centro de Pesquisa e Formação

minicurso
Saúde mental em foco
Ciclo de três conversas que têm como proposta explorar temas atuais relacionados à saúde mental em sua interface com a cultura a partir de diferentes eixos.

18/4 – Saúde mental e neoliberalismo. Com Vladimir Safatle e Suely Rolnik. Mediação de Sabrina Ferigato.

25/4 – Saúde mental e a cultura do racismo. Com Emiliano Camargo (Unifesp) e Rachel Gouveia (UFRJ). Mediação de Sulamita Gonçalves (Unicamp)

2/5 – Saúde mental e a construção de redes de cuidado em uma cultura hetero-cis-patriarcal. Com Cathana Oliveira (Unicamp) e Debora Del Guerra. Mediação de Flávio Borges (UFScar)

18/4 a 2/5, terças, das 19h às 21h.
Não recomendado para menores de 16 anos.
R$50,00 (Inteira) | R$25,00 (Meia) | R$15,00 (Crendencial Plena)
Inscrições em centralrelacionamento.sescsp.org.br


Consolação

oficina
Rodas virtuais de aquilombamento

Partindo da constatação de que a nossa origem colonial-escravocrata brasileira constitui todas as dimensões da sociedade brasileira, as oficinas virtuais promovem reflexões sobre os efeitos do sofrimento psíquico marcados pelo trauma do racismo.

O eixo central da proposta é a reorientação ética, que visa encontrar o comum dentre o singular de cada pessoa participante. Assim, a criação de redes e de alianças é potencializada por meio do resgate dos saberes originários e tecnologias ancestrais.

Escutar o racismo estruturante e criar um espaço que possibilite o contato inicial com a racialização de cada participante são os objetivos centrais da proposta, somados a propiciar uma escuta visando a elaboração coletiva das vivências apresentadas. Entendemos que a racialização individual somada à elaboração em conjunto é promotora de saúde coletiva, uma vez que possibilita a recuperação de memórias coletivas e o fortalecimento de laços de cuidado e solidariedade.

Kwame Yonatan Poli dos Santos é psicanalista, psicólogo clínico, supervisor institucional, graduado na Unesp-Assis (2010). Fez mestrado em Psicologia e Sociedade (Unesp-Assis), na linha de Subjetividade e Saúde coletiva (2014), com bolsas Capes/CNPQ e Fapesp. Doutor do Programa de Psicologia Clínica da PUC-SP, no Núcleo de subjetividade e bolsista CAPES.

Laura Lanari é psicanalista, advogada formada pela PUC-SP, inscrita na OAB-SP, mediadora de conflitos pelo NUPEMEC, integrante da Rede Clínica do Laboratório Jacques Lacan (IP-USP), pesquisadora do Núcleo Interfaces Programa Interdisciplinar entre Psicanálise e Direito do Psilacs (UFMG) e membro do coletivo Margens Clínicas desde 2016.

O coletivo Margens Clínicas, formado por psicanalistas e psicólogues, vem atuando desde 2012 com atendimentos individuais e coletivos, formações teóricas e práticas, supervisão clínica, acompanhamento de profissionais das redes SUS e SUAS e articulação territorial. Trabalhamos para que seja possível a construção de ações que apontem para políticas públicas implicadas com a restituição subjetiva dos sujeitos afetados pela violência, transformando capacidades criativas, formas de engajamento, articulação e produção de cultura no território, assim como a recuperação do protagonismo, no sentido de estruturar a capacidade resiliente de construir um território justo, igualitário e sem violência.
De 11 a 14/4, terça a sexta, das 19h às 21h.
A partir de 16 anos.
Inscrições a partir de 4/4 em centralrelacionamento.sescsp.org.br

vivência
Ciclicidade, cuidados e ancestralidade
Com a terapeuta Caroline Amanda, da Yoni das Pretas, e a escritora e ativista social Yasmin Morais.

Vivência corporal com base no método sistematizado por Caroline Amanda chamado “Lunário Ciclicidades Menstrual Criativa e Produtiva” que aborda a ancestralidade afro pindorâmica e autoconhecimento feminino.

Caroline Amanda Borges é Cientista Social e mestranda em Filosofia (UFRJ). Educadora Menstrual, Terapeuta Sistêmica Integrativa e Consultora em Educação e Saúde Sexual. Docente na 1° Pós Graduação em Ginecologia Natural do Brasil.

Yasmin Morais é escritora, atriz, estudante de Jornalismo na UFBA, ativista social, integrante do (CEPAD) Centro de Pesquisas em Análise do Discurso e Mídia da UFBA e fez recentemente uma mobilidade acadêmica na Université Toulouse 2 Jean Jaurès, na França.

15/4, sábado, das 13h30 às 16h30.
Não recomendado para menores de 16 anos.
Inscrições de 8 a 15/4 em centralrelacionamento.sescsp.org.br

encontro
Aquilombamento: mulheres negras, sagrado feminino e ancestralidade das mulheres
Com a terapeuta Caroline Amanda Borges e a escritora e ativista social Yasmin Morais.

Neste encontro, a saúde da mulher será debatida em torno de conceitos como aquilombamento e sagrado feminino, trazendo à tona o percurso histórico e a força da ancestralidade feminina.

Caroline Amanda Borges é Cientista Social e mestranda em Filosofia (UFRJ). Educadora Menstrual, Terapeuta Sistêmica Integrativa e Consultora em Educação e Saúde Sexual. Docente na 1° Pós Graduação em Ginecologia Natural do Brasil.

Yasmin Morais é escritora, atriz, estudante de Jornalismo na UFBA, ativista social, integrante do (CEPAD) Centro de Pesquisas em Análise do Discurso e Mídia da UFBA e fez recentemente uma mobilidade acadêmica na Université Toulouse 2 Jean Jaurès, na França.

15/4, sábado, das 11h às 12h30.

contação de história
Meu crespo tem poder
Com a Trupe Fulô no Asfalto.

Inspirada no livro “Meu cabelo crespo é de rainha” da escritora estadunidense bell hooks, a história contada aproxima das crianças negras e não negras uma reflexão fundamental: a busca pela identidade – aqui entendida como um dos pilares da saúde e do bem-estar – em um mundo em que a diversidade é tão pouco valorizada.

15/4, sábado, das 14h às 14h45.

oficina
Trançando as ideias: penteados afro
Com a Trupe Fulô no Asfalto.

Inspirada no livro “Meu cabelo crespo é de rainha” da escritora estadunidense bell hooks, a oficina aproxima das crianças negras e não negras uma reflexão fundamental: a busca pela identidade – aqui entendida como um dos pilares da saúde e do bem-estar – em um mundo em que a diversidade é tão pouco valorizada. A oficina deseja ressignificar termos usados pelo discurso do preconceito, como “cabelo pixaim”, em um contexto de valorização da própria identidade em que a criança pode reconhecer a naturalidade de ser quem é.

15/4, sábado, das 14h45 às 15h30.

show
Tambor de Crioula

O grupo nasceu na região de Alcântara, no estado do Maranhão, na comunidade quilombola Juçaral dos Pretos, e hoje possui representantes e parte dessa comunidade residindo na cidade de São Paulo.

De branco, saias coloridas, renda branca, as mulheres de turbantes e os homens de chapéu de palha fazem o chão da terra tremer ao som do couro do roncador, do chamador e do crivador, quando tocados e aquecidos no calor da fogueira, magnetizando na dança o sagrado feminino da punga (umbigada).

O tambor é esse instrumento que junta, que repercute e que dá ÂNIMO ao mesmo tempo. Ele tem o poder de ajuntar, de aglomerar, de resistir. Anima corações e corpos para a resistência. A luta se faz necessária no dia a dia. Quando falamos de comunidades quilombolas, o tambor se faz presente na resistência. Por tudo isso, o som do tambor é um elemento simbólico e concreto a partir do momento em que ele consegue ajuntar, aglomerar e resistir.

Partindo desse entendimento, o tambor também produz saúde. Saúde aqui é um conceito definido em seu sentido coletivo, como produto do encontro e da valorização da cultura – seja da música, da dança, das tradições. Saúde em sua relação com o tambor também é sentimento de pertencimento e anima a vida a continuar e a lutarmos por equidade do direito de todes a existir.

15 e 22/4, sábados, das 16h30 às 17h30.
Sem retirada de ingressos.

bate-papo
O orixá e a cura | Acaçá: comida de santo que se come
Com Mãe Sandra de Xadantã, Doné Oyassy e Diakalengela Makiese é Ekede de Oxóssi.

