Longevidade e a diversidade de velhices

28/06/2022

Compartilhe:

Foto: Bruna Quevedo

O Sesc São Paulo oferece uma programação permanente e trimestral para o público idoso, que acontece ao longo do ano em suas unidades da capital, interior e litoral.

A primeira edição deste ano, que aconteceu de março a maio, celebrou o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, trazendo reflexões sobre os acontecimentos da contemporaneidade que afetam as pessoas idosas.

Com a temática da Longevidade e a Diversidade de Velhices, a segunda edição que acontece presencialmente nas unidades, de junho a agosto de 2022, traz reflexões e debates sobre o processo de envelhecimento, o aumento da expectativa de vida, a qualidade de vida, saúde, bem-estar e como diferentes hábitos, atitudes, estruturas sociais, políticas públicas e redes de apoio podem afetar ou trazer benefícios à velhice.

As ações fazem parte do programa Trabalho Social com Idosos e são divididas em três eixos centrais: Sociedade e Cidadania, Corpo e Movimento e Arte e Expressão. Contam com oficinas, vivências, bate-papos e apresentações, sempre voltadas ao protagonismo da pessoa com mais de 60 anos.

Veja a programação abaixo, acesse as páginas das unidades ou faça a sua inscrição no portal de inscrições do Sesc São Paulo em inscricoes.sescsp.org.br.


Programação de junho a agosto de 2022

ARTE E EXPRESSÃO

Ancestralidade: canto e dança Guarani M´Bya

Anciãs e anciões Guarani M´Bya dividem um pouco da sua cultura com o público idoso, trazendo suas vivências na floresta, rezas e curas, como lidar com os animais, como sobreviver dos rios e raízes e como exercer gratidão por meio de seus cânticos e danças.

Sesc Ribeirão Preto – 16/6, quinta, às 14h

Meu hoje é história: criação literária e encadernação cartonera

Criação de um livro com história apresentada e discutida em grupo, debatendo questões relevantes na vida de cada pessoa. A produção vai desde a elaboração do conteúdo até a confecção física dos livros. Com Poliana Savegnago e Anna Nova.

Sesc Mogi das Cruzes – 21, 28/6 | 5, 12, 19/7 | 2 e 9/8, terças, às 15h

Sesc São José dos Campos – 22, 29/6 | 6, 13, 20/7 | 3 e 10/8, quartas, às 9h

Sesc Taubaté – 22, 29/6 | 6, 13, 20/7 | 3 e 10/8, quartas, às 15h

Vivência teatral para pessoas idosas – flor da idade   

A vivência se divide em três módulos, nos quais jogos cênicos estimulam as descobertas advindas das experiências de cada pessoa por meio do contato, observação, troca e percepção do outro. Com Floreia Teatro.

Sesc Piracicaba – 6/7 a 10/8, quartas, das 14h às 16h

Canto em qualquer canto – coral para pessoas idosas

O curso propõe a descoberta da voz por meio do canto coral. Traz exercícios vocais, práticas de respiração, descobertas de ritmos e treino do repertório musical escolhido. Cantar no envelhecer contribui para a sociabilização, melhora da atenção e memória, além de contribuir para afastar sintomas de depressão. Com Fabio Tagliaferri.

Sesc Ipiranga – 23/6 a 25/8, quintas, das 14h às 16h

Macramê: tecendo qualidade de vida no envelhecer

Nesta oficina, as pessoas idosas terão a oportunidade de tecer peças, por meio de nós, aprimorar e praticar as habilidades motoras finas, extremamente funcionais para a longevidade. Com Tatiana Tolentino.

Sesc Presidente Prudente – 5,12,19 e 26/7, terças, às 14h

Sesc Birigui – 13 e 27/7, quartas, às 14h

Sesc Rio Preto – 15 e 22/7, sextas, às 15h

Sesc Catanduva – 21 e 28/7, quintas, às 15h

Dança do ventre – descoberta do corpo por meio da arte

A aula de dança busca quebrar os paradigmas e estereótipos do corpo velho, desenvolver a consciência e a redescoberta corporal. Com educadoras(es) de atividades físico-esportivas do Sesc.

Sesc Campo Limpo – 17/08, quarta, às 17h

Sesc Guarulhos – 26/7, terça, às 14h30

Sesc Pinheiros – 7 e 8/7, quinta e sexta, às 10h

Danças populares brasileiras para pessoas idosas

A oficina traz diversos ritmos de danças populares, buscando o resgate de histórias através de contextos sociais e políticos. Estimula o convívio e a sociabilização entre as pessoas idosas, contribuindo para melhoria da autoestima e bem-estar. Com Carolina Moya.

