“LGBTQueeê?”: série traz vídeos sobre questões de sexualidade e identidade de gênero

08/06/2022

Compartilhe:

Iniciada no Dia Internacional de Combate à LGBTQIA+fobia, em 17 de maio, a série “LGBTQueeê?” se estende ao longo do Mês do Orgulho, considerado um marco dentro do movimento social que se iniciou em Junho de 1969 com a Revolta de Stonewall, nos Estados Unidos. 

Toda terça-feira, um novo episódio é lançado nas redes sociais do Sesc Pompeia (Instagram, Facebook e YouTube), destrinchando o significado de cada letra da sigla LGBTQIA+. Ao todo, são cinco vídeos curtos que contam com a participação de integrantes da sigla, militantes do movimento LGBTQIA+ e especialistas no assunto. Assim, eles trazem suas vivências, além do contexto histórico em torno das definições dessas nomenclaturas.

“LGBTQueeê?” tem cinco episódios e traz convidados

O primeiro episódio, “Do LGBT ao QIA+: histórico de lutas”, trouxe a drag queen, professora e ativista Rita Von Hunty, que fez um panorama histórico do surgimento do movimento LGBTQIA+ no mundo e de que forma o debate teórico e social foi evoluindo ao longo dos anos. Além disso, a comunicadora explorou os conceitos de gênero e sexualidade como uma forma de desestabilizar as identidades.

De acordo com ela, as identidades vão sendo construídas a partir de práticas que vão sendo isoladas no tempo espaço. “A gente pode localizar o início dessa identidade política com o início do capitalismo, no século 19”, afirma.

Com o tema “L, G e B. Já sabemos tudo?”, o segundo episódio trouxe Patrícia Jimin, Juão Nym e Nick Nigari para falar sobre lésbicas, gays e bissexuais, as letras mais conhecidas da sigla. Para isso, eles contam um pouco sobre sexualidade nos termos que às vezes achamos que já entendemos completamente, mas que sempre estão em transformação.

Já o capítulo três, “Entre o T e o Q”,  tenta compreender termos com travesti, transexual/transgênero, queer, não-binarie. Para nos ajudar nessa missão, convidamos Mogli Saura e Sara Wagner York para falar das letras T e Q. No episódio seguinte, intitulado por “I e A: da biologia à orientação”, Amiel Modesto e Walter Mastelaro Neto explicam o que é uma pessoa intersexo e uma pessoa assexual.

E, encerrando a temporada, no último vídeo Rita Von Hunty retoma com o tema “E o que +?” para abordar sobre as demais siglas que acabam ficando incorporadas no sinal de +, a importância de não restringir as definições e como estão as discussões na atualidade. 

“LGBTQueeê?”: Assista abaixo aos episódios:

EP 1: Do LGBT ao QIA+: histórico de lutas, Com Rita von Hunty

EP 2: L, G e B. Já sabemos tudo?, com Patricia Jimin, Juão Nyn e Nick Nagari

EP 3: Entre o T e o Q, com Mogli Saura e Sara Wagner York

EP 4: I e A: da biologia à orientação, com Amiel Modesto e Walter Mastelaro Neto

EP 5: E o que +?, com Rita von Hunty 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.