Modos de acessar: Sesc Avenida Paulista promove oficinas com foco no público autista jovem e adulto

26/10/2022

Compartilhe:

Anualmente, o projeto “Modos de Acessar” mobiliza as unidades do Sesc SP em torno de ações formativas e de conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência – em suas diversas formas – promovendo diálogos sobre a educação para a acessibilidade.

Este ano, o Sesc Avenida Paulista, em parceria com o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), oferece os cursos “Inclusão Sonora”, de 9 de novembro a 14 de dezembro e “Ateliê Inclusivo”, de 11 de novembro a 16 de dezembro. Com o foco em atender o público autista jovem e adulto, os cursos propõem o desenvolvimento da criatividade, individual e coletiva, por meio de diferentes técnicas artísticas, e estimulam habilidades de comunicação social entre adultos com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Confira a programação:


Inclusão Sonora
De 9/11 a 14/12, quartas, das 14h30 às 16h30
Tecnologias e Artes (4º andar)
Vagas limitadas. Inscrições encerradas.


Ateliê Inclusivo
De 11/11 a 16/12, sextas, das 10h30 às 12h
Tecnologias e Artes (4º andar)
Vagas limitadas. Inscrições encerradas.


Sobre o TEAMM – Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Unifesp)

Fundado em 2007, o TEAMM é um Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (TEA) ligado ao Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Em 2021, o TEAMM iniciou o Projeto Ciclos, que se constituiu inicialmente em sete grupos de trabalho online semanais compostos por profissionais da área da saúde, autistas adultos e familiares, que discutiram por 8 meses temas relevantes, demandas e ações para os autistas na vida adulta como moradia, convivência social, relacionamentos, vida ocupacional, transição para vida adulta, tratamento e estigma.

As oficinas culturais gratuitas são um dos produtos concretos do subgrupo Convivência Social, que tem como objetivo principal a promoção de maior convívio social e desenvolvimento de habilidades comunicativas, sociais e artísticas para pessoas autistas na vida adulta.

“Eu estou imensamente feliz em poder realizar o Ateliê Inclusivo no Sesc. Acredito que a arte, além de ajudar no desenvolvimento de habilidades motoras e sociais, abre novas perspectivas de como a pessoa com autismo se vê e como essa pessoa passa a ser vista na sua comunidade. E esse novo olhar tem o poder de transformar profundamente a vida dessas pessoas.“ (Flávia Pacheco)”

“Oportunizar criação, realização, interação e convivência, por meio da música e seus elementos” (Adriana Godoy)

“Eu como coordenadora geral do Projeto Ciclos e do TEAMM estou muito orgulhosa e honrada com essa parceria pois ela é realização de um passo a mais nesse sonho tão árduo de maior inclusão social das pessoas com autismo na nossa sociedade.” (Daniela Bordini)

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.