Memória, Acervo e Pesquisa: Nossa Cidade

03/08/2022

Compartilhe:

O debate jogou luz sobre o espetáculo “Nossa Cidade”, peça escrita pelo norte americano Thornton Wilder nos anos 1930 e dirigida por Antunes Filho, no CPT, em 2013. A ação contou com a participação de integrantes do processo de montagem, que falaram sobre a concepção dos espetáculos, abordando aspectos da encenação, fomentando a reflexão acerca da pesquisa e a manutenção da memória e do acervo do teatro e do CPT_SESC.


SOBRE O CPT_SESC

O Centro de Pesquisa Teatral Sesc movimenta a cena do teatro brasileiro desde 1982, quando o Grupo Macunaíma, dirigido por Antunes Filho (1929-2019), foi convidado a compor as ações do Sesc São Paulo, na unidade Consolação. Desde então, tornou-se um dos espaços mais icônicos da cidade – formou mais de mil profissionais das artes cênicas entre atores, dramaturgos, cenógrafos e iluminadores e, sob a coordenação de Antunes, criou 46 espetáculos: Macunaíma, Antígona, A Pedra do Reino, Blanche, entre outros.

Antunes deixou no teatro a marca de sua obra: o compromisso com as questões humanas e universais, consonante com os valores do Sesc. Consequentemente, o CPT, desde a partida do diretor em maio de 2019, assumiu um duplo desafio: renovar-se, em diálogo com o seu legado, e reinventar-se, promovendo o trabalho de diversos artistas e pesquisadores do fazer teatral.

Acessando o portal sescsp.org.br/cpt, você acompanha os percursos das artes cênicas, a partir de uma programação pautada por 5 eixos: Formação de atores; Criação e experimentação; Dramaturgia; Cenografia; Memória, acervo e pesquisa.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.