Lançamento da pesquisa “A reinvenção da vida e da saúde em tempos de pandemia – o lugar da cultura”.

05/04/2022

Compartilhe:

A pesquisa “A reinvenção da vida e da saúde em tempos de pandemia – o lugar da cultura”, procurou investigar os impactos da pandemia na vida e na saúde das pessoas e as estratégias desenvolvidas para o seu enfrentamento.

Mais especificamente, buscou identificar o lugar ocupado pelas práticas e atividades culturais e os meios digitais para a reinvenção da vida cotidiana.

Para acessar essas vivências, foi construído um questionário on-line quanti-qualitativo, que utilizou-se de diferentes linguagens e formas de perguntar (questões de múltipla escolha e questões abertas, uso de imagens e vídeos-acolhimento produzidos com artistas e profissionais da comunicação).

A pesquisa teve 1.118 respondentes, entre os quais 60% são frequentadores assíduos das unidades do Sesc.

Esses participantes puderam escrever livremente sobre invenções, descobertas, aprendizados e conquistas do período pandêmico; sonhos e desejos para um mundo pós-pandemia; e sobre como imaginam efetivamente o mundo pós-pandemia.

Quanto aos resultados, é possível destacar a centralidade do sofrimento mental na experiência de saúde durante a pandemia. Em relação à saúde física, apareceram as dores osteomusculares e o aumento de peso, quase sempre acompanhando quadro de ansiedade.

Entre as preocupações aumentadas com a saúde em geral, sobressaíram o sedentarismo e o risco do contágio e da transmissão da Covid-19.
Assim como questões relacionadas à aparência física e à rotina de trabalho, estudo e lazer.

Para conferir os dados produzidos na pesquisa, é só acessar: https://painel.pesqsesc.net

*O evento de lançamento dos resultados da pesquisa será na próxima quinta-feira, às 19h, no teatro Antunes Filho, localizado no Sesc Vila Mariana. E contará com a presença do cantor Rael, da youtuber e professora Rita von Hunty e da jornalista e apresentadora Adriana Couto.
Os ingressos podem ser retirados gratuitamente no site ou na bilheteria da unidade.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.