#MapaLGBT: Espaços para pessoas LGBTQIAP+

11/02/2023

Compartilhe:

Por Fábio Justino

Que caminhos percorre nossa memória? Que marcas o nosso entorno, nossa cidade, deixou na nossa história? Como nossa região trabalha pelo nosso desenvolvimento, nosso bem-estar, nossa cidadania? Por nós, pessoas lgbt+? 

Sesc Santo André e Coletivo VoteLgbt+ apresentam o Mapa LGBT+ do ABC, um intenso trabalho de pesquisa que percorre os caminhos das sete cidades do ABC para registrar como o poder público e a sociedade acolhem a diversidade da região. São serviços de saúde, centros culturais, espaços de convivência em geral que têm como princípio serem locais seguros à pessoa lgbt+, espaços de acolhimento e contra todas as formas de discriminação. Um trabalho que integra o Trajeto Afeto, projeto do Sesc Santo André que visa fortalecer o compromisso com a diversidade em seu espaço e programações.   

Mural do projeto Trajeto Afeto
por Mariana Lucio

Este mural, uma leitura artística do mapeamento, feito por Mariana Lucio, artista visual bissexual de Santo André, também traz, além de uma amostra dos espaços físicos, pessoas que foram importantes para os percursos da cidadania lgbt+ do ABC e que compõem uma memória de amor e resistência: o cobrador de ônibus que brilhava performando Evita Perón no trio elétrico; a guerra de uma mulher negra, ameríndia e transgênera pela retificação dos documentos; a dona do bar que, há duas gerações, promove acolhimento, cuidado e proteção para travestis que trabalham com sexo na Av. Industrial; o inspetor de escola covardemente assassinado; a primeira Miss Transex; o homem trans que encontrou no direito sua ferramenta de defesa da vida; a ocupação fundada por uma mulher cis e uma mulher trans que hoje abriga 1.140 famílias.  

Nossa história tem percursos impossíveis de serem apagados ou escondidos. Que este trajeto se expanda, se fortaleça e ajude a região a ser cada vez mais inclusiva e acolhedora. 

Sigamos no caminho. 


Mapa que reúne espaços seguros para pessoas LGBTQIAP+ das sete cidades da região. Ação realizada em parceria com Coletivo #VoteLGBT e Mariana Lucio.

Acesse o mapa aqui.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.