“Meu Bairro, Minha Língua” no Sesc Vila Mariana

04/05/2023

Compartilhe:

Em 5 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa, data instituída pela UNESCO em 2019, que propõe a redescoberta de nossas raízes, heranças culturais e relações históricas, por intermédio da música, a partir da aproximação de artistas da língua portuguesa. Neste ano, a celebração contará com o projeto “Meu Bairro, Minha Língua — O concerto”, um show inédito realizado na sexta (5/5), em Brasília, na Caixa Cultural, e no sábado (6/5), em São Paulo, no Teatro Antunes Filho, do Sesc Vila Mariana.

Com participações de Vinicius Terra, Anelis Assumpção, Curumin, Dino d’Santiago, Lavoisier, Brisa Flow e Ian Wapichana, o evento contará a história da língua portuguesa misturada às palavras das ruas e periferias urbanas, que ressignificam o idioma, seja no Rio de Janeiro, Lisboa, Luanda ou Maputo. O espetáculo misturará ritmos que atravessaram oceanos e se constituíram nos mais diversos países lusófonos, como boombap, trap, afrobeat, jazz rap e spoken word, em diálogo com fado, samba-canção, marrabenta, morna, funaná, bossa nova, MPB e toques de candomblé. No repertório, além das músicas autorais dos artistas convidados, releituras e citações de relevantes canções desta travessia farão parte da performance.

Os ingressos para a apresentação no Sesc Vila Mariana são gratuitos e estão disponíveis no portal e nas bilheterias da rede Sesc.

“Meu Bairro, Minha Língua” é um desdobramento de uma ação iniciada em 2021, com a criação de uma canção homônima desenvolvida para o acervo do Museu da Língua Portuguesa. A produção contou com as participações de Elza Soares, Linn da Quebrada, Dino D’Santiago, Vinícius Terra, Sara Correia e Lavoisier.

MEU BAIRRO MINHA LÍNGUA – Vinicius Terra, Elza Soares,Linn da Quebrada, Dino d’Santiago,Sara Correia

Nesta edição, o show terá patrocínio do Governo do Estado de São Paulo por meio do ProAC ICMS — Programa de Ação Cultural de São Paulo e da EDP, com apoio da Embaixada de Portugal no Brasil, Instituto Camões em Brasília, Ibermúsicas, TAP e Converse, co-realização do Sesc e produção da REPProdutora e da Revista Philos.

MEU BAIRRO, MINHA LÍNGUA — O concerto
Sábado (6/5), às 20h, no Teatro Antunes Filho – Sesc Vila Mariana
Grátis. Livre.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.