Medo de sobrar, medo de sonhar

02/02/2018

Compartilhe:

O ano de 2018 tem 8760 horas. Um brasileiro que trabalha 8 horas por dia, terá passado 2024 horas no trabalho, o que corresponde aproximadamente a 23% do tempo total do ano. É um tempo importante da vida de cada trabalhador e demonstra a importância do trabalho para as pessoas e a sociedade.

O Brasil tem passado por várias mudanças com relação ao trabalho, como as mudanças na lei trabalhista, o aumento do trabalho informal em 2017 e a taxa atual de desocupação dos jovens, que no primeiro trimestre de 2017 estava em 19,9% para faixa etária de 18 a 24 anos.

Diante dessas questões da maior relevância social relacionadas ao trabalho e as incertezas sobre o primeiro emprego, foi lançado pelo Sesc SP o documentário Medo de sobrar, medo de sonhar, criado pela produtora Infame durante o Seminário Jovens e Trabalho: Dilemas, Invenções e Caminhos, realizado no Sesc Bom Retiro em setembro de 2017.

O filme apresenta relatos de jovens e adultos da periferia de São Paulo, compartilhando sua trajetória de descoberta, aprendizado e entendimento do que é trabalho e suas possibilidades de realização pessoal. Esse documentário compartilha histórias com a perspectiva de que há futuros possíveis e que eles podem ser a realização de sonhos.

O documentário também conta com depoimentos de pesquisadores e especialistas na temática jovens e trabalho, como Regina Novaes, Andrea Assef, Maria Carla Corrochano, Helena Abramo e Daniel Kafuzo, entre outros.

Assista:

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.