Não caia em fake news sobre o Sesc 

27/01/2023

Compartilhe:

Periodicamente surgem notícias falsas envolvendo o nome do Sesc SP na internet. Você sabe como identificá-las e se proteger de postagens enganosas? Confira algumas dicas: 

  • É importante sempre checar as informações nos canais oficiais do Sesc São Paulo: o portal sescsp.org.br, e os perfis @sescsp no Instagram, Facebook e Twitter.  
  • Desconfie de prints, montagens e vídeos inflamados  
  • Toda a programação e serviços do Sesc SP podem ser consultados no portal sescsp.org.br 
  • O Sesc SP não está no Whatsapp nem no Telegram. Desconfie de qualquer comunicação em nome do Sesc via mensagem nesses aplicativos.  
  • Os processos seletivos para trabalhar no Sesc são publicados em sescsp.org.br/oportunidadesdetrabalho 
  • O canal oficial para falar com o Sesc é o sescsp.org.br/faleconosco 

Um estudo de caso 

Como um curso sobre cinema virou “doutrinação gay para crianças” em um vídeo na internet? 

Em 2021, o Cinesesc anunciou um curso intitulado “A infância LGBTQIA+ no Cinema” que abordaria como o cinema tem retratado o tema em diferentes filmes. O curso seria teórico e destinado a maiores de 16 anos.   

Na época, começou a circular um vídeo que enganosamente afirmava que o curso teria como objetivo “doutrinar crianças a saírem do armário”.  

O conteúdo falso do vídeo era embasado em uma leitura distorcida da descrição do curso. Ele embaralhava termos distantes no texto, apelava à leitura rápida e emocional, levando a conclusões equivocadas.  

O vídeo enganoso, datado de 2021, voltou a circular nas redes em diversos momentos. Você já se deparou com ele? Se sim, nos ajude a denunciá-lo e avise a família e amigos de que se trata de conteúdo falso!  
 

Você quer aprender a se proteger contra essas e outras fake news? 

“Vivemos cercados de informações e, às vezes, mesmo quando acreditamos usar a lógica, cometemos erros de interpretação”, diz o psicólogo Leonardo Martins.  

Ele apresenta o curso Pensando Bem: Lógica, Razão e Fake News, que dá dicas para identificar conteúdos enganosos e desenvolver o pensamento lógico. O curso on-line e gratuito está disponível na plataforma EAD Sesc Digital. Saiba mais e inscreva-se aqui

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.