Mata Viva: Habitantes da Mata Atlântica

27/09/2022

Compartilhe:

Pedimos licença para adentrar o Vale do Ribeira, território sagrado que emana vida por toda parte. Andar pelas bandas de cá, ao sul do Estado de São Paulo, significa estar no maior remanescente contínuo de Mata Atlântica preservado do País. É vida que se faz nos mares, nos rios e lagos, nas matas, nas praias, nos morros, nos mangues, nas restingas e até no céu… Por incontáveis motivos, passamos desapercebidos a toda riqueza que este território nos apresenta, a este bioma que abriga mais de 20 mil espécies vegetais e mais de 1,7 mil espécies de animais vertebrados*.

É nesse pulsar de uma vida tão diversa, que o Sesc Registro, com o propósito de promover processos educativos que valorizem esta paisagem e fomente o sentimento de pertencimento, leva a todas as pessoas um pouco desta biodiversidade, por meio do “Mata viva: habitantes da Mata Atlântica”, uma ação com a intencionalidade de aproximação, de forma lúdica, do público com espécies da fauna e flora, que compõem a diversidade biológica da Mata Atlântica. A ludicidade desta ação é pensada dentro das limitações e possibilidades para os meios digitais.

Guará
Guará | Ilustração por Sávio Soares

Ao longo de um ano, foi realizada a produção e publicação de animações de 12 espécies da fauna e 12 da flora do Vale do Ribeira/Mata Atlântica, apresentando seu habitat, hábitos alimentares, crescimento e importância dentro do respectivo bioma. As animações têm a intencionalidade de fomentar a educação para sustentabilidade, de forma acessível a todas as idades e públicos. Ao fim, as 24 animações formam um conjunto de materiais didáticos.

Esse trabalho, que tem como foco o público infantil, é aberto a todas as pessoas. A fim de garantir a acessibilidade do conteúdo produzido, as animações contam com os recursos de acessibilidade, que são: audiodescrição e legendas. As animações estão disponíveis no youtube do Sesc Registro, no link:

Acesse a playlist completa aqui.

Este projeto integra os programas de Educação para Sustentabilidade e Educação para Acessibilidade do Sesc São Paulo.

*animais que apresentam coluna vertebral e crânio.

Por Ariane Carvalho – Agente de Educação Ambiental

Ficha técnica
Produção de conteúdo
Ariane Carvalho – Agente de Educação Ambiental
Pedro Leonardo Leme Bueno – Educador Infantojuvenil
Sávio Soares – Ilustração
Museus Acessíveis – Recursos de acessibilidade

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.