Mequetrefe Sorrateiro

04/03/2022

Compartilhe:

A partir do dia 12 de março, no Sesc Consolação, as crianças (e os adultos também) poderão acompanhar a história de Menina, personagem principal do espetáculo infantil Mequetrefe Sorrateiro, uma criança diante da separação dos seus pais em sua transição da infância para a adolescência.

Por causa de uma grande tristeza sofrida, Menina começa a enxergar em preto e branco, não consegue mais ouvir músicas, além de não enxergar mais as palavras escritas. A relação com o pai músico torna-se um desencontro, já que Menina deixa de ouvir os sons que saem de sua flauta, simbolicamente evidenciando a distância entre os dois. Tudo isso por causa do Mequetrefe Sorrateiro, que rouba todos os sonhos e desejos das crianças. Junto com os outros personagens, como Pai, Mãe e Elias, o poeta do quintal, Menina consegue se livrar do vilão que entristece a todos.

Com muita música, poesia e animações, a história de Menina é contada a partir de suas tristezas e alegrias e as consequências que estas trazem em seu aprendizado e amadurecimento. Em sua trajetória, o contato com outros personagens a ajuda a reencontrar caminhos que pareciam perdidos. Temas como relacionamento, convívio com as diferenças e a autoconfiança são abordados no texto, apontando para o desenvolvimento saudável da criança.

Foto: Priscila Prade

Certo de que a arte é uma das chaves para o melhor convívio entre o indivíduo e a sociedade, o autor e diretor Marcello Airoldi conta que a personagem Menina não é inspirada em ninguém especificamente, mas tem características presentes em toda criança, seja ela menino ou menina:

“A peça fala, entre outras coisas, que a experiência faz a gente amadurecer, crescer. As aventuras vividas por Menina fogem do tempo cronológico e da realidade dos espaços. O quintal de sua casa é um lugar onde tudo pode acontecer, de acordo com sua imaginação. É também o lugar onde o teatro se dá, onde a poesia nasce e o tempo se transforma”, afirma.

Na tentativa de capturar o Mequetrefe Sorrateiro, causador de todos os quiproquós da trama, os personagens fazem contato com suas próprias histórias e percebem o quanto estão ligados uns aos outros, pois apenas sua integração dará conta de resolver os problemas. Elias, o poeta do quintal, mostra que não há receita ou armadilha para dominar o Mequetrefe Sorrateiro, personagem que habita os aspectos sombrios de todos nós e que reaparece de tempos em tempos, mas que ignorá-lo é esconder-se de si mesmo.

Foto: Priscila Prade

Dramaturgia e Texto

O espetáculo tem dramaturgia construída a partir de rimas e canções. Uma das ideias é que as palavras não apenas carreguem seus significados, mas sejam elementos de provocação a novos sentidos. Na peça, as palavras encadeiam poemas, jogos, trazem novos olhares para os mesmos símbolos já conhecidos. As rimas dão musicalidade às frases, embalando um jeito de ouvir a história que foge do convencional, caracterizando uma estética na composição das cenas.

O texto aborda aspectos difíceis da infância. Os desafios que a vida traz – as perdas, a morte, o amadurecimento, o amor, a amizade, o medo – são tratados de forma contundente. A história apresenta a formação de uma família nova e possível na qual os pais não mais moram juntos, mas têm de conviver. A elaboração de um novo jeito de pensar, um novo jeito de ver o mundo, é transmitida pelo ponto de vista da Menina.

A peça, com texto e direção de Marcello Airoldi, fica em cartaz no Teatro Anchieta até 16 de abril, com sessões aos sábados às 11h e uma sessão extra no dia 13 de março, domingo, no mesmo horário.

Foto: Priscila Prade

Ficha Técnica

Texto e direção – Marcello Airoldi
Direção Musical e Composições – Juh Vieira e Willian Guedes
Letras – Marcello Airoldi
Elenco – André Capuano, Carolina Parra, Dani Moreno, Eugênio La Sálvia, Felipe Pan Chacon, Juh Vieira e Maurício Damasceno
Assistente de Direção – Carolina Parra
Cenário – Marcello Airoldi
Cenotécnico – Zé Waldir
Figurinos – Marichilene Artisevskis
Visagismo – Emi Sato Nagano
Músicas Compostas – Juh Vieira e Eugênio La Sálvia
Animações – Marcos Faria
Desenho de Luz – Aline Santini
Operação de Luz – Clara Caramez
Operação de projeção – Rafael Marreiros
Operação de Som – João Candau
Boneco – Juh Vieira
Fotos – Priscila Prade
Conceito Visual e Diagramação – Murilo Lima
Mídia Digital – Mugiu Magenta
Direção de Produção – Priscila Prade
Produção Executiva – Maria Meyer
Assistente de Produção – Maristela Marino e Sergio Longuinho
Produção – Bricabraque Produções e MAPA – Marcello Airoldi Produções Artísticas


Mequetrefe Sorrateiro

De 12 de março a 16 de abril, sábados, às 11h. Sessão extra no domingo, 13 de março, às 11h.
Teatro Anchieta (280 lugares)
60 minutos
Livre

Ingressos

R$ 24 (inteira) l R$ 12 (credencial plena, aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante, servidor de escola pública com comprovante). Gratuidade para crianças até 12 anos.

Ingressos disponíveis para venda no site ou nas bilheterias das unidades do Sesc São Paulo.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.