Sesc Avenida Paulista – 3/8 a 23/10, quartas e sextas, das 14h às 16h

Meu país, Alagoas

A vivência proporciona culinária, dança e histórias trazendo um pedacinho de Alagoas para o Sesc Interlagos. Com a preparação e a degustação da legítima peixada alagoana e do famoso caldo de quenga, seguida de danças típicas como o Coco, Guerreiros de Alagoas, e Baião. Com Cícera França.

Sesc Interlagos – 20/8 e 27/8, sábados, às 11h e 31/8, quarta, às 10h

Possíveis janelas para ver o tempo correr

Nesta vivência são propostas cinco estações por onde o público passeia livremente experimentando jogos, leitura, experiência sensorial e depoimentos em áudio. Traz reflexões sobre o envelhecer e violências sutis que podem acontecer com pessoas idosas, como a perda de autonomia e a violência verbal. Com a Cia Opovoempé.

Sesc Belenzinho – 24 e 25/8, quarta e quinta, das 11h às 17h

______________________________

CORPO E MOVIMENTO

Danças Circulares para pessoas idosas – estudo e prática

O curso apresenta a origem e história da dança circular, os benefícios da sua prática regular, além do bem-estar físico e emocional. Traz coreografias relacionadas ao autocuidado, autoconfiança e memória afetiva. Com Juliana Gallicchio.

Sesc Taubaté – 21/5 a 30/7, sábados, das 14h às 16h

Alma: danças circulares dos povos

A aula de danças tradicionais e contemporâneas, de diferentes povos e regiões do mundo, visa contribuir para a longevidade, favorecendo o autoconhecimento. Com Everton Miranda.

Sesc Vila Mariana – 3, 10, 17 e 24/6 | 1 e 8/7, sextas, 17h30 às 19h

Corpore(idade)

A vivência traz a consciência e apropriação corporal, contribuindo para a promoção da longevidade saudável, por meio de práticas energético-corporais, respiração, instrumentos percussivos e propostas de dançaterapia. Com Mariana Lara.

Sesc Araraquara – 4/6, sábado, às 14h

Equilíbrio com Tai Chi-Chuan

A aula busca, por meio de movimentos lentos associados a respiração, estimular o fortalecimento muscular, a meditação, o equilíbrio, a concentração e o aumento da energia vital. Em Birigui e Presidente Prudente, com Sérgio Fukuda. Em Catanduva com Chen Chin Yao. Em Rio Preto com Jim Kelly.

Sesc Birigui – 8, 15, 22 e 29/6, quartas, das 15h às 16h

Sesc Presidente Prudente – 14 e 28/6, terças, das 15h30 às 16h30

Sesc Rio Preto – 29/6 e 6, 13 e 20/7, quartas, das 14h às 15h

Sesc Catanduva – 12,19 e 26/7, domingos, das 15h30 às 16h30

Bateroterapia: ritmo e equilíbrio no envelhecimento

Oficina de Bateroterapia (composição de bateria e fisioterapia), em que são combinados exercícios rítmicos e físicos, conotações fisioterapêuticas e alongamentos funcionais, buscando aumentar o fortalecimento muscular, a consciência corporal e o nível de concentração de idosas e idosos. Com Gus Conde.

Sesc Avenida Paulista – 8/6 a 1/7, quartas e sextas, às 14h

Sesc Piracicaba – 21/6 a 19/7, terças, às 14h

Sesc Bertioga – 5 a 26/08, sextas, às 15h

Sesc Registro – 28/7, quinta, às 15h

Iniciação de danças circulares para pessoas idosas

A aula de dança estimula a coordenação motora, o equilíbrio e a sociabilização. Com Eliete Ramos.

Sesc São José dos Campos – 14/6 a 26/7, terças, das 14h às 15h30

Dança e consciência corporal na longevidade

A aula traz a ênfase no desenvolvimento de força muscular, ritmo, equilíbrio e coordenação motora para prevenção de quedas em pessoas a partir dos 60 anos. Com educadoras(es) de atividades físico-esportivas do Sesc.

Sesc Ribeirão Preto – 15/6 a 1/7, quartas e sextas, das 9h às 10h15 (para alunos da GMF) e das 16h30 às 17h15 (aberto ao público).

