Legítima Diferença 2023: respeito e saúde para a população LGBTQIAP+

03/05/2023

Compartilhe:

Encontros, bate-papos e apresentações investigam vivências e produções da população LGBTQIAP+, fomentando o respeito, a garantia de direitos e o acesso à saúde. 

Com o objetivo de desconstruir preconceitos e criar espaços de convivência e respeito às pessoas LGBTQIAP+, o Sesc São Paulo realiza em maio a 5ª edição do Legítima Diferença

A programação busca conscientizar o público para a realidade social vivenciada por essa população, ainda marcada por sistemas de violências estruturais que perpassam todas as fases da vida, da infância à velhice. 

O projeto é realizado no mês em que é celebrado o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia – 17 de maio. Nessa data, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1990, deixou de considerar a homossexualidade uma doença.  

A edição de 2023 visa também refletir sobre a saúde integral das pessoas LGBTQIAP+. Pretende-se ressaltar práticas, instituições e profissionais que estejam contribuindo para processos de acolhimento, garantindo direitos básicos e construindo outras conquistas sociais no âmbito da saúde já que, historicamente, a população LGBTQIAP+ é responsável por avanços e políticas para toda a população.  

Ainda assim, a população LGBTQIAP+ não tem garantidos o acesso integral à saúde, uma vez que são constantes os relatos e pesquisas que revelam atendimentos carregados de preconceitos e tabus; a desinformação sobre demandas específicas de atendimento e acompanhamento; e a própria escassez de dados para a formulação de políticas permanentes para uma saúde ampliada que englobe os vários aspectos da vida.  

>>> Saiba mais e acompanhe a programação em sescsp.org.br/legitimadiferenca

>>>> Leia “Na saúde e no afeto“, texto de Barbara Iara Hugo sobre saúde e população LGBTQIAP+.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.