Mapa do Quintal

20/05/2022

Compartilhe:

*Por Gabriela Romeu

Paisagens da memória

Ayandri era uma menina que gostava de jogar pião e bolinha de gude em seu quintal no interior da Venezuela. Nesse mesmo país, César desbravava um quintal que escapava do alcance da vista, pois ele atravessava morros e montanhas num cavalo enquanto pastoreava outros animais. Na infância na Síria, Aiman passava o dia na ponte perto de sua casa pescando – mesmo que nada fisgasse no anzol.

Já Ricardo tinha na beirada do quintal todo um mar. Era o mar azul do Haiti, onde com seus amigos de uma tarde inteira de aventuras se esquecia naquelas águas salgadas. Águas que também desaguaram nas memórias do quintal de Yulimar, que, como ela mesma contou, foi uma menina crescida num pueblito do interior da Venezuela. No seu quintal morava um rio.

Ayandri, Cesar, Aiman, Ricardo e Yulimar são alguns dos narradores e narradoras deste mapa de lembranças e brincadeiras (ou lembrincâncias!), cheio de versos de jogos de palmas, cheiro de fruta apanhada no pé, gosto de manga escorrendo no canto da boca, histórias e colo de vó e também memórias doídas. Um mapa criado a partir de relatos, gestos e desenhos. Para lembrar, foi preciso acionar vários sentidos do corpo.

Este mapa de lembrincâncias traz paisagens da memória, entre árvores, serras, pontes, rios, praias, chãos de terra, ruas às vezes por demais escuras e muita saudade de um lugar que não se sabe se um dia será possível de novo habitar ou até mesmo revisitar. Alguns hoje só existem na memória de quem teve de deixar sua terra natal e migrar para um país distante e estrangeiro.

O desejo é que o compartilhamento destas lembrincâncias diminuam distâncias e que muitas pessoas se reconheçam no que até então parecia estrangeiro. Foi esse o sentimento que surgiu quando brincamos em roda, recordamos das histórias dos avós, tateamos as coisas de diversos quintais, que, nesta publicação, viraram um quintal só. Um quintal onde se conjugam os verbos brincar, lembrar e narrar.


Entre os relatos, risos, lágrimas, desenhos e muitas lembranças – a Jornalista, documentarista e escritora, Gabriela Romeu, mediou encontros de sensibilização com a população imigrante atendida pelo Centro de Apoio ao Imigrante de Santo André. Foram famílias venezuelanas, haitianas e sírias, que por diferentes motivos partiram dos seus países de origem e vieram para o Brasil em busca de segurança para suas famílias.  

O vídeo a seguir exibe um pouco das lembranças dos participantes. Confira!

ENCONTRO 1


ENCONTRO 2

E você quais são suas lembranças de brincadeiras da infância? 
 

O Mapa do Quintal faz parte da Semana Mundial do Brincar que aconteceu de 21 a 29 de maio de 2022, com a temática: Confiar na Força do Brincar. Idealizado pela Aliança Pela Infância, a proposta desta edição é reforçar a confiança no brincar como ato essencial e transformador, que proporciona tempos e espaços para a construção de relações afetivas, de respeito e reconexão consigo mesma, com as outras pessoas e o mundo a sua volta. Saiba mais sobre a Semana Mundial do Brincar em: sescsp.org.br/semanamundialdobrincar


Gabriela Romeu é especializada em produção cultural para a infância, com mais de vinte anos de atuação em projetos que abordam temáticas infantis e desenvolvidos em diferentes plataformas. Entre 1999 e 2019, escreveu sobre e para crianças no jornal Folha de S.Paulo, onde editou o caderno Folhinha, produziu reportagens sobre as realidades infantis do Brasil para diversos cadernos e idealizou e coordenou o projeto Mapa do Brincar (Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo; 2010). 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.