Mostra Refúgios Culturais no Sesc Vila Mariana

05/03/2024

Compartilhe:

Em 16 e 17 de março de 2024, sábado e domingo, das 12h às 18h, acontece no Sesc Vila Mariana a Mostra Refúgios Culturais. O evento tem atrações gratuitas e promove diálogo entre culturas, para dar visibilidade a produções culturais de pessoas em situação de refúgio. Haverá uma feira com demonstrações e vendas de produtos, além de bate-papo, oficina e programações artísticas. Conheça mais detalhes a seguir e programe-se para não perder!

Mostra Refúgios (feira) 
Sábado (16/3) e domingo (17/3), das 12h às 18h
Praça de Eventos
Durante os dois dias, participarão da mostra pessoas em situação de refúgio oriundas de países como Síria, Senegal, Guiana Francesa, Irã, Peru, Paquistão, Congo, Togo, Colômbia, Sudão do Norte, Angola e Venezuela, Guiné-Bissau e Tunísia. A mostra contará com venda de produtos, como bonecas africanas, roupa e tecidos senegaleses, henna árabe, perfumes sírios, doces e salgados sírios, arepas venezuelanas, além de degustação do suco chicha morada, entre outros. Além do espaço para os expositores, haverá atividades gratuitas, entre as quais, apresentações musicais, bate-papo, aula de dança persa, demonstração de turbantes e oficina de escrita árabe.

Demonstração e bate-papo: Turbantes tradicionais do Congo
Sábado (16/3), das 14h às 15h
Praça de Eventos
A congolesa Sylvie Mutiene Ngkang demonstrará as técnicas de produção e amarração de turbantes tradicionais do Congo. Sylvie é advogada e enfrentou 40 dias em um navio vindo de sua terra natal para se refugiar no Brasil.

Apresentação: Dança Persa
Sábado (16/3), das 15h às 16h
Praça de Eventos
Navid Manafi Rasi fará uma demonstração de Dança Persa. Navid é mestre em planejamento estratégico para o setor de Turismo pela University Central Tehran Branch e vive no Brasil refugiado do Irã, seu país de origem. 

Apresentação: Coral Coração Jolie
Sábado (16/3), das 18h às 19h
Praça de Eventos
O coral Coração Jolie é formado por crianças em situação de refúgio de sete países, sendo eles, Angola, República Democrática do Congo, Sudão, Líbia, Síria, Palestina e Venezuela. Em sua apresentação, cantam sucessos da música brasileira colocando o refúgio em perspectiva. Formado em 2013 por iniciativa da Organização Não Governamental IKMR – I Know My Rights com apoio da ACNUR/ONU.

Oficina: Escrita árabe
Domingo (17/3), das 13h às 14h. Entrega de senhas com 30 minutos de antecedência da atividade.
Praça de Eventos
A oficina de escrita árabe propõe um primeiro contato do público com este antigo alfabeto. Mohamad Alsaheb é professor de língua árabe, de origem síria e vive no Brasil, devido à situação de guerra em seu país.

Bate-papo: Trajetória de vida imigrante LGBTQIAPN+
Domingo (17/3), das 15h às 16h
Praça de Eventos
O bate-papo discorrerá sobre questões de gênero e diversidade cultural, com três convidades: Rocio Del Pilar Bravo Shuña, psicóloga andina e atuante na Rede Milbi+; Matheus Jade Esseyah, refugiado tunisiano e vencedor do primeiro Mister Trans Internacional e, na mediação, Jackson Magalhães, doutorando em antropologia e atuante no Núcleo Socioeducativo do Sesc SP.

Apresentação: Os escolhidos
Domingo (17/3), das 17h às 18h
Praça de Eventos
Composto por jovens imigrantes congoleses, e angolanas o grupo se uniu para celebrar um pouco da música africana, cantando à capela e valorizando as línguas pátrias: Lingala, Kikongo, Tshiluba e Suaíli.  Repertório, diferentes gêneros musicais de seu país de origem, como Rumba Congolesa, Acapela e Zouk, em línguas africanas. 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.