Integrais para violão solo 

15/03/2024

Compartilhe:

O Selo Sesc lança o álbum duplo Integrais do violonista Edelton Gloeden. O repertório traz, pela primeira vez reunidas em um mesmo disco, as obras completas para violão solo de alguns dos mais destacados compositores brasileiros: Camargo Guarnieri, Claudio Santoro, Osvaldo Lacerda, Edino Krieger e César Guerra-Peixe. É possível encontrá-lo no Sesc Digital, nas principais plataformas de streaming e, em CD, nas Lojas Sesc

O lançamento será marcado com três recitais de Edelton, tanto na capital paulista quanto no interior: Sesc Pinheiros em 27 de março, Sesc Ribeirão Preto em 28 de março e Sesc São José dos Campos em 06 de abril. No repertório, um alto grau de elaboração, expressividade, texturas, diversidade estilística. Elementos que apresentam a riqueza da música brasileira tanto em suas particularidades históricas e culturais quanto em seu diálogo com as tendências estéticas de criações internacionais. 

Para entender o tamanho da empreitada do violonista nesse projeto, o álbum físico é acompanhado por um livreto com 80 páginas que contém textos de Lutero Rodrigues, Marcelo Fernandes, Clayton Vetromilla e Felipe Garibaldi, além do próprio Edelton Gloeden. Cada um deles analisa a trajetória de cada compositor com o violão, com tradução para o inglês. O conteúdo pode ser acessado aqui, na íntegra.

Capa do álbum duplo Integrais. Arte da capa: Marcelo Guimarães Lima

INTEGRAIS: A obra para violão de Camargo Guarnieri, César Guerra‑Peixe, Claudio Santoro, Osvaldo Lacerda e Edino Krieger, por Edelton Gloeden 

O violão, o mais paradoxal dos instrumentos musicais, está presente tanto nas manifestações de culturas espontâneas de vários povos como nas mais elaboradas criações de compositores de música de concerto. É um dos elementos fortes e vivos da cultura brasileira, porém essa constatação não parece tão óbvia e natural, quando examinamos a disseminação da produção de concerto de nossos mais importantes compositores – exceto, naturalmente, a de Heitor Villa-Lobos (1887-1959).  

De fato, Villa-Lobos exerce enorme fascínio entre os violonistas. Sua importância para a arte brasileira é incontestável e sua posição no cenário internacional continua sendo de crescente afirmação, o que, por vezes, coloca a produção de alguns de nossos grandes compositores em um plano secundário. 

A partir da década de 1950, houve no Brasil um crescimento significativo e praticamente ininterrupto na criação de obras para violão solo, e também sua inserção na música de câmara para diversas formações e para violão e orquestra. Pela excelência, algumas destas obras tiveram boa repercussão, atraindo a atenção de intérpretes internacionais, enquanto outras estão ainda por merecer um olhar mais atento.  

Pelo fato dessas obras serem, em sua maioria, de compositores que não tocavam o instrumento, elas apresentam grandes desafios aos intérpretes, tanto de ordem técnica quanto musical. Outros fatores estão ligados à atuação desses criadores, como a defesa intransigente de princípios estéticos, a desinformação por parte dos intérpretes e ao difícil acesso às partituras, com edições esgotadas ou mesmo pela falta de publicações. Mais recentemente, a inserção do ensino do instrumento em cursos de Graduação e Pós-Graduação vem possibilitando estudos aprofundados que propiciam a disseminação e preservação da memória musical do violão brasileiro. 

Assim sendo, apresentamos as primeiras gravações em CD das obras completas para violão solo de grandes compositores brasileiros: Camargo Guarnieri, Claudio Santoro, Osvaldo Lacerda e Edino Krieger, e um novo registro da obra de César Guerra-Peixe. Apesar das obras para violão serem voltadas predominantemente à pequena forma, estas se destacam pela grande expressividade, muitas delas de um virtuosismo intimista, ricas em texturas, e impregnadas de elementos que vão da musicalidade do Brasil profundo ao diálogo, a seu tempo, com diversas tendências do repertório internacional. 


Integrais está disponível no Sesc Digital, nas principais plataformas de streaming e, em CD, nas Lojas Sesc

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.