Juventudes, hoje!

04/02/2022

Compartilhe:

Por Gibran Buosi Ferreira*

Você já parou para pensar que a palavra jovem é carregada de temporalidades? É como se pudéssemos considerar o tempo algo palpável e a palavra “jovem” carregasse, quase que escondido, o sentido de futuro. É como se ela fosse incompleta, um vir-a-ser… Alguém que vai ser, mas não chegou lá ainda… Sendo o lá, é claro, essa coisa completa e pronta que é o adulto.

Alguém com 17 anos, não é? Ser jovem é ser hoje, com experiências, histórias de vida e contextos múltiplos que revelam um passado relativamente recente e, projeções e ambições de futuro.

As juventudes são inúmeras. Existe uma na Brasilândia, outra bem diferente nos Jardins. Ela está na cor, no que se veste, em como se fala. Por mais que se escreva todas aqui, sempre existirá outra por lá.

São pluralidades formadas e desenvolvidas o tempo todo por quem não espera o futuro para ser. É formada por quem propõe e vive o hoje.

Ah! E vamos combinar o seguinte: parem de perguntar aos jovens o que ele quer ser para perguntar o que ele é! Mas, tudo bem… Caso você queira conversar sobre o futuro só não esqueça disso… lembre-se de perguntar sobre o presente… Também não ignore que mesmo com uma vida aparentemente curta ele tem suas histórias e lembranças…  Mesmo porque a palavra “jovem” não tem tempo ruim, nem tempo escondido…

Sentidos contraditórios? É como se jovem representasse ao mesmo tempo, algo inalterável, definitivo e imutável.

* Gibran Buosi Ferreira é educador físico, nerd e técnico de referência dos Programas Curumim e Juventudes do Sesc Belenzinho.

—-

Durante os meses de agosto, setembro e outubro, vídeos de artistas e coletivos jovens ocuparão as redes digitais do Sesc São Paulo. E você, jovem, está convidada(o) a publicar suas criações com a hashtag #ArteTerritorio_Sesc, a partir da palavra, do movimento, da imagem, do som ou de tudo isso junto!

Aquilo que você produz é cultura, é arte e diz sobre sua comunidade, suas experiências, sua vida! Compartilhe conosco, assim como fez o grupo All G, no sexto episódio do #ArteTerritorio_Sesc:

Esse vídeo é um trabalho de edição e produção feito por jovens. Ficha Técnica:

Edição Geral – Wesley Gabriel

Animação vinheta – Rodrigo Eba

Animação trilha – Paulo Junior

Libras – Danyelli Rasquino Andrade

Música “Higher” – All G feat EVE

Gostou? Continue acompanhando por aqui e nas redes sociais do Sesc São Paulo – @instagram e @facebookClique aqui para saber mais e assistir aos outros episódios. Acesse: sescsp.org.br/arteterritorio

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.