As convidadas estarão à vontade na cozinha preparando o Acaçá, doce de grande importância para as religiões de matriz africana em seus ritos e celebrações. Entre uma colherada e outra, elas contam histórias e compartilham conhecimento sobre a relação dos orixás com a saúde física, mental e espiritual. Ao final, teremos a degustação do Acaçá.

Mãe Sandra de Xadantã é sacerdotisa do Tambor de Mina, Mestra em Cultura Popular e fundadora do Kwê Mina Odan Axé Boço Da-hô. Ela será a nossa grande cozinheira, preparando o Acaçá.

Doné Oyassy, é a matriarca da Comunidade de Terreiro Ilê Axé de Yansã e atua desde a década de 1990 frente a vários movimentos sociais como a ocupação do assentamento rural Araras III – onde reside até hoje. Atualmente tem forte presença na Organização de Mulheres Assentadas e Quilombolas do Estado de São Paulo e oferece oficinas de cultura negra, ervas, remédios medicinais, e costura, principalmente para a formação de mulheres negras.

Diakalengela Makiese é Ekede de Oxóssi, mãe solo da Luna, formada em Gestão Ambiental, estudante de ervas e tecnologias ancestrais e dona da Preta Curandeira.

16/4, domingo, das 11h às 12h.

oficina
O orixá e a cura | Escalda-pés
Com Diakalengela Makiese

Nesta oficina o público poderá receber a aplicação dessa prática como um importante cuidado para o corpo e aprender sobre seus significados na cultura afro-brasileira e sua relação com os orixás.

Diakalengela Makiese é Ekede de Oxóssi, mãe solo da Luna, formada em Gestão Ambiental, estudante de ervas e tecnologias ancestrais e dona da Preta Curandeira.

16/4, domingo, das 12h às 13h
Distribuição de senhas 30 minutos antes.

oficina
O orixá e a cura | Pomada de ervas medicinais

Esta oficina propõe a experimentação da preparação de uma pomada de ervas medicinais, com o objetivo de resgatar e transmitir saberes através dessas ervas, cultivadas e manipuladas pelo conhecimento da ancestralidade africana e dos povos nativos, que chegaram até nós pelos nossos antepassados.

Doné Oyassy, é a matriarca da Comunidade de Terreiro Ilê Axé de Yansã e atua desde a década de 1990 frente a vários movimentos sociais como a ocupação do assentamento rural Araras III – onde reside até hoje. Atualmente tem forte presença na Organização de Mulheres Assentadas e Quilombolas do Estado de São Paulo e oferece oficinas de cultura negra, ervas, remédios medicinais, e costura, principalmente para a formação de mulheres negras.

16/4, domingo, das 12h às 13h.
Distribuição de senhas 30 minutos antes.

intervenção
Aquilombar! Capoeira Angola e Samba de Roda

Com a capoeira e o samba de roda pretende-se transmitir o repertório de movimentos e de músicas proveniente da pesquisa do grupo “Angoleiros do Sertão”, que visa resgatar a influência da cultura dos povos africanos escravizados no Brasil, no sentido de positivar as suas estratégias de resistência à colonização. Nesse sentido a capoeira, que muitas vezes é confundida com uma dança, será transmitida, sobretudo, como uma luta pela liberdade.

16/4, domingo, das 15h às 17h.

vivência
Kemetic Yoga, a yoga africana
Com Sirlene Santos

Apresentação e experimentação da prática milenar de equilíbrio e cuidado com a saúde originária do continente africano, o antigo Kemet, conhecido hoje como Egito. A prática retoma a ancestralidade da cultura do povo negro que habitava a região de Núbia, atual região do Sudão. 

Sirlene Santos é educadora física, instrutora de Kemetic Yoga certificada pela Yoga Skills. Arte-educadora, dançarina, produtora e articuladora cultural da @akanproducoes. Idealizadora do projeto Cuidando de Si levando dicas de autocuidado com práticas complementares em saúde com base na ancestralidade africana.

Dedé Souza é Paulista é multi-instrumentista – itinerante, educador, arranjador, produtor musical em @akan.producoes, integrante do Coletivo Rap das Cordas BlackLus, Curandeiro do Som em @cuidand0desi. Íntimo das ervas medicinais, seguindo a tradição de família.

21/4, sexta, das 10h15 às 11h30.

contação de história
Para além da minha pele
Com Trupe Fulô no Asfalto

De forma poética, abriremos um diálogo com as crianças sobre raça e identidade. Qual o perigo de julgar uma pessoa no primeiro olhar? A história nos levará a pensar sobre a forma como nos vemos e somos vistos, em quantas camadas há em nós para além da pele.

Inspirada no livro “A pele que eu tenho” da escritora estadunidense bell hooks, a história contada nos fará refletir sobre o tema da raça, sempre muito presente nas obras da autora, e do perigo de julgar uma pessoa no primeiro olhar.

21/4, sexta, das 14h às 14h45
Entrega de senhas no dia e local da atividade.

oficina
O Erê no espelho da brincadeira
Com Trupe Fulô no Asfalto

A oficina busca o emergir de mais consciência sobre nós mesmos. A atividade começa com uma proposta de inclusão: a autodescrição. Como em um jogo teatral, a autodescrição se divide em objetiva e não compactuada com a realidade. Depois dessa brincadeira, usando espelhos faremos autorretratos coletivos na construção de um painel, um mosaico dos participantes da oficina e da contação de histórias.

21/4, sexta, das 14h45 às 15h30
Entrega de senhas no dia e local da atividade.

show
Umoja

Grupo que pesquisa as culturas populares afro-brasileiras, radicado no extremo sul de São Paulo, e que traz uma performance de sambas de coco e de roda. Umoja, na língua africana Swahili que é falada na costa leste da África, significa UNIDADE. Umoja é realizador da Noite dos Tambores e traz o tambor como elemento de valorização da cultura e produtor de saúde coletiva.

O grupo Umoja trabalha com diversas linguagens artísticas, com ênfase nas referências às culturas afro-brasileiras e nos seus aspectos híbridos, danças dramáticas populares e musicalidades, cocos, maracatus, sambas de roda, cirandas e afoxés. Ao todo são 12 integrantes, autodidatas, pesquisadores universitários, atores, bailarinos, músicos, figurinistas e produtores, com diversas idades e identificados com as culturas populares e afro-brasileiras.

O tambor é esse instrumento que junta, que repercute e que dá ÂNIMO ao mesmo tempo. Ele tem o poder de ajuntar, de aglomerar, de resistir. Anima corações e corpos para a resistência. A luta se faz necessária no dia a dia. No grupo Umoja, como representante da cultura afro-brasileira, o tambor se faz presente na resistência. Por tudo isso, o som do tambor é um elemento simbólico e concreto a partir do momento em que ele consegue ajuntar, aglomerar e resistir.

Partindo desse entendimento, o tambor também produz saúde. Saúde aqui é um conceito definido em seu sentido coletivo, como produto do encontro e da valorização da cultura – seja da música, da dança, das tradições. Saúde em sua relação com o tambor também é sentimento de pertencimento e anima a vida a continuar e a lutarmos por equidade do direito de todes a existir.

21 e 23/4, sexta e domingo, das 16h30 às 17h30.
Sem retirada de ingressos

contação de história
Minha dança, minha história
Com Trupe Fulô no Asfalto

Inspirada no livro “Minha dança tem história” da escritora estadunidense bell hooks, a história contada trata da construção de identidade pelas crianças, especialmente negras, com auxílio de uma manifestação potente entre os jovens: o hip hop.

Esta contação se inspira em uma história vibrante que capta a energia do que é ser um menino dentro da cultura do hip-hop. Mostrando de forma sensível todas as contradições que permeiam a vida dos pequenos em busca da própria masculinidade, a autora amplia o leque de possibilidades para o que significa ser um menino.

22/4, sábado, das 14h às 14h45
Sem retirada de ingressos

oficina
Danço, logo existo
Com Trupe Fulô no Asfalto

Dançar para expressar a nossa existência, colocar o corpo em jogo com tempo, ritmo e na relação com o outro a fim de estabelecer uma relação saudável com a cultura e identidades diversas. Esse é o convite para famílias dançarem juntas!