Pilates Solo para pessoas idosas – desenvolvendo o equilíbrio

Prática corporal, baseada no trabalho de força, concentração, controle, fluidez de movimento, precisão e respiração. Propicia a consciência na realização dos exercícios, o fortalecimento muscular e a melhoria da flexibilidade. Com educadoras(es) de atividades físico-esportivas do Sesc.

Sesc Avenida Paulista – 21 a 24/6, terça a sexta, às 9h e às 17h30

Todo corpo samba

A aula propõe o fortalecimento muscular por meio de exercícios corporais vinculados ao ritmo do Samba Rock. Finalizando com uma roda de conversa sobre a desconstrução de estereótipos e preconceitos de que o corpo velho não dança. Com Núcleo Ximbra.

Sesc Itaquera – 24/6 | 1, 8, 15, 22 e 29/7 | 5, 12, 18, 26/8. Sextas, das 10h30 às 12h

Escuta do corpo

A aula busca proporcionar a consciência para a organização postural, melhorando o equilíbrio e a segurança das pessoas idosas durante a locomoção e evitando, assim, quedas. Com Jussara Miller.

Sesc Registro – 26/6, domingo, às 14h

Sesc Bertioga – 24/8, quarta, às 14h

Alimentação prática para longevidade

O encontro pretende estimular uma alimentação saudável, oferecendo alternativas aos suplementos industrializados e pouco acessíveis, com foco na qualidade de vida e na longevidade. Com Jane Glebia.

Sesc Carmo – 11, 12 e 13/7, segunda, terça e quarta, das 14h30 às 16h

Pelve Ativa

Por meio de exercícios e bate-papo, a vivência proporciona autoconfiança, autoconhecimento, melhora da sexualidade e da saúde, especialmente durante o processo de envelhecimento. Ao cuidar da região pélvica, evita-se problemas como incontinência urinária, sintomas da menopausa e frigidez, além de contribuir para a diminuição de casos de ejaculação precoce ou disfunção erétil. Com Natalia Carvalho.

Sesc Campo limpo – 22/7, quarta, às 16h

Sesc Guarulhos – 20/7, terça, às, 14h30

Sesc Pinheiros – 21/7, quinta, às 10h

Se equilibrando na ginga da capoeira

A oficina traz os benefícios da capoeira especificamente para o público idoso, com exercícios de força, flexibilidade, percepção e equilíbrio aliando aspectos motores, cognitivos e emocionais. Além disso, os encontros buscam valorizar a ancestralidade das raízes culturais desta prática, a conscientização entorno do racismo e de preconceitos entre gerações. Com Diolino d’Brito.

Sesc Bom Retiro – 5 a 26/8, sextas, das 14h30 às 16h

Danças de salão: desenvolvimento motor e cognitivo

Curso voltado às pessoas idosas, com foco no desenvolvimento motor e cognitivo, aborda, também, o universo da dança e da cultura popular brasileira, sua história, ritmos e músicas. Com Tobias Terceiro.

Sesc Bauru – 12/8 a 14/10, sextas, das 14h às 15h

______________________________

SOCIEDADE E CIDADANIA

Aplicativos de mobilidade humana para pessoas idosas

Os encontros explicam a utilização de aplicativo de mobilidade humana para aprender rotas de viagens e passear virtualmente pelo mundo para onde quiser. Com Alexandre Rüger.

Sesc Santo Amaro – 2 a 30/6, quintas, das 9h30 às 11h30

Envelhecer

Exibição da série Envelhecer, disponível no site do SescTV. A série reflete sobre o envelhecimento das pessoas no século XXI, trazendo incertezas, tensões e exclusões. Direção de Claudia Erthal e Paulo Markun.

Sesc São Carlos – 8, 15, 22 e 29/6 | 6, 13, 20 e 27/7 | 3, 10, 17, 24 e 31/8, quartas, às 15h.

Floreira de Pallets – reaproveitamento, sustentabilidade e longevidade

A oficina propõe a construção de floreiras verticais para cultivo em pequenos espaços como forma de decorar ambientes e proporcionar bem-estar por meio do cultivo de plantas, ervas e hortaliças. Traz a relação entre longevidade e sustentabilidade. Com Carol Panini.

