Ismail Xavier apresenta: Glauber Rocha

23/05/2022

Compartilhe:

Esta mostra exibe filmes de Glauber Rocha, sendo quase integral na apresentação de sua filmografia. Abrange desde o seu primeiro curta experimental, Pátio (1959), até seu último longa-metragem, A idade da Terra (1980). Trata-se de uma excelente oportunidade para conhecer a obra deste extraordinário cineasta tão importante na história dos Cinemas Novos da América Latina e em especial do brasileiro.

Trata-se de uma obra do cinema moderno que traz um estilo bem distinto do cinema clássico industrial. Adota formas que compõem um estilo que viabiliza o fazer cinema na escassez de recursos. Filmes de baixo orçamento realizados com equipamentos leves, o estilo visual pautado pelo uso da câmera-na-mão, filmagem em ambientes naturais e processos inventivos de compor a cena e o trabalho de atores e atrizes.

Glauber se notabilizou pela realização de um cinema voltado para a discussão dos problemas sociais do Terceiro Mundo (países subdesenvolvidos), tendo sempre a atenção especial às lutas sociais e à busca de superação da pobreza. Compõe em seus filmes um quadro social em que poder político, religião, conflito de classes e personagens inquietos compõem o drama desenvolvido em cada obra.

A invenção de estilo a cada filme marca a sua própria inquietude expressa em tons dramáticos pautados, ora pela esperança, como em Deus e o diabo na terra do sol (1964), ora pelo senso de desalento como em Terra em transe (1967). Sempre buscou novas formas de desenvolver os temas em pauta, não excluídos seus filmes com teor documental, como Claro (1975), feito em Roma como um diário de viagem singular. Em sua vivência no exterior (1970-1976), realizou seus filmes em diferentes países, entre eles Der leone have sept cabezas (1970), realizado no Congo Brazaville.  

Assistir a seus filmes é um modo de dialogar com seu tempo e acompanhar sua forma de abraçar a história. Combinou sua mobilização social e política com a invenção de uma estética em obras que marcaram época no cinema. Aproveite esta oportunidade.

Ismail Xavier, 14 de maio de 2022.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.