22/4, sábado, das 14h45 às 15h30
Entrega de senhas no dia e local da atividade.

intervenção
Aquilombar! Capoeira Angola

Roda pra assistir mas sobretudo jogar junto. A ideia é contribuir para a garantia do mais amplo acesso da população a essa relevante prática cultural de matriz afro-brasileira.
Com a capoeira pretende-se, portanto, transmitir aos participantes o repertório de movimentos e de músicas proveniente da pesquisa do grupo “Angoleiros do Sertão”, que visa resgatar a influência da cultura dos povos africanos escravizados no Brasil, no sentido de positivar as suas estratégias de resistência à colonização. Nesse sentido a capoeira, que muitas vezes é confundida com uma dança, será transmitida, sobretudo, como uma luta pela liberdade.

23/4, domingo, das 15h às 17h.
7/5, domingo, das 10h às 12h. (Trianon-Masp)


Florêncio de Abreu

oficina
Dança, saúde e ancestralidade
Com Elis Trindade e Vitor da Trindade

Vivência sobre a música ancestral afro-brasileira e suas coreografias que englobam os ritmos do Maracatu do Recife, do Jongo do sudeste e movimentos das tradições afrodescendentes em geral, incluindo os ritmos do Candomblé e suas ramificações como o samba-reggae ou axé music, o afoxé e outros. Como todo o processo coreográfico afro-brasileiro, os movimentos se acompanham de cantigas que poderão ser cantadas enquanto da dança em si.

As danças aqui propostas trazem memórias ao corpo que são histórias já vividas pela maioria das pessoas brasileiras, através dos antepassados e dos familiares chegando de localidades distintas, como trabalhadores que contam e brincam as vivências de suas infâncias e juventude. Memórias que são rejuvenescedoras e curadoras através da alegria e da lembrança de estarmos vivos.

Elis Trindade tem formação em Arte com habilitação em Dança pela Faculdade Paulista de Artes. Coreógrafa e coordenadora cultural do Teatro Popular Solano Trindade.

Vitor Trindade é doutorando em Filosofia pela Universidade Franz List (Alemanha), mestre em etnomusicologia pela ECA-USP e bacharel em música popular pela Fito-Osasco. É herdeiro do patrimônio cultural da Família Solano Trindade, neto de Solano e filho da folclorista multimídia Raquel Trindade.

13/4, quinta, das 16h45 às 17h45 e das 17h45 às 18h45
14/4, sexta, das 7h às 8h e das 12h às 13h
A partir de 12 anos.
Inscrições de 1 a 12/4 em centralrelacionamento.sescsp.org.br.

oficina
Fitoterapia e autonomia para mulheres
Com o Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde

As mulheres são convidadas a conhecer práticas integrativas para cuidado de si e ampliação da autonomia nos cuidados de saúde, numa perspectiva feminista.
Nos encontros serão abordados os temas: doenças e desequilíbrios comuns em pessoas com útero e/ou vulva, tratamentos fitoterápicos para os problemas ginecológicos mais comuns, principais plantas utilizadas na experiência do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde e construção de autonomia.

O Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde é uma organização não-governamental que desenvolve há quase 40 anos um trabalho com foco em atenção primária em saúde das mulheres, com uma perspectiva feminista e humanizada.

14/4, sexta, das 9h às 13h.
A partir de 16 anos.
Inscrições de 3 a 13/4 em centralrelacionamento.sescsp.org.br

curso
A saúde na perspectiva indígena

Para os povos originários, saúde envolve a integração entre corpo, mente, espírito e ambiente. Neste curso, a pesquisadora Kellen Natalice, da etnia Guarani-Kaiowá, apresenta uma visão de saúde que não separa a anatomia e a fisiologia da cosmologia, dos conhecimentos, da natureza, do território e do espiritual.

Kellen Natalice Vilharva é Doutoranda em Clínica Médica (Unicamp), Mestra em Biologia geral (UFGD)  e graduada em Ciências Biológicas (UEMS), com pesquisa dedicada à etnofarmacologia, área que abarca estudos antropológicos e fármaco-toxicológicos das substâncias utilizadas em tratamentos de saúde. Da etnia Guarani-Kaiowá, viveu na reserva indígena de Jaguapiru, em Dourados (MS).

18 e 19/4, terça e quarta, das 18h30 às 20h.
A partir de 16 anos.
Inscrições de 1 a 14/4 em centralrelacionamento.sescsp.org.br

oficina
Escalda-pés aromaterapêuticos

Os pés são a base de sustentação do corpo da maioria das pessoas. Neles estão presentes cerca de 70 mil terminações nervosas, portanto o cuidado e estimulação dos pés pode trazer reflexo imediato na sensação de bem-estar em todo o corpo.

A técnica de escalda-pés pode auxiliar no relaxamento corporal e minimização do desgaste físico e mental através da junção de técnicas (aromaterapia por óleos essenciais, plantas medicinais e banho medicinal).

Nesta oficina de escalda-pés aromaterapêuticos, as pessoas participantes irão produzir o próprio sal para escalda-pés, com função relaxante ou estimulante, e conhecer os benefícios da técnica.

Com Suzana da Costa Longo, artesã, professora, aromaterapeuta e produtora de cosméticos naturais


20/4, quinta, das 16h às 17h30.
A partir de 12 anos.
Inscrições no local.


Interlagos

palestra
Fitoterapia e Plantas Medicinais: Saberes Ancestrais

A nutricionista e pesquisadora Jane Glebia, com pós-graduação em Fitoterapia e Plantas medicinais traz para o diálogo a importância do conhecimento dessa medicina tradicional. Fala sobre a prática do uso de garrafadas, banho de assento, gargarejo, emplastro e outras formas terapêuticas com as plantas medicinais praticadas em sua comunidade quilombola e ribeirinha de Mangabeira-PA na Amazônia.

15/4 das 13:30 as 14:30.
A partir de 10 anos.

exposição
Aromaterapia, ancestralidade e oficina de spray aromático
Vamos explorar o universo vegetal dos aromas, como podemos extrair suas melhores fragrâncias de forma correta, descomplicada e consciente, aproveitando de seus múltiplos usos, revelando os saberes dessas ervas, que vieram ocupar esse Planeta muito antes de nós, além de refletir sobre o fato de sermos hoje, os ancestrais daqueles que virão.¿

Abordaremos quais ervas podem ser associadas na busca do bem estar mental, físico e espiritual para cada ciclo do das nossas vidas. ¿

Feira expositiva com produtos naturais e oficina onde cada participante fará seu próprio spray aromático, pra levar contigo e manter viva essas memórias ancestrais.
Feira expositiva: 10h as 15h
Oficina Spray Aromático: 11:30 as 12:30 (para 25 participantes, senhas por ordem de chegada)
Vamos explorar o universo vegetal dos aromas, como podemos extrair suas melhores fragrâncias de forma correta, descomplicada e consciente, aproveitando de seus múltiplos usos, revelando os saberes dessas ervas, que vieram ocupar esse Planeta muito antes de nós, além de refletir sobre o fato de sermos hoje, os ancestrais daqueles que virão.¿

Abordaremos quais ervas podem ser associadas na busca do bem estar mental, físico e espiritual para cada ciclo do das nossas vidas.

Feira expositiva com produtos naturais e oficina onde cada participante fará seu próprio spray aromático, pra levar contigo e manter viva essas memórias ancestrais.

Feira expositiva: 10h as 15h
Oficina Spray Aromático: 11:30 as 12:30
Dia 15/4, sábado, das 11h às 15h
A partir de 10 anos

feira
Plantas medicinais e escalda pés
Com Romária Sampaio.


Exposição de plantas medicinais a fim de fomentar o diálogo, trocas de saberes sobre as ervas e seus usos para cuidados em saúde.
automassagem.

Romária Sampaio, neta e filha de uma linhagem baiana, chegou no Grajaú (extremo da zona sul de SP) aos quatro anos de idade. A partir de uma vivência familiar com práticas de benzimento e medicina popular, sentiu o pulsar de continuar esse legado e então, deu início a jornada de estudos e vivências com quilombolas, curandeiros, raizeiros, benzedeiras em vários estados brasileiros (RJ,GO, BA, PE). Possui pós-graduação em Fitoterapia Brasileira e Chinesa e desde 2016 ao criar Receitas da Vó, facilita encontros no âmbito de saberes populares para valorização do saber popular na periferia e a ampliação do cuidado em saúde através das plantas medicinais.

16/4, domingo, das 10h às 15h
A partir de 10 anos

oficina
Aromaterapia, fitoterapia e oficina travesseiro de ervas
Com Suzana da Costa Longo

Produção artesanal educativa de travesseiro de ervas com orientações passo a passo ao público.

Suzana da Costa Longo, é aromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais fitoterápicos. É também arte educadora e mestre em Artes – UFF.

