‘Isto não é um mapa – Moradia’ discute nas redes do Sesc Bom Retiro a Habitação de Interesse Social

22/04/2021

Compartilhe:

A ação integra o projeto “Isto não é um mapa”, em curso desde 2020, que neste momento tem como recorte a questão social da Moradia

Fruto de um mergulho na região onde o Sesc Bom Retiro se insere “Isto não é um mapa” é uma mostra que apresenta os territórios por meio de cartografias afetivas, poéticas, sociais e micropolíticas, das ações sociais intensificadas no contexto da pandemia às narrativas de processos históricos, da produção dos espaços da cidade às resistências coletivas, do viver à cidade. Memórias de uma convivência que nos propõe reflexões e nos permitem imaginar futuros. Por meio de diversos formatos e linguagens, o projeto já passou por outros dois recortes: Protagonismo e Articulação do Território Lugar de Música.

Neste novo ciclo, o encontro Habitação de Interesse Social no centro da cidade de São Paulo: panorama histórico e horizontes possíveis, no dia 29/4, às 18h30, com transmissão ao vivo no YouTube do Sesc Bom Retiro e no Evento no Facebook: Isto não é um mapa – Moradiapretende discutir a experiência acumulada e o conhecimento produzido pelo movimento de moradia, a legislação e o histórico da política pública para a habitação, os caminhos para a continuidade da luta e a participação ativa dos movimentos sociais.

Dos mutirões autogestionados às ocupações no centro de São Paulo, as saídas possíveis com a parceria-público-popular (PPPop), a autogestão, a concessão para uso e a locação social, as experiências bem-sucedidas, avanços, retrocessos e desafios para o planejamento urbano e a habitação social serão alguns dos temas abordados no debate, que contará com a participação de Benedito BarbosaCarmen Silva Nabil Bonduki.


CAMINHOS TRILHADOS

Protagonismo e Articulação do Território. Série de webdocumentários sobre  o trabalho realizado por diversos agentes que atuam no centro da cidade de São Paulo – Cia Pessoal do FaroesteUNEAFRO, Pastoral do Povo da Rua, Casa Florescer Abrigo Dom Bosco -, que teve como abertura o documentário realizado em parceria com o Sesc Vila Mariana, dentro do projeto Teatro e Ação Social, com a Cia Mungunzá de TeatroColetivo Tem SentimentoAssociação Agentes da Cidadania – Mulheres da Luz – em campanhas contra a fome na periferia e no centro da capital durante a pandemia. Casa do PovoColetivo Tem SentimentoAssociação Agentes da Cidadania – Mulheres da Luz – em campanhas contra a fome na periferia e no centro da capital durante a pandemia.

Lugar de Música. Série de podcasts que aborda a produção musical do território, com reflexões sobre a materialidade da apresentação ao vivo, as formas de circulação e consumo da música. Entrevistas com representantes de importantes blocos de carnaval de rua do centro de São Paulo como Ilu Oba De Min, Ilu Inã, Classe A, Blocolândia, Minhoqueens Agora Vai.


CONVIDADOS

Benedito Barbosa é advogado popular e defensor de direitos humanos. Trabalha na União dos Movimentos de Moradia de São Paulo e no Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos. Foi Conselheiro Municipal de Habitação e atualmente é Conselheiro Gestor das Zeis Quadras 37 e 38 dos Campos Elíseos. É membro do Grupo de Trabalho sobre conflitos fundiários e remoções forçadas do Fórum Nacional da Reforma Urbana e do Comitê Nacional de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos desde 2015. Dirigente Municipal da Central de Movimentos Populares, membro do Movimento de Moradia da Região Sudeste SP e da Pastoral da Moradia da Arquidiocese de São Paulo, é doutorando em Planejamento de Gestão do Território pela UFABC. É colaborador do Observatório das Remoções do LabCidade. Participa da construção da Articulação Sul de Favelas e Ocupações e do Coletivo de Favelas e Ocupações da UMM-SP. Foi Conselheiro Nacional do Conselho Gestor Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social entre os anos de 2006 a 2009.

Carmen Silva é coordenadora do Movimento dos Sem Teto do Centro (MSTC), iniciou sua trajetória no movimento conhecendo outras pessoas como ela em um Fórum de Cortiços e nas plenárias dos antigos mutirões. Anos depois, trabalhou para assentar quase três mil famílias no vácuo da função social em prédios como o do antigo INSS, a hoje bem conhecida Ocupação 9 de Julho (onde viveu seis anos), e o velho Cambridge (quatro anos ali também), morada do premiado filme de Eliane Caffé, “Era o Hotel Cambridge” – os dois já destinados a programas de habitação social. Urbanista prática, já lecionou em cursos de Arquitetura. Foi coordenadora do Conselho Participativo da região da Sé por dois biênios e em 2018 foi conselheira municipal e estadual de Habitação e das políticas públicas para mulheres. Em 2019 coordenou o conselho de gestão das quadras 37 e 38 dos Campos Elíseos.

Nabil Bonduki, arquiteto e urbanista, é professor titular de Planejamento Urbano na FAU-USP e foi professor visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley. Em São Paulo, foi superintendente de Habitação Popular (1989-1992), relator do Plano Diretor Estratégico (2002 e 2014), secretário de Cultura (2015-6) e vereador (2001-4 e 2013-6). No governo federal, foi secretário de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (2011-2) e coordenador técnico do Plano Nacional de Habitação (2007-9). É autor de 13 livros, entre os quais Origens da Habitação Social no Brasil (1998), Intervenções Urbanas em Centros Históricos (2012), Pioneiros da Habitação Social (Prêmio Jabuti) e A luta pela Reforma Urbana no Brasil (2018). É colunista da Folha de São Paulo e da Rádio USP e coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Cidades da Fundação Perseu Abramo.
 

Isto Não É Um Mapa
Habitação de Interesse Social no centro da cidade de São Paulo: panorama histórico e horizontes possíveis

Com Benedito Barbosa, Carmen Silva e Nabil Bonduki.
Transmissão Ao Vivo pelo Evento: Isto não é um mapa – Moradia, no Facebook, e no YouTube do Sesc Bom Retiro, no dia 29/4/2021, às 18h30.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.