Me Editar | Meditação de Todos os Povos

20/01/2023

Compartilhe:

O Me Editar nasce pedindo um tempo.

A pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19) havia explodido um mundo repleto de certezas frágeis, ainda buscávamos alguma forma de minimizar seus danos, quando concluímos, pessoalmente e profissionalmente, que uma das práticas possíveis, fundamentais para aquele momento, seria o autocuidado. Lidemos com o que nos estava posto, dedicamos tempo para entendermos que a pausa, além de necessária, poderia nos favorecer em um processo de auto observação, reflexão, reconhecimento de nossas sensações, sentimentos e o reestabelecimento da atenção para o presente.

O projeto foi realizado em 2021, exclusivamente no ambiente virtual, e teve como propósito convidar o público a explorar o universo da meditação e do autoconhecimento através de uma série de 17 episódios, com alguns conteúdos extras, locada na página do youtube e difundida nas outras redes sociais do Sesc Bertioga, Sesc-SP, sendo utilizada também pela turma do Trabalho Social com Idosos (TSI) do Sesc Vila Mariana. Seu intuito principal foi trazer para o contexto vivido no auge da pandemia, os benefícios da meditação na saúde física, mental e emocional, assim como desmistificar conceitos e preconceitos que frequentemente dificultam a inclusão desta prática enquanto um hábito saudável na rotina diária.

Playlist de vídeos Me Editar no canal do Youtube do Sesc Bertioga.

O tema para sua segunda edição é Meditação de Todos os Povos e tem como propósito trazer aos participantes conhecimentos sobre as raízes da meditação, desde suas origens no Oriente até a sua chegada ao Ocidente, além das diferentes tradições que se construíram ao longo da história. Parte-se da perspectiva que considera a meditação enquanto manifestação cultural e ritualística, presente e intrínseca a todos os povos, e que se traduz em estados de conexão consigo mesmo e com o mundo.

Busca-se apresentar, a partir das vivências e falas, a riqueza dessas práticas através dos povos originários, africanos, asiáticos, orientais e em todas as suas ramificações, tendo como sentido favorecer o reconhecimento, a valorização e o sentimento de pertencimento e interiorização dos participantes quanto à sua ancestralidade, os conduzindo a uma compreensão da contemporaneidade das práticas meditativas nos dias atuais.

Espera-se que a partir desta imersão meditativa o público se sinta acolhido, envolvido e nutrido com a oportunidade de se conhecer e vivenciar práticas meditativas diversas e de diferentes origens. Que possa despertar nos participantes a curiosidade, o interesse e porque não a afinidade por determinada prática, além de se conectar com a natureza que o Sesc Bertioga proporciona e, por fim, que toda essa experiência reflita de forma significativa na qualidade de vida dos participantes e no incentivo à adoção da meditação em suas vidas.

Data do Encontro: Dias 18, 19 e 20/8 de 2023, sexta a domingo. Classificação Indicativa: 16 anos

Valores: Credencial Plena: R$48,00 | Demais Interessados: R$129,00

Inscrições On-line disponibilizadas aqui de 4 a 14 de agosto de 2023.

Evento para o público em geral sem possibilidade de hospedagem na unidade.

Venha meditar e se editar!

Traga seu tapete, se acomode e desfrute da programação!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.