16/4, domingo, das 11h às 15h.
A partir de 10 anos

vivência
Hatha Yoga

Práticas conduzidas pela professora especialista Kiki Zerbini, que proporcionará técnicas de expansão respiratória, desaceleração do metabolismo, fortalecimento, equilíbrio e alongamento corporal, descontração, relaxamento e concentração a partir do processo meditativo.

22 e 23/4, sábado e domingo, das 11h às 12h.
A partir de 16 anos


Ipiranga

oficina
Ikebana
Com Márcia Hirata.

Apresentação da técnica de produção de arranjos florais que surgiu na Índia e ganhou projeção no Japão. Ikebana significa “flores vivas” e a produção dos arranjos preserva sua ligação originária como oferenda religiosa, mas seu resultado se expandiu para a ornamentação de ambientes.

15 e 16/4, sábado e domingo, das 14h às 16h.
Retirada de ingressos 30 minutos antes da atividade.
A partir de 16 anos.

palestra
Reflexões sobre o trabalho e modos de produção na contemporaneidade
Com Marilane Oliveira, Jera Guarani e Soraia Chung Saura.

Marilane Oliveira (Economista) e Jera Guarani (Pedagoga) apresentam reflexões sobre a crise do modelo de produção na atualidade e o estado precário da saúde das pessoas e do planeta, além de apontar para a emergência da tomada de decisões na sociedade no sentido de reverter o evidente esgotamento que atinge recursos naturais e corpos de sujeitos que os transformam em produtos. Com mediação de Soraia Chung.

Marilane Oliveira Teixeira é economista, doutora e pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp, assessora sindical, membro do Fórum Permanente em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores Ameaçados pela Terceirização e pesquisadora na área de relações de trabalho e gênero.  

Jerá Guarani é pedagoga, foi professora e diretora da Escola Estadual Indígena Gwyra Pepó. É agricultora e liderança Guarani Mbya da Terra Indígena Tenondé Porã, no extremo sul de São Paulo, onde também realiza projetos culturais e documentários.

Soraia Chung Saura é doutora em Antropologia do Imaginário pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo com a tese: Planeta de Boieiros, culturas populares e educação de sensibilidade no imaginário do bumba-meu-boi.(2008).

18/4, terça, das 18h às 21h

oficina
Crochê em Círculo – do centro à expansão
Com Coletivo Meio Fio.

Neste encontro, os participantes são convidados a crochetarem em formato circular e escolherem cores a partir do centro para a expansão da tecitura pessoal. Tecer círculos requer contagem de pontos e a concentração plena será ativada por esse fazer.

21/4, sexta, das 14h às 17h
A partir de 16 anos.
Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência.

oficina
Eu Borboleta
Com Coletivo Meiofio

Oficina na qual borboletas são bordadas e recebem a foto do rosto dos participantes, através de um processo de transferência térmica. As fotos dos participantes serão tiradas no início da atividade.

22/4, sábado, das 14h às 17h
A partir de 12 anos.
Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência.

oficina
Bordadoleta
Com Coletivo Meiofio

Os participantes são convidados a bordarem em madeira um móbile de borboleta. No vai e vem dos fios, a atividade propõe conhecer os movimentos do corpo e do fazer manual e imaginar novos voos nas asas de uma borboleta.

23/4, domingo, das 14h às 17h
Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência.


Itaquera

bate-papo
Saúde Mental e Periferia
Com Coletivo PerifAnálise

Conversa sobre acessibilidade, pertencimento, identidades, racialidades e a importância das políticas públicas como garantia de direitos, e seus impactos na saúde mental.

PerifAnálise é coletivo de pessoas periféricas, psicólogas(os) e psicanalistas, que se propõe a aproximar a psicanálise e a periferia, a partir de uma dimensão territorial.

22/4, sábado, das 14h às 16h.
A partir de 14 anos.
Sem retirada de ingressos.

Desacelerando: Um convite para meditar
Com Educadores de Atividades Físico-Esportivas do Sesc.

A meditação é uma técnica ancestral que promove um estado de calma e tranquilidade. Estes encontros terão como intenção o relaxamento do corpo e da mente, a valorização do tempo pessoal, e despertar a curiosidade e o interesse para a prática.

16 e 23/4, domingos, das 10h às 11h
Não recomendado para menores de 16 anos – Autoclassificação


Mogi das Cruzes

oficina
A sustentável leveza de ser
Com Escritor Sacolinha e a nutricionista Talita Couto.

Na conversa com o público, o escritor Sacolinha passará sua experiência com a produção e o consumo do suco vivo, também conhecido como suco verde e suco detox. O suco vivo é um tipo de alimento que concentra uma grande parte dos nutrientes que precisamos ingerir diariamente. Usa-se, basicamente, frutas e vegetais como ingredientes e um processador como equipamento. Enquanto vai produzindo o suco, o escritor discorre sobre livros, leitura e literatura.

Sacolinha (Ademiro Alves de Sousa) é formado em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). É escritor, autor de romances e livros de contos e crônicas. Em sua trajetória já esteve em programas de televisão como Jô (TV Globo), Provocações, Metrópolis e Manos e Minas (TV Cultura). Trabalhou na secretaria de cultura do município de Suzano por oito anos (2005 à 2012), onde desenvolveu centenas de projetos de incentivo à leitura e de divulgação dos novos escritores.

Tradução Simultânea em LIBRAS

15/4, sábado, das 14h às 16h
Distribuição de senhas na portaria 30 minutos antes do início da atividade.

bate-papo
Dona Ivone Lara na luta antimanicomial
Com Domênica dos Reis, Creuza Santos e André Nader. Mediação de Ivani Oliveira.

Muito reconhecida por sua importância no samba, Dona Ivone Lara teve uma importante atuação junto à médica psiquiátrica Nise da Silveira. Trabalhando a seu lado como enfermeira, Dona Ivone ajudou a desenvolver o projeto inovador de cuidados humanizados em saúde mental, baseados na terapia ocupacional e na arte-terapia, que influenciaram na luta antimanicomial no Brasil e no desenvolvimento dos tratamentos modernos em saúde mental.

Com Tradução Simultânea em LIBRAS

Domênica dos Reis compõe um grupo de estudos em terapia ocupacional na UFSCar e contribuiu na pesquisa sobre a atuação de D. Ivone nessa área.
Creuza Santos é psicóloga que participou ativamente do atendimento em saúde mental em Mogi, inclusive durante a reforma psiquiátrica.
André Nader é psicólogo e pesquisador das áreas de saúde pública, saúde mental, reforma psiquiátrica, psicanálise e política e autor do livro “O não ao manicômio: fronteiras, estratégias e perigos (2019)”.
Mediação de Ivani Oliveira. Psicóloga, integrante do Instituto Afro Amparo Saúde, docente e supervisora de estágios da Unicid. Local: do Teatro Manoel Bezerra de Melo – UMC.

19/4, quarta, das 19h às 21h
Sem retirada de ingressos.

vivência
Arquearia technoguiada meditativa
Com Plenitude Bem Estar

Introdução à Arquearia por meio de Suporte Tecnológico, com intuito de fomentar competências cognitivas e emocionais no cotidiano. Os participantes receberão instruções sobre manejo do arco e flecha, bem como do fone de ouvido. Efetuam o disparo das flechas no alvo, de acordo com os estímulos de narração promovidos com ênfase em foco prevenção de acidentes e metas de vida.

21/4, sexta, das 10h às 13h e das 14h às 17h
Sem retirada de ingressos.

vivência
Movimentação somática para gestantes

A prática somática se baseia na consciência corporal e em viver o tempo presente, resgatando todas as percepções, movimentos e nuances que as gestante, particularmente está lidando. As novas mães serão convidadas a explorar os espaços, a se movimentar com mais facilidade e trabalhar aspectos emocionais.
Com Valéria Duarte Garcia, educadora física e doutora em neurociência e comportamento.

23/4, domingo, das 14h às 15h30.
Inscrições em centralrelacionamento.sescsp.org.br.


Osasco

aula aberta
Alongamento Flow

O alongamento flow é uma forma de mobilizar as articulações, estimular as fáscias, alongar os músculos, colocar o corpo em um fluxo combinado de movimentos e posturas com inspirações em modalidades distintas como pilates, yoga, rolfing, tai chi chuan e outros).

