Mobilização social em Cotia (SP) vira exemplo de cooperativismo

19/11/2019

Compartilhe:

Galpão com os resíduos já triados e preparados para a comercialização – Foto: Lúcio Érico

De associação de bairro à cooperativa

Em 1999, um grupo de moradores do bairro Jardim Nova Cotia, em Cotia (SP), se mobilizou para limpar um córrego do rio Cotia, que transbordava quando chovia e trazia consigo garrafas, latas, entulhos, entre outros materiais.

A gente fazia uma limpeza e recolhia com carrinho de feira os materiais”, relata Marly Andrade, presidente da Coopernova Cotia Recicla, sobre o início do trabalho para reciclagem dos resíduos coletados em torno do córrego. Ao longo dos anos, o trabalho foi ampliado para o porta-a-porta e passou a ser utilizado até um furgão. Parcerias e ações educativas também foram realizadas em outros bairros e condomínios.

À medida que o volume de resíduos e de trabalho aumentava, iniciou-se um projeto para a criação de uma cooperativa de triagem de materiais recicláveis, que recebeu apoio público e privado para a construção de um galpão para a organização e ampliação do trabalho dos cooperados.

Em 31 de janeiro de 2008, foi criada a Coopernova Cotia Recicla que, atualmente, realiza a triagem de aproximadamente 200 toneladas de materiais recicláveis por mês e conta com mais de 40 cooperados e cooperadas.

Instigar mudanças, mesmo que pareçam pequenas, é um ótimo ponto de partida. Na cidade de Cotia, a história da Coopernova mostra que ideias podem se tornar ações para o presente e para o futuro.

Para saber mais sobre esta história transformadora, veja o vídeo abaixo:

**

Sesc SP possui um programa de minimização e destinação responsável de resíduos, gerados nas atividades da instituição. Fazem parte desse programa também atividades educativas e parcerias com cooperativas e instituições. Para conhecer mais sobre tudo isso clique no botão abaixo.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.