João Gilberto, ao vivo no Sesc

04/04/2023

Compartilhe:

Noite de 5 de abril de 1998, Sesc Vila Mariana, São Paulo. 645 pessoas tiveram o privilégio de ouvir João Gilberto. Show de voz e violão presenciado com atenção e respeitoso silêncio, à exceção de alguns instantes em que o artista convida a plateia a se transformar em coral. Foi uma honra para o Sesc ter proporcionado um momento tão extraordinário. É ainda mais gratificante estender a experiência agora a milhares de ouvintes. O lançamento deste Relicário: João Gilberto (ao vivo no Sesc 1998) vem aumentar a lista dessas verdadeiras raridades que são as gravações de apresentações ao vivo do cantor.

O registro em áudio e imagem de parte da programação faz parte da política de preservação da memória institucional e afetiva do Sesc SP. Muitas peças desse acervo documental têm o potencial de se tornarem obras de interesse geral. No caso do show de João Gilberto, tivemos a grata surpresa de nos depararmos com uma gravação excepcionalmente bem-feita. O som claro e limpo é consequência de uma feliz conjunção de fatores, começando pelas mais altas exigências técnicas do músico perfeccionista e passando pelo trabalho primoroso dos técnicos de som do teatro do Sesc Vila Mariana, que acabara de ser inaugurado. 

Fotografia do teatro do Sesc Vila Mariana com poltronas cobertas com plástico
Foto: Teatro do Sesc Vila Mariana, 1997. França Cícero e Giuseppe Bizzarri / Acervo Sesc Memórias

Em comemoração aos 25 anos do espetáculo, lançamos a gravação remasterizada, disponível nas plataformas de streaming e em formato físico. Afinal, trata-se de uma obra de grande valor histórico, que deve ser não apenas amplamente divulgada, mas guardada, por todos os amantes da música brasileira, que reconhecem o papel proeminente e fundador do pai da bossa-nova e reinventor do samba. 

O álbum inaugura a coleção Relicário, composta por espetáculos gravados em nossas unidades, registros que fazem parte de nosso acervo documental. O lançamento do álbum reforça o compromisso institucional com a valorização do patrimônio imaterial do país e com a democratização do acesso aos bens culturais. Convido a todos a ouvir, de uma só vez, essas 36 canções na voz e no violão do bruxo de Juazeiro, apelido cunhado por Caetano Veloso, que soube descrever a maestria do artista ao cantar a nata da MPB: “Melhor do que isso, só mesmo o silêncio. Melhor do que o silêncio, só João”.

Fotografia do teatro do Sesc Vila Mariana, vista do palco a partir da plateia
Foto: Teatro do Sesc Vila Mariana, 1997. França Cícero e Giuseppe Bizzarri / Acervo Sesc Memórias

Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo


Vídeo-teaser da música Rei sem coroa, inédita na voz de João Gilberto


Sobre Relicário: João Gilberto (Ao vivo no Sesc 1998), leia também:


Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.