13/4, quinta, das 17h às 18h e das 19h às 20h.
Local: Centro de Eventos Pedro Bortolosso.

aula aberta
Yoga…Simplicidade

O Yoga é uma prática corporal em que realizamos diferentes posturas físicas, exercícios respiratórios, técnicas de relaxamento e meditação. É uma prática que promove a melhoria da consciência corporal, o alívio das tensões e a sensação de bem estar. Aliada a esse conjunto de técnicas, existe ainda, uma filosofia que inspira a busca do autoconhecimento e  da qualidade de vida.    

18/4, terça, das 17h às 18h e das 19h às 20h.
Local: Centro de Eventos Pedro Bortolosso.


Pompeia

fórum
Qualidade de Vida nas Organizações: Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador
Com Alexandre Coimbra do Amaral, Gracia Elizabeth Fragala, Milton de Arruda Martins e outros.

Voltado para representantes dos setores de recursos humanos e benefícios, visa disseminar conhecimentos e boas práticas no sentido de promover a socialização e o acesso às múltiplas possibilidades.

11/4, terça, das 17h às 21h30.
12/4, quarta, das 10h às 20h.
Ação Híbrida (Online e Presencial).
A partir de 16 anos.
Inscrições a partir de 28/3 em centralrelacionamento.sescsp.org.br.

oficina
Defesa pessoal para mulheres e LGBTQIAP+
Com Luciana Januzzi.

Com o intuito de apresentar noções de autodefesa, serão transmitidas orientações sobre condutas seguras, técnicas de escapatórias e golpes traumáticos, para quem tem pouco ou nenhum conhecimento em defesa pessoal.

15 e 22/4, sábados, das 10h às 13h.
Inscrições a partir de 28/3 em centralrelacionamento.sescsp.org.br.

bate-papo
O Reconhecimento do Trabalho
Com Coletivo Entrelaços.

Os novos paradigmas existentes no mundo do trabalho têm como principal característica o termo trabalhador invisível, que se tornou recorrente por caracterizar tipos de ocupação, em geral com baixa qualificação, com pouco ou nenhum vínculo empregatício, em sua grande maioria temporário e que se encontra fora dos sistemas de proteção social. Esse tipo de ocupação, muito presente na informalidade, gera uma invisibilidade social pois não existem vínculos nem com o Estado nem com as instituições civis. Tal fenômeno possui diversas causas e varia de acordo com os diferentes contextos em que estão inseridos. O objetivo deste bate-papo é trazer reflexões acerca dessa temática, mostrando a existência desses trabalhadores a partir da própria voz deles, a partir da própria narrativa. Tendo como eixo a discussão da vida como narrativa e não como uma lista de tarefas.

19/4, quarta, das 19h às 20h30.
A partir de 14 anos.
Sem retirada de ingressos.

bate-papo
Saúde financeira para a pessoa idosa
com Ana Paula Viude.

Encontro que tem como objetivo refletir sobre bem-estar financeiro através da orientações sobre organização financeira, formação de reserva, empréstimo consignado e golpes financeiros. Serão questões abordadas como “O que é o crédito consignado e quais os riscos? Como se organizar para ter reserva financeira? Como se proteger de golpes financeiros”.

Ana Paula Viude é planejadora e educadora financeira, formada em Ciências Contábeis, com especializações em Controladoria e Educação Financeira. Participação em cursos e grupos de estudos nas áreas de Psicologia Econômica e Psicologia do Dinheiro, além de atuar com projetos/palestras relacionados a educação financeira para crianças e jovens.

20/4, quinta, das 13h30 às 15h


show
Samba do Professor
com Luana Bayô

O Samba do Professor foi fundado em 2015, através da iniciativa de professores da rede de ensino básico da cidade de São Paulo. Tem como objetivo a difusão de conteúdos relacionados à pauta dos direitos humanos, educação e cultura, através da linguagem do Samba. Realiza tradicionalmente ao terceiro sábado do mês, sua roda de samba no Largo da Lapa, Lapa de Baixo/SP, ao lado da estação da linha 7 Rubi, local de intenso fluxo de trabalhadoras e trabalhadores que se locomovem cotidianamente pela cidade. Aliado ao rico repertório que vai do samba raiz ao samba moderno, possui obras autorais, que resultaram na gravação de 3 trabalhos: EP “Samba do Professor” (2016); Disco “A Lapa daqui também sabe sambar”(2019); Documentário “Sambista serei” (2021). Todos disponibilizados nas principais plataformas digitais.

23/4, domingo, das 17h às 18h30


Santana

aula aberta
Inspirar a vida com práticas saudáveis

Apresentação de prática corporais capazes de orientar caminhos para a construção de uma melhor qualidade de vida tendo a consciência corporal como um dos dispositivos que favorecem o conhecimento e a apropriação dos corpo e a potencialização da vida.

2/4 – Meditação Sonora com flautas e tigelas tibetanas.
9/4 – Acupressura
16/4 – Pindas
23/4 – Chi-Kung
30/4 – Meditação, pulsação e evento.

De 16 a 30/4, domingos, das 10h30 às 12h


Santo Amaro

aula aberta
Yoga: Bem-Estar e Meditação

Estilo de Yoga tradicional que busca o bem estar físico, mental e emocional através da prática de ásanas (posturas físicas), pranayamas (técnicas de respiração), meditação e relaxamento.

11 e 13/4, terça e quinta, das 11h às 12h e das 17h às 18h.
A partir de 16 anos.

vivência
Atenção Plena

Prática para se concentrar completamente no presente, as preocupações com passado e futuro dão lugar à uma consciência avançada do “agora”, que inclui percepção de sentimentos, sensações e ambiente.

12/4, quarta, às 11h45, 13h45, 15h45, 17h45 e às 19h45.
Duração de 15 minutos.
A partir de 12 anos.
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.


feira
Alimentos Orgânicos e Agroecológicos

Uma das ações dos produtores do extremo sul de São Paulo é a colheita e o escoamento da produção por meio de cestas orgânicas no sistema ciclo curto, ao qual fortalece o produtor e aproxima o consumidor aos alimentos frescos, local e sem aditivos e defensivos químicos.

13/4, quinta, das 11h às 16h.

bate-papo e vivência
Medite e Seja Mais Feliz
Com Monja Gen Kelsang Mudita.

Compreendendo que meditar é familiarizar nossa mente com virtude e que virtude é um fenômeno cuja principal função é produzir felicidade, definitivamente vamos querer aprender a meditar. Por quê? Porque quando desenvolvemos mentes virtuosas, estamos criando causas para experienciar o efeito de felicidade. Nesta palestra podemos tentar meditar num objeto virtuoso.

Gen Kelsang Mudita é Diretora Espiritual Nacional da Nova Tradição Kadampa e Professora Residente no Centro de Meditação Kadampa Mahabodhi, em São Paulo. Há mais de 15 anos é discípula de Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche e dedica sua vida para o florescimento do Dharma Kadam no Brasil. G

13/4, quinta, das 19h30 às 21h.
A partir de 16 anos.

vivência
Paisagens da Boca…Um Encontro com os Chás

A partir de uma abordagem estética e ecológica, que enfatiza nossos vínculos relacionais com todas as formas de vida, entraremos em contato com as paisagens evocadas pelo encontro com os mundos vegetais. Será conduzida uma meditação de ativação do corpo sensível para a degustação de um chá especial.

15/4, sábado, das 12h às 13h30.
A partir de 12 anos.
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

vivência
Espaço Saúde

Espaço com massagens, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional com o objetivo de orientar sobre temas relacionados à saúde. Serão oferecidos neste espaço, a reflexologia podal, acupuntura com sementes, maca massagem, quick massage e testes preventivos.

16/4, domingo, das 11h às 17h.
A partir de 16 anos.

passeio
Mão na Terra

Neste passeio e visita que adentra o Sítio Nossa Vida, o agricultor agroecológico, membro da Associação de Produtores Orgânicos, Albert Sassaki, e Lia Goes, membra da Cooperapas,  conduzirão os participantes na oficina de compostagem, preparação, adubação e plantio, colheita de verduras, legumes e frutas, passeio pela trilha e almoço.

O objetivo é trabalhar a saúde mental por meio do resgate do fazer e rotina rural e das memórias afetivas que estas vivências proporcionam. Apresentar a importância da alimentação saudável, comida de verdade, sem veneno.

8/4, sábado, das 7h30 às 18h.
A partir de 7 anos.
Inscrição e pagamento na Central de Atendimento.

vivência
Qi Gong ou Chi Kung
Com Maria Lucia Lee

O chi kung, também conhecido como qi gong ou chi gung, é uma arte que pretende desenvolver o que a tradição chinesa entende por “energia vital”, isto é, o “chi”. Nesse sentido, essa prática diz ser capaz de alterar e controlar o movimento do chi dentro do corpo do praticante e com isso alcançar longevidade física. Estes exercícios têm a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia Chi no corpo.

