Mutações: “dar forma à impermanência”

30/06/2023

Compartilhe:

Espetáculo inédito estreia no dia 7 de julho e marca retorno de Luis Melo ao Teatro Anchieta após duas décadas

Mutações é um espetáculo inédito concebido livremente a partir das simbologias do “I Ching”, texto clássico chinês. A estrutura de jogo, com alternância de polaridades, norteou a criação do diretor artístico André Guerreiro Lopes. A estreia nacional, em 7 de julho, sexta-feira, será no Teatro Anchieta, com Luis Melo, Andréia Nhur e Alex Bartelli no elenco.

Suas personagens estão em constante transformação. Mesmo em situações que aparentam imobilidade, a transitoriedade sobressai. O diretor, que tem como marca a interação do teatro físico, com o cinema e as artes visuais, buscou “dar forma à impermanência” durante a etapa de pesquisa do projeto. O vento, elemento que se esvai e movimenta tudo o que toca, é usado em cena como recurso primordial. 

“O conceito central é o da mudança, o que instantaneamente estabelece um paradoxo. Se absolutamente tudo está em constante transformação, há algo que nunca muda, algo completamente imutável: a própria lei universal da mutação. É o fluxo dinâmico das nossas vidas, é o fluxo reinventado no palco”. 

André Guerreiro Lopes

A estrutura narrativa foi baseada em princípios taoístas, que recorrem ao uso de parábolas e poemas a fim de refletir sobre a condição humana. A filosofia do I Ching, que se origina na observação profunda da natureza e do homem, é a fonte principal do pensamento por trás da concepção teatral, envolvendo o jogo dos atores, o uso do espaço, a dramaturgia e a iluminação. 

A volta de Luis Melo ao Teatro Anchieta

Multiartistas de diversos coletivos se uniram para formar Mutações. Entre eles, Luis Melo, cuja trajetória marca a história do Sesc SP, em especial a do Centro de Pesquisa Teatral. Após 21 anos, o celebrado ator volta ao palco do Teatro Anchieta. Para ele, este é um retorno para o lugar que foi sua “casa” por dez anos.

“Eu não consigo ver o Teatro Anchieta separado do Sesc Consolação, do CPT no 7º andar, de toda essa estrutura que gira em torno do Sesc com espaços expositivos, tudo faz parte de uma memória afetiva, de momentos muito felizes, muito intensos. E retornar agora com “Mutações”, especialmente por estar se tratando de um tema que era basicamente a nossa cartilha dentro do CPT, a filosofia oriental, eu tenho certeza que vai ser proporcionar excelentes recordações.”

Luis Melo

Luis Melo na peça “Gilgamesh”, de Antunes Filho, encenada em 1995. (Foto: Acervo)

O ator em “Vereda da Salvação” (1993), montagem de Antunes Filho com base no texto de Jorge de Andrade. (Foto: J.C. Serroni)

Luis Melo para o espetáculo inédito “Mutações” (Foto: Ale Catan)


MUTAÇÕES 
Estreia nacional: 7 de julho de 2023, sexta-feira, às 20h. 
Temporada de 7 de julho a 20 de agosto de 2023 
Sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 18h. 
Local: Teatro Anchieta – Sesc Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo). 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.