Sesc Bauru – 14 e 15/6, terça e quarta, das 13h30 às 15h

Rodas da Vida

Vivência articulada a partir do teatro, literatura, música e artes visuais, no qual o público participante utiliza períodos da vida num exercício de memória individual, trabalhando lembranças recolhidas por meio de relatos trocados dentro de uma roda. Com João Batista Júnior.

Sesc Belenzinho – 14, 21, 23 e 28/6, terça e quinta, às 14h

Enfrentamentos, prevenção e combate à violência contra a pessoa idosa

Roda de conversa sobre diferentes aspectos dos direitos sociais da pessoa idosa e dos mecanismos concretos de enfrentamento à violência garantidos pela legislação brasileira, e de proteção, estimulados pela participação da sociedade civil. Com Cláudia Guedes Araújo Silva.

Sesc Interlagos – 15/6, quarta, das 10h às 11h30

Ancestralidade Guarani – sabedoria, resistência e cultura

O bate-papo aborda o envelhecimento em harmonia com a natureza. Faz um convite para conhecer melhor os povos da floresta: cantos, danças, rezas, partos, cestaria, tecelagem, pintura, culinária, saúde e um universo feminino, conectado com a natureza e com as realidades atuais. Com anciãs e anciões Guarani M´Bya.

Sesc Ribeirão Preto – 16/6, quinta, às 10h30

Saberes de casa

O Bate-papo aborda conhecimentos sobre segurança, saúde e bem-estar para pessoas idosas. Com equipe do Sesc.

Sesc São José dos Campos – 29/6, 28/7, 30/8, quarta, quinta e terça, das 14h30 às 16h

Trajetos seguros

O bate-papo traz dicas sobre como evitar quedas em nossos trajetos e, principalmente, em nossas casas. Com Rodrigo Guedes.

Sesc Bauru – 30/6, quinta, das 14h às 15h

Idades do ser – longevidade

Encontros que abordam a longevidade, trazendo reflexões sobre idadismo, preconceito, estereótipo, desejos, promoção de saúde e qualidade de vida. Com Cláudia Guedes Araújo Silva.

Sesc Vila Mariana – 7 e 21/7 | 4 e 18/8, quintas, das 15h às 16h30

A velhice como fase para oportunidades de bem-estar

O ciclo de bate-papos tem o objetivo de trazer reflexões, informações e conscientização sobre o processo de envelhecimento, a velhice, a discriminação pela idade e formas viáveis e saudáveis para o bem-estar. Com Alexandre da Silva.

Sesc Piracicaba – 23 e 24/7 | 7 e 14/8, sábado e domingos, às 10h30

Sesc Sorocaba – 9,16,23 e 30/7, sábados, às 14h

Sesc Campinas – 13,20 e 27/7 | 3/8, quartas, às 14h

Sesc Jundiaí – 6,13,27 e 28/8, sábados e domingo, às 10h30

Planejar o futuro na maturidade

Bate-papo sobre o envelhecimento associado à qualidade de vida, cidadania, sociabilidade, autonomia e projeto de vida. Com Sylvia Loeb e Carla Leirner. Mediação de Lucila Egydio.  

Sesc Bom Retiro – 29/7, sexta, das 14h30 às 15h30

Educação e proteção da pessoa idosa na área financeira

O bate-papo aborda formas de gerir o orçamento, além de trazer assuntos sobre benefícios e direitos, prevenção à violência financeira e temas que contribuem para deixar as contas em dia. Com Alexandre Gil de Mello.

Sesc Catanduva – 9/8, terça, das 15h às 17h

Sesc Rio Preto – 10/8, quarta, das 14h30 às 16h30

Sesc Prudente – 26/8, sexta, das 14h às 16h

Sesc Birigui – 31/8, quarta, das 14h30 às 16h30

Cine-papo para pessoas idosas

Bate-papo e exibição do filme Histórias que só existem quando lembradas. Traz reflexão e discussão a respeito do envelhecimento, histórias de vida e resgate de memórias. Com Sonia Guedes, Lisa Fávero, Luiz Serra, Ricardo Merkin e Antônio dos Santos.

Sesc Campo limpo – 28/8, domingo, às 11h

Sesc Guarulhos – 30/8, terça, às 14h30

Sesc Pinheiros – 24/8, quarta, às 14h

Nutrição e longevidade

O bate-papo traz a relação entre nutrição e longevidade, abordando o envelhecimento com saúde por meio do que comemos.  Com Maria Grossi Machado.

Sesc Bauru – 25/8, quinta, das 14h às 15h

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.