Maria Lucia Lee é bacharel em Física pelo Instituto de Ciências da USP (1972), professora aposentada do Departamento de Artes Corporais da UNICAMP. Desde 1978 dedica-se ao ensino e pesquisa do pensamento chinês e das artes corporais da Medicina Tradicional Chinesa.

8/4, sábado, das 11h30 às 12h30
A partir de 12 anos

vivência
Taissô
Com Marcio Rogério Melitto Valério.

Prática de ginástica japonesa, inspirada na Natureza (montanhas, vento, árvores) e nos animais. Traz elementos do Tai Chi, Chi Kun e Yoga. Trabalha-se força, alongamento, respiração e imaginação.

4/4, terça, das 11h às 12h, das 15h às 16h, das 17h às 18h e das 19h às 20h.
A partir de 16 anos.

vivência
Liang Gong
Com Davi Palma.

A ginástica terapêutica denominada Lian Gong é uma prática corporal chinesa que proporciona o fortalecimento harmonioso do corpo e permite que o indivíduo se mova sempre respeitando suas condições físicas.

Davi Palma é graduado em Educação física, pós graduado em psicologia dos esportes, acupunturista. Formado em Medicina Tradicional Chinesa e Chi Kung com estágio no Hospital de Ortopedia de Benjin/China. Palestrante,  professor de técnicas integrativas em cursos de formação de massoterapia, instrutor de Mindfulness.

6/4, quinta, das 11h às 12h, das 15h às 16h, das 17h às 18h e das 19h às 20h.
A partir de 12 anos.


Santo André

vivência
Jardin Zen- Construção e Prática

Os jardins de pedra japoneses, situados principalmente dentro de Templos de linhagem Zen, têm o poder de transmitir e conduzir para um clima de serenidade, paz, quietude e equilíbrio. Nesta vivência, propomos trazer este clima para nossa vida diária, construindo um pequeno jardim, num ambiente introspectivo e tranquilo.

14/4, sexta, das 9h30 às 17h30.
16/4, domingo, das 14h às 15h30.
A partir de 16 anos.

workshop
Equilíbrio emocional, mental e físico- Técnica Homeostase Informacional (HQI)

Diariamente, recebemos uma avalanche de informações provenientes do ambiente virtual, trabalho, família e convívio social. Tanta informação pode causar a perda do equilibrio emocional, mental e físico. Conheça a técnica da Homesostase Informacional (HQI) permite que o indivíduo tenha autonomia na busca de seus próprios recursos naturais para alcançar o equilíbrio e maior qualidade de vida.

15/4, sábado, das 14h às 18h.
A partir de 18 anos.

vivência
Lounge RelaxaMente

Experiência de 10 minutos com a prática guiada de meditação pela respiração consciente.
16/4, domingo, das 13h às 18h.
A partir de 18 anos.

vivência
Afetoterapêuticos

Intervenção artística colaborativa numa farmácia bem diferente, onde os participantes são convidados a fazer um remédio afetoterapêutico. Cápsulas cheias de afeto, com posologia livre, e sem nenhuma contraindicação, para serem receitadas as pessoas que nos são importantes.

16/4, domingo, das 14h às 18h.
A partir de 12 anos.

vivência
Ambientes com plantas e qualidade de vida

A presença de plantas no ambiente de trabalho e doméstico é comprovadamente uma maneira de trazer mais bem estar e qualidade de vida. Melhora a qualidade do ar diminuíndo a umidade e particulas de poeira, e reduz o estresse fisiológico e psicológico. Nessa oficina, conheça outros benefícios e aprenda como fazer um kokedama com plantas para ambientes internos.

16/4, domingo, das 15h30 às 16h30.
A partir de 12 anos.


São Caetano

vivência
Lounge Relaxamente
Técnica de relaxamento a partir de micro-experiência em Instalação Lounge com suporte tecnológico.
13/4, quinta, das 16h às 20h.

aula aberta
Yoga Restaurativa

Prática de âncoras de relaxamento para uma reestruturação cognitiva a partir de estudos sobre a ciência e a filosofia da pausa, do descanso e dispositivos que geram segurança ao organismo.

14/4, sexta, das 11h às 12h, das 14h às 15h30, das 16h às 17h, das 19h às 20h30 e das 9h30 às 10h30.

vivência
Yoga e Respiração

Aula especial com ênfase na respiração e exercícios de controle rítmico.

17 e 19/4, segunda e quarta, das 7h às 8h, das 11h às 12h, das 17h às 18h e das 20h às 21h.
18 e 20/4, terça e quinta, das 10h às 11h e 12h às 13h.


Vila Mariana

aula aberta
Alongamento com cadeiras
13 a 19/4, terça a sexta, das 9h20 às 10h e das 18h20 às 19h.

palestra
A empatia como ferramenta para gestão de conflitos
Com Sandra Caselato e Yuri Haasz.

Conversa sobre técnicas de Comunicação Não Violenta (CNV) que buscam promover a transformação do paradigma de dominação para o de parceria e cocriação, onde as necessidades de todes importam igualmente, com a intenção de contribuir para uma sociedade mais empática e centrada na vida.
13/4, quinta, das 19h30 às 21h.
A partir de 18 anos.

bate-papo
Ações sobre Economia do Cuidado

Conforme definição da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho de cuidado, que pode ou não ser remunerado, envolve dois tipos de atividades: as diretas, como alimentar um bebê ou cuidar de um doente, e as indiretas, como cozinhar ou limpar.

Em linhas gerais, há uma imposição social às mulheres para a criação dos filhos, do cuidado com parentes idosos e do gerenciamento da casa sem que as tarefas exercidas e o tempo demandado por elas sejam financeiramente recompensados, reconhecidos ou apoiados da porta de casa para fora (ou até para dentro), como por governanças, legisladores e a sociedade em geral.

Neste bate-papo , Leandro Ziotto e Marina Rosolem, da 4daddy, propõem abordagem para a discussão do assunto de forma leve e criativa, encontrando pontos de conexão entre os participantes.

15/4, sábado, das 11h às 12h30.

ocupação
Brincadeiras maternas e paternas
22 e 23/4, sábado e domingo, das 15h às 18h.

vivência
Tambores Flow – O caminho interno

Técnica de meditação acompanhado de tambores e outros instrumentos.

Mônica Jurado é arquiteta, atriz, locutora, professora. Sonha tornar a meditação simples, eficiente, criativa e espalhar os benefícios do meditar com tambores.
22/4, sábado, das 18h às 20h.

Interior e Litoral

Araraquara

vivência
Corporeidades: Movimentos e autoconhecimento

A atividade propõe aproximações entre manifestações corporais como danças circulares com percepções sobre saberes ancestrais, pertença e autocuidado.
2 e 9/4, domingos, das 10h às 11h30
23 e 30/4, domingos, das 10h às 13h

palestra
Espaços de cultura enquanto produtores de saúde

Mesa temática que apresenta o conceito de Bem Viver, cosmovisão de comunidades tradicionais, e propõe reflexões acerca de suas possíveis contribuições à promoção de saúde e qualidade de vida. 

12/4, quarta, das 19h às 21h.
A partir de 16 anos.

vivência
Um toque de Ijexá: Gestos, respirações e sons para o autocuidado
Com Rose Maria de Souza.

Rose Maria de Souza é mestre em Ciências da Religião, graduada em Educação Física, artista, brincante, danca-educadora, coreógrafa e bailarina.
16/4, domingo, das 10h às 11h30.


Bauru

vivência
Saúde ou autocobrança

Bate-papo com o professor e terapeuta Bruno Carrasco evidencia o risco de realizarmos uma auto-cobrança exagerada ao tentarmos adquirir novos hábitos de vida mais saudáveis. Na sequência as Educadoras do Sesc trarão uma aula de Hatha Yoga dialogando com as reflexões propostas.

Aula aberta: Yoga
Com Educadoras do Sesc
16/04 | 11h30

Bate-papo: Saúde ou auto-cobrança?
Com Bruno Carrasco, filósofo, pedagogo e psicólogo, atua como terapeuta e professor
16/04 | 10h30

16/4, domingo, das 10h30 às 12h30.
A partir de 12 anos.

oficina
Planejando sua alimentação semanal
Com Maria Grossi.

Bate-papo com a nutricionista Maria Grossi nos auxiliará a fazer boas escolhas e preparações para quem passa o dia fora de casa e precisa se alimentar de forma saudável.

