Museu do Ipiranga em Festa celebra um ano de reabertura do Museu com atividades gratuitas 

26/08/2023

Compartilhe:

Feriado da Independência marca o 1º ano de reabertura da instituição, com visitação e atividades organizadas em parceria com o Sesc Ipiranga

No próximo 7 de setembro, acontece a nova edição do Museu do Ipiranga em Festa, ação realizada pela USP e o Sesc SP desde 2017 com o intuito de dar visibilidade ao Museu do Ipiranga para que o Edifício-Monumento fosse restaurado e reinaugurado no bicentenário da independência.

A edição deste ano é diferente, pois é a primeira que celebra o museu aberto, restaurado, acessível e disposto a estabelecer diálogos com múltiplas narrativas. Desta vez o público poderá realizar uma visitação gratuita pelas exposições Uma História do Brasil, Para Entender o Museu e Passados Imaginados. A visitação em percurso promove reflexões sobre a história nacional e oferece, no salão nobre, uma mediação do quadro de Pedro Américo, Independência ou Morte!. As visitas contam ainda com recursos de audiodescrição, mediante empréstimo de audioguias e de legendas para a comunidade surda. No dia 7 de setembro, a visitação ao Museu será gratuita, das 9h às 17h e sem retirada de ingressos. A entrada será conduzida por ordem de chegada, organizada em fila e de acordo com a capacidade de espaço.

Na área externa, às 10h, o CORALUSP se apresenta na escadaria esplanada, abrindo as atividades que serão oferecidas nos terraços laterais do Jardim Francês, com jogos e vivências com material de mediação desenvolvido pela equipe do núcleo educativo do Museu. Além disso, em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo, estão programados roteiros de visitação dentro do parque da Independência. As atividades e dispõem de intérpretes de Libras e audiodescrição.

Coral USP

Ainda nos terraços laterais, ocorrem 8 oficinas, que passam por desenho, roda de bordado, bonecas de papel, criação de monstros e autômatos de madeira, além de contações de histórias afro-indígenas. Os visitantes também vão poder experimentar malabarismos com claves, bolinhas e bambolês.

Às 16h, para encerrar o Museu do Ipiranga em Festa, uma intervenção dos Pankararu de Real Parque, povo originário de Pernambuco mas que residem em São Paulo, apresenta aos visitantes o Toré, dança ritualística em retribuição aos encantados, entidades que protegem o grupo.

Toré – Pankararu

Consulte a programação completa do Museu do Ipiranga em Festa aqui e também no site do Museu do Ipiranga

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.