20/4, quinta, das 19h30 às 21h.
A partir de 12 anos.


Bertioga

aula aberta
Alongamento
Exercícios de mobilidade articular para melhorar a flexibilidade e proporcionar bem-estar.

13 e 20/4, quintas, das 10h às 11h.
15 e 22/4, sábados, das 8h às 9h.
A partir de 12 anos.

aula aberta
Yoga

Prática de origem indiana que busca promover o autoconhecimento, o relaxamento e o bem-estar por meio de exercícios respiratórios (pranayamas), posturas físicas (ásanas) e meditação.

De 14 a 21/4, quartas e sextas, das 8h30 às 9h30.
16 e 23/4, domingos, das 8h às 9h.
A partir de 12 anos.

vivência
Yoga no Método Shivananda – Um Modelo Universal

O método Sivananda consiste em uma sequência fechada de posturas, respirações e meditações. São 12 posturas que visam trabalhar o corpo de uma forma completa. Os exercícios de respiração servem como uma preparação para a prática, trazendo mais a atenção para o aqui e agora.

Diego Jovaneli Chebl é Bacharel em Educação Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; formação em yoga pelo Centro Internacional Sivananda de Yoga Vedanta; formação nível dois em Reiki Mikao Usui. Formação em mesa radiônica e radiestesia de imóveis; Curso de Florais de Bach. Possui experiências em: Chi Kung, Tai Chi Chuan, Ashtanga Yoga, Iyengar Yoga e Hatha Yoga.


16/4, domingo, das 9h30 às 11h.
A partir de 12 anos.

aula aberta
Danças Circulares
19/4, quarta, das 10h às 11h.
A partir de 12 anos.

vivência
Ashtanga Vinyasa Yoga – Completando a Série 

Ashtanga Yoga é um estilo tradicional que nasceu no sul da Índia, na cidade de Mysore. O método é caracterizado pela prática de séries fixas de posturas que são conectadas por uma respiração calma e fluída. A série é aprendida gradualmente em um processo individualizado, conforme memorização e realização do praticante.

23/4, domingo, das 9h30 às 11h.
A partir de 12 anos.


Jundiaí

oficina
Praticas corporais orientais: Qi Gong (Chi Kung)
com André Maróstica

Experimentar as diversas linhas da práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que envolvem movimento ou manipulação corporal, atitude mental e respiração com intuito de equilibrar a energia vital – Qi. As práticas da MTC são recomendadas para promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como prevenção de agravos e doenças, como o lian gong, chi gong (qigong, chi kung).

De 12 a 21/4, quartas e sextas, das 9h às 10h
A partir de 12 anos.
Inscrições em centralrelacionamento.sescsp.org.br.

vivência
Caminhada e meditação pelo Jardim Botânico
com educadores do Sesc Jundiaí e Plenitude Bem Estar

Você já pensou ser possível perceber fenômenos corporais que ocorrem durante a caminhada? Batimentos cardíacos, frequência respiratória e coordenação corporal para caminhar são alguns dos elementos meditativos aprofundados na atividade “Mindful Walking – Caminhada Guiada Tecnológica”, atividade realizada por meio do Sistema Exclusivo de Áudio e Fones de ouvido, que efetua a narração da prática enquanto você caminha. Uma meditação em movimento com foco pleno no autoconhecimento, contemplação de paisagem natural e percepção de elementos da natureza, vivenciando a harmonia e propiciando bem-estar aos praticantes.

15/4, sábado, das 8h às 10h
A partir de 12 anos.
Inscrições em centralrelacionamento.sescsp.org.br

vivência
Brincando com a Yoga nos esportes
com Renata Von Poser

Yoga para crianças é baseada em histórias, brincadeiras e desafios corporais, especialmente elaborada para as diferentes faixas etárias a fim de oferecer os benefícios dessa prática milenar, contribuindo para o desenvolvimento holístico das crianças e jovens. De 3 a 13 anos Inscrições no local..

19 e 20/4, quarta e quinta, das 9h30 às 10h30


Registro

vivência
Chi Kung – Série Fundamental para Energia e Saúde
Com Anderson Severo

Métodos e práticas do Chi Kung – Série Fundamental para Energia e Saúde para o desenvolvimento físico, mental e energético do praticante.

De 16 a 30/4, domingos, das 10h às 11h
A partir de 16 anos
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Ribeirão Preto

oficina
Qualidade de vida com alimentação consciente e saudável

Reflexões sobre como o ato de se alimentar pode impactar positivamente a qualidade de vida dos indivíduos. Convidamos os presentes a explorarem os 5 sentidos durante o ato de se
alimentar, estimulando assim a (re)descoberta de nossa relação com o gosto e os sabores dos diferentes tipos de alimentos. Incentivamos uma quebra de barreiras para que o ato de se alimentarem seja realizado de forma mais consciente e presente. Todo esse contexto invita os presentes ao despertar da criatividade para a produção dos alimentos diversos de forma mais natural e saudável.

13/4, quinta, das 19h às 20h30
A partir de 16 anos.

vivência
Massagens em cadeiras
19/4, quarta, das 17h às 20h.
A partir de 14 anos.


Rio Preto

Cérebro ativo
Com Marina Pereira Zaiden e Marina Soares Facioli, terapeutas ocupacionais.

Nesta ação os participantes estimulam suas habilidades cognitivas como memória, atenção, concentração e resolução de problemas por meio de jogos e músicas.

13 a 27/4, quintas, das 15h às 16h30.

oficina
Yoga Vinyasa flow
Com Gisela Zeghini, instrutora de yoga.

O Vinyasa é uma das formas mais populares e modernas de Yoga. É um estilo dinâmico e esportivo de Yoga que geralmente é ensinado de forma fluida, com os praticantes se movendo através de diferentes sequências de posturas.

De 15 a 23/4, sábados e domingos, das 10h30 às 11h30
A partir de 12 anos.
Distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência.

oficina
Alimentação Natural
Com Casa dos Magos.

Nesta atividade os participantes irão conhecer alimentos ricos em nutrientes, preparar algumas receitas e degustar aquilo que faz bem para o corpo.

15/4, sábado, das 14h às 16h

Pro mundo ficar Odara
Com a Cia do Santo Forte.

18/4, terça, das 19h às 19h30
Sem retirada de ingressos.

oficina
Yoga e música
Com Gisela Zeghini, professora de yoga.

Prática do Vinyasa Flow com músicos rio-pretenses tocando um repertório variado.

18/4, terça, das 19h30 às 20h30.
Sem retirada de ingressos.

oficina
Vertebrados
Com Natane Circe, professora de dança Tribal e yoga.

A atividade explora as possibilidades da coluna vertebral por meio de técnicas do Yoga e da Dança, finalizando com uma sequência serpentinosa.

20/4, quinta, das 19h às 20h30.
Sem retirada de ingressos.


oficina
Mandala- Aprendendo a desenhar
Com Silvia Laura Rodrigues, professora de yoga e especialista em desenhos de mandalas.

Apresentação do significado da Mandala sua simbologia e desafio de desenhá-la com criatividade e fazendo uma conexão com seu eu.

22 e 29/4, sábados, das 15h às 17h.
A partir de 12 anos.


Santos

Qualidade de vida no cotidiano: desacelerar é possível
Com Alexandre Coimbra do Amaral.

Estamos diante de um funcionamento acelerado, e não como uma exceção, mas como regra social e cultural. O século XXI aponta, já em seus primórdios, com elementos (como o smartfone) que transformaram a comunicação humana, e como os laços sociais estão sendo construídos e sustentados. Um exemplo de como a tecnologia trouxe para o cotidiano uma revolução de hábitos, reduzindo drasticamente o tempo das interações, mas sobretudo o tempo da espera entre a pergunta e a resposta. O hábito de esperar passou a frustrar com muito mais rapidez e ênfase. O processo de desenvolvimento das relações humanas vem sendo, assim, metamorfoseado sucessivamente. O tempo passou a ser preenchido por tudo: mensagens, vídeos, podcasts. De repente, passamos a estar disponíveis para uma infinidade de conteúdos e de funções. A cada novo conteúdo, mais lembretes do que devemos ser ou fazer. Obviamente, esta disponibilidade é sobre humana, e mais ainda a espiral de tarefas a que somos convidados a partir deles. Entramos no funcionamento mais produtivista da sociedade até hoje: precisamos, ao mesmo tempo, performar no trabalho, na família, nas amizades, manter um corpo saudável, comer orgânicos, reciclar o lixo e cultivar hábitos de gratidão à vida. A exaustão se anuncia a cada esquina, como parte da imensa e intensa aventura de viver. Esta palestra quer conversar com os participantes sobre os efeitos da cultura deste século nas organizações. Que desafios os RHs das empresas têm tido? Que tipos de adoecimentos estão aparecendo no mundo do trabalho, como fruto deste tipo de organização social? O que pode ser feito como medida de transformação das culturas, visando mais saúde e melhor qualidade de vida no trabalho?

Alexandre Coimbra do Amaral possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Fumec (2000) e mestrado em Magister en Psicología Clínica pela Pontificia Universidad Católica de Chile (2002). É autor dos livros “Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise” e “De mãos dadas”. Atua nas seguintes áreas: saúde pública, atenção primária, equipes de saúde, interdisciplinaridade e teoria sistêmica. É colunista do jornal Valor Econômico, da Revista Crescer e do portal Lunetas do Instituto Alana. Trabalhou por quase 5 anos como psicólogo do programa televisivo “Encontro com Fátima Bernardes”. É apresentador do podcast Cartas a um Terapeuta.

19/4, quarta, das 15h às 16h
Transmissão no canal do Youtube do Sesc Santos
Não recomendado para menores de 16 anos Grátis.

vivência
Inspira – Eutonia
Com Célia Faustino.

Eutonia é uma prática corporal que visa a harmonização do tônus no cotidiano e nas atividades físicas, promovendo qualidade de vida. Proporciona consciência, autonomia e confiança; conhecimento prático da anatomia; postura e equilíbrio; alívio das tensões e prevenção de lesões; atenção e concentração; harmonização emocional e controle do estresse; repouso regenerador e resgate da vitalidade.

Célia Faustino é bailarina, musicista, eutonista, terapeuta e educadora corporal. Além de trabalhar como terapeuta corporal, Célia atua como intérprete-criadora em Dança desde 1994. Atualmente é diretora do Espaço de Consciência Corporal Célia Faustino.

13 e 15/4, quinta e sábado, das 16h às 17h30.
A partir de 16 anos.


São Carlos

oficina
O corpo sabe
Com Marta Kawamura, instrutora de Movimento Vital Expressivo pelo sistema Rio Aberto.

O corpo é morada de diversas inteligências e frequentemente nos fornece mensagens necessárias à saúde, à sobrevivência e ao conhecimento mais profundo de nós. O Movimento Vital Expressivo, propõe movimentos do corpo, liberação da voz, expressão, interação e observação de nós mesmos. Assim, vamos ampliando a percepção, reconhecendo sensações, escutando o nosso corpo e explorando novos espaços internos.

14 e 19/4, sexta e quarta, das 19h às 20h30.
A partir de 12 anos.
Inscrições em centralrelacionamento.sescsp.org.br.

Gratidão, Resiliência e Compaixão
Com Marcelo Anselmo.

Uma das dimensões mais latentes da saúde mental contemporânea está pautada no equilíbrio e respeito à bilateralidade benéfica nas relações humanas. Este fenômeno não é somente determinante para a sustentabilidade dos dias atuais, mas também para uma coletividade harmônica futura na vida pessoal e profissional. Este encontro destina-se a promover a sensibilização a respeito de competências socio-emocionais, visando a ressignificação de situações cotidianas por meio da aplicação da Gratidão (eu aceito), Resiliência (eu me adapto) e Compaixão (eu acolho o outro).

18/4, terça, das 11h30 às 12h30 das 19h30 às 21h.

Jardim Zen
Com Marcio Valério, terapeuta.

Os famosos Jardins de Pedra japoneses, comumente localizados dentro de templos de linhagem Zen, que dizem ter o poder de transmitir e conduzir à um clima de serenidade, paz, quietude e equilíbrio. Numa atmosfera serena e introspectiva a oficina propõe construir um pequeno jardim desde a moldura até as pequenas pedras, e mostrando que o zelar por ele, pode nos apaziguar, nos tranquilizar.

22/4, sábado, das 15h às 17h
Retirada de senhas no local da atividade com 30 minutos de antecedência.


São José dos Campos

vivência
Chá das 5 – uma experiência sensorial e tecnológica

A atividade que tem como objetivo fomentar a experiência dos aspectos sensoriais na degustação do chá, baseando-se em preceitos do “comer consciente – mindful eating”.

18 e 19/4, terça e quarta, das 10h às 19h.
A partir de 14 anos.

oficina
Corpo Vivo, Vida Viva – poéticas dançantes e saúde existencial

Aula aberta dedicada à prática somática e expressiva, com o objetivo de: (re)despertar o corpo e a sensibilidade, investigar e aprofundar o sentir como fonte de integração, vitalidade e comunicação com o mundo e revitalizar o corpo e a imaginação para ajudar a nascer o movimento autêntico.

Barbara Muglia é psicanalista, terapeuta integrativa e doula de parto e pós-parto, doutora em corpo e educação de sensibilidade, com formação pela USP.
 
20/4, quinta, das 9h30 às 11h, das 11h30 às 13h, das 16h às 17h30 e das 19h30 às 21h.
A partir de 16 anos.


Sorocaba

aula aberta
Manhãs de Yoga: Autoconhecimento e coletividade


Práticas que proporcionam a autopercepção e a percepção do outro, consciência de si através do próprio corpo e dos demais por meio da vivência coletiva de yoga.

2 a 30/4, domingos, das 10h30 às 12h.
A partir de 12 anos.

curso
Estado de presença nas 4 áreas da vida

Um ser humano mais presente cuida melhor de sua saúde, comunica-se mais assertivamente com sua família, realiza entregas mais qualificadas em seu trabalho e cria conexões com sua comunidade. Olhar para isso tudo, reconhecendo a experiência holística a partir do estado de presença, é a proposta dessas atividades.
Cada encontro terá como enfoque uma diferente área da vida, saúde, família, trabalho e relações sociais, proporcionando aos participantes um espaço de discussão e também de vivência prática sobre a vida em seus vários campos de realização. 


4 a 25/4, terças, das 19h30 às 21h30.
A partir de 16 anos.

oficina e bate-papo
Macramê em roda

Macramê é a arte milenar de tecer nós unicamente com as mãos. São amarrações em tramas e desenhos geométricos que remetem a sua origem. Macramê deriva da palavra árabe “migramah” e significa franja – sempre muito presente nas peças confeccionadas. Nessa oficina, a proposta é combinar o artesanato com uma deliciosa roda de conversa, onde as trocas tecem para além das tramas.

13 e 20/4, quintas, das 18h às 20h.
A partir de 16 anos.

vivência
Em cantos de Sorocaba: Sons da capoeira na Floresta Cultural

Entre os cantos e os encantos de Sorocaba, encontra-se a Floresta Cultural, um refúgio verde em meio a casas, prédios e condomínios do Parque 3 Meninos. Um excelente exemplo de iniciativa civil pública que vem transformando, desde 2016, esta área antes degradada, com lixo e entulho, através da mobilização de voluntários da comunidade.
Para que mais munícipes conheçam essa preciosidade de Sorocaba, e ajudem a fortalecer esse trabalho, faremos uma vivência a partir da rica musicalidade da capoeira no coração da floresta, ao pé da mangueira. Nessa proposta, os participantes desfrutarão da experiência de contato e integração com a natureza, enquanto são conduzidos por um olhar sensível e enraizado pela cultura da capoeira.

Em caso de chuva, a atividade será cancelada.
Ponto de encontro: Rua Belmira Loureiro de Almeida, altura do número 1100, Parque Três Meninos, Sorocaba

16/4, domingo, das 9h às 12h.
A partir de 12 anos.


Taubaté

aula aberta
Zen, Silêncio e Shakuhachi

Shakuhachi é o nome dado à flauta tradicional japonesa, sendo um instrumento belíssimo e de difícil execução. O instrumento tem personalidade e características próprias, que nos trazem à memória imagens de um Japão mítico e uma ligação profunda com a Natureza, favorecendo assim um clima de Beleza, Paz e Tranquilidade que nos aquietam e serenam.

15/4, sábado, das 10h30 às 11h30.
A partir de 12 anos.
Retirada de pulseiras no local 30 minutos antes da atividade.

aula aberta
Yoga
16 e 22/4, domingo e sábado, das 10h30 às 11h30
19/4, quarta, das 10h às 11h, das 14h às 15h, das 16h às 17h e das 18h às 19h.
A partir de 12 anos.
